Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Standalone + ETH W5100  (Read 971 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá Pessoal,

Comprei recentemente algumas placas ethernet com chipset w5100 (http://www.ebay.com/itm/W5100-Ethernet-Module-Arduino-Compatible-/140575884967?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item20baf9c6a7) funcionam muito bem, e fáceis de utilizar; estou montando alguns dispositivos remotos, e lógico, quero comunicação entre eles.

Testei todas as placas diretamente no meu Arduino UNO R3, funcionou muito bem, e a aplicação escrevi da mesma forma, tudo OK... bibliotecas client e server... sem problemas.

Montei então um Arduino Standalone, seguindo todas as especificações, testei e funcionou muito bem. Montei também uma pequena fonte de alimentação usando reguladores de tensão LM7805 (5v) e LM317(ajustável 3.3v) - externa).

Adaptei então este Standalone para receber a placa ETH. Fiz as devidas ligações entre as portas MISO/MOSI/CLOCK/SS para as portas 13/12/11/10 do UNO. Alimentei a placa eth com 3.3v usando a "fonte". Bati continuidade, e tensão de todos os elementos, tudo OK.

Entretanto ao conectar a Placa ETH ao dispositivo Standalone, a tensão de alimentação desta imediatamente baixa a ~0.80/0.70v... e lógico, ela não funciona. Removendo o dispositivo, volta ao normal... 3.3v.

O problema aparenta curto, mas como disse, bati continuidade várias vezes...

Alguém tem idéia dos possiveis problemas ???

Muito Obrigado pessoal.

Att.

Marcelo

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

Entretanto ao conectar a Placa ETH ao dispositivo Standalone, a tensão de alimentação desta imediatamente baixa a ~0.80/0.70v... e lógico, ela não funciona. Removendo o dispositivo, volta ao normal... 3.3v.

Ou é por ter pouca corrente disponivel e o dispositivo exige mais do que a que tens ou entao defacto tens um curto para a frente.Ja mediste com o multimetro em resistencia ou com o teste dos diodos nos pinos de alimentaçao do dispositivo que ligas nessa alimentaçao de 3.3V?
Com que valor de alimentaçao estas a colocar na entrada do LM317?

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Newbie
*
View Profile

Olá Hugo,

Pouca corrente eu acho pouco provável, pois é a mesma fonte que uso no meu UNO, com uma grande quantidade de recursos/sensores conectados.

Já... já medi.

A alimentação de entrada no LM317 é 9V (500mA).

O que acontece é que usei capacitores eletrolíticos na entrada e na saída do LM317... vou remover e testar... usar só os resistores.

Estou aberto a discussões...

Obrigado.

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

Entao e se em vez do dispositivo la ligares uma carga tipo uma resistencia de 10 Ohms? Os 3.3V manteem-se?
O valor da resitencia é baixo para assim confirmares se a fonte consegue debitar cerca de 300 mA ( 3.3V/10 Ohms = 0.33mA)
Faz o teste rapido se a resistencia for pequena pois vai aquecer rapido!!
Claro que exixtem outros metodos , este pode até ser perigoso mas e rapido de despistar

A alimentação de entrada no LM317 é 9V (500mA).

500 mA pode ser pouco
Porque nao teres a certeza de quantos mA necessitas?
Ligas o modulo nos 3.3V do arduino com um amperimetro em serie e descobres o consumo dele
« Last Edit: January 12, 2013, 05:48:29 pm by HugoPT » Logged

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Pela net falam em consumos de 150 a 200 mA.

Adaptei então este Standalone para receber a placa ETH. Fiz as devidas ligações entre as portas MISO/MOSI/CLOCK/SS para as portas 13/12/11/10 do UNO. Alimentei a placa eth com 3.3v usando a "fonte". Bati continuidade, e tensão de todos os elementos, tudo OK.

Eu não entendi a que te referes quando ligaste os pinos do standalone à placa do UNO e depois colocaste o dispositivo Ethernet. Porque é que o UNO e o dispositivo ethernet ficam ligados ao standalone?
Se for esse o caso, o SS pode entrar em curto por o UNO estar high e o standalone em low... :\

Ou eu entendi mal e tu só ligaste o standalone ao módulo ethernet?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

Bubulindo...

Usei o UNO apenas para testar as placas ETH W5100, bater pinagem, testar o programa, etc...

Montei um standalone em separado... nada conectado ao UNO.

Está o standalone e o ETH (somente).

Quando ao pino SS - SLAVE (HIGH/LOW)... posso desprezar ele da conexão ?

Obrigado.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Não... se bem me lembro, esse é o pino que activa o W5100.

No entanto, meteres a alimentacão e ires ligando pino a pino pode indicar-te onde está o problema.

Voltaste a experimentar o módulo ethernet com o Uno? Pode um dos componentes estar queimado e provocar o que tu vês.
O mesmo acerca do standalone. Experimenta mandar para lá um programa que activa e desactiva os pinos para poderes ver se estão todos, principalmente os uqe usas na comunicacão SPI, bem.

Que programa tens no Standalone?

Como estás a alimentar ambos? Tens de meter 3.3V para o W5100, mas também estás a usar 3.3 no standalone? Se não, como estás a fazer o interface entre os pinos de ambos?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Pages: [1]   Go Up
Jump to: