Pages: [1] 2   Go Down
Author Topic: Duvida para ler uma trama  (Read 1973 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Jr. Member
**
3ª Idade ... in the house
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Boas pessoal,

Estou aqui com umas duvidas para ler uma trama vinda de um modulo E/S em que eu lhe envio uma trame como uma ordem

para activar as saídas e ele envia-me logo de seguida uma trama com o valor das entradas ... o problema é que não

apanho nada dele ...

a trama tem 18 bytes e começa sempre pelos 2 seguintes bytes  0xBB ,  0xCC , xx xx xx xx xx xx xx xx xx  xx xx xx

xx xx xx xx

Com outro código consigo ler de vez em quando ... ou melhor em 30 e tais  tramas enviadas apanho 1, mas com este

código 0 que estou a fazer mal ?

Code:
void rx_trame ()                
{

byte controle_checksum = 0;
 byte byte_recebido = 0xFF;
 byte index = 0;

// Serial.println("\n\r Debug -> ENTROU rx_trame() \n\r");  //debug

while (Serial.available() > 0)
    {        
 //-------------------------------------------------------------------                          
       byte_recebido = Serial.read();

if ( byte_recebido == 0xBB )
        {
          tableau_rx_trame[0]== byte_recebido;
          Serial.println("\n\r Debug -> fdx \n\r");  //debug

//----------------------------------------------------------------------        

for (index=1; index<18; index++)                              
                {    
                 tableau_rx_trame[index] = Serial.read(); // save
                }

if (tableau_rx_trame[0]==0xBB && tableau_rx_trame[1]==0xCC)
                       {
                         trame_OK = true;
                         Serial.println("\n\r Debug -> 2  \n\r");  //debug                      
                       }
                         else
                          {
                           trame_OK = false;
                           Serial.flush();                          
                          }                                      
        }

}

}
« Last Edit: February 09, 2013, 11:23:49 am by tretas » Logged

Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino UNO Rev3
Raspberry PI Model B
EasyPIC v4

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Estás a usar que IDE?

Esse código já foi testado nessa mesma IDE? O motivo pelo qual estou a dizer isto é a instrução flush que há tempos mudou de significado. Isso está até numa thread do fórum bem recente.
Investiga isso. smiley-wink

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

a trama tem 18 bytes e começa sempre pelos 2 seguintes bytes  0xBB ,  0xCC , xx xx xx xx xx xx xx xx xx  xx xx xx

xx xx xx xx
Como é que estas a garantir que recebes o startByte 0xBB e depois o 0xCC??
Outra coisa como é que a funçao void rx_trame () é chamada na tua loop?
while (Serial.available() > 0)
    {       
 //-------------------------------------------------------------------                           
       byte_recebido = Serial.read();

if ( byte_recebido == 0x5A )
        {
          tableau_rx_trame[0]== byte_recebido;
          Serial.println("\n\r Debug -> fdx \n\r");  //debug

for (index=1; index<18; index++)                             
                {     
                 tableau_rx_trame[index] = Serial.read(); // save
                }

Como garantes que recebeste todos os bytes  para correres esse ciclo for?

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Jr. Member
**
View Profile

Boas pessoal,

Continuo com este problema por resolver, alguém me pode dar uma forma de ler eficaz, e esquecer todo o meu código que eu meti para aqui...

o objectivo e ler uma trama vindo de uma carta de E/S externa que responde a cada comando (trama) que eu envio com o arduino.

Cpts

Zé tretas

Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino UNO Rev3
Raspberry PI Model B
EasyPIC v4

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Code:
#define RX_FRAME_SIZE    18

unsigned char receive(char * str){
unsigned char temp=0;

if (Serial.available()> RX_FRAME_SIZE) {//temos bytes suficientes...
   while(Serial.read() != 0xBB); //encontrar o inicio da trama.
     if (Serial.read() != 0xCC) {
         return 0;
     } else { //inicio da trama
        for (temp = 0; temp<RX_FRAME_SIZE-2; temp++) {
            str[temp] = Serial.read();
        }
}

Algo assim?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Jr. Member
**
View Profile

Boas,

Estou a ver a tua função e a coisas que não percebo smiley-sad pois não sei usar ponteiros muitos menos em arrays.

Ja agora como é que a posso chamar através da função loop ?

Cpts

Zé tretas

Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino UNO Rev3
Raspberry PI Model B
EasyPIC v4

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Code:

void loop(){
   char trama[18];

if ( 0 == receive(trama)) {
      Serial.print("ERRO");
   }else{
      //o teu programa.

}
}

#define RX_FRAME_SIZE    18

unsigned char receive(char * str){
unsigned char temp=0;

if (Serial.available()> RX_FRAME_SIZE) {//temos bytes suficientes...
     if (Serial.read() != 0xCC) {
         return 0;
     } else { //inicio da trama
        for (temp = 0; temp<RX_FRAME_SIZE-2; temp++) {
            str[temp] = Serial.read();
        }
return temp; //faltou-me isto.
}

Jr. Member
**
View Profile

Boas estou a testar o teu codigo e estou com problemas

Code:

penso que seja nesta linha pois deve demorar muito tempo e se não enviar todos 1seg uma trama a carta de E/S ele reseta

Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino UNO Rev3
Raspberry PI Model B
EasyPIC v4

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

O meu código não envia nada... apenas recebe.

Se tu envias e ele responde, os dados ficam no buffer e depois esse código deve encontrar os dados uqe pretendes.

Já meteste um serial.print para veres se recebes realmente alguma coisa após enviares o comando?

Portugal
Edison Member
*
View Profile

Do que percebi tu entao envias lhe uma trama de 18 Bytes e depois ele devolve -te outros 18 bytes correcto.
Se assim é tens de criar uma funçao para enviar os 18 bytes e outra para receber os 18 bytes.
Para enviares podes usar assim:
Code:
unsigned char txBuffer[17];//Variavel com todos os elementos que queres enviar
txBuffer[0] = 0xbb;//Pelo que entendi este e sempre o startByte
txBuffer[1] = 0xcc;//Segundo byte
//... carregas os restantes com o que queres

depois para enviares no programa passas o vector para o procedimento e o numero de bytes que contem

sendBytes(txBuffer,17);
o procedimento é este:

void sendBytes(unsigned char * bufferToSend , uint8_t lenght)// Isto recebe um vector de char que conteem a informaçao que queres enviar
{
for(uint8_t i = 0; i<= lengh; i++)
    {
    Serial.write(bufferToSend[i]);
    }
}
Se declarares a variavel txBuffer como global podes fugir ao uso dos ponteiros se nao te sentires a vontade com eles, no entanto é bom estudares ponteiros.

Para receberes do modulo tens de ficar a espera do startByte 0xbb e quando o receberes entao carregas tudo o que tens no buffer para um outro vector rxBuffer.

Code:
void receivedData()
{
unsigned char temp = 0;

if(Serial.available > 0){
    temp = Serial.read();
    if (temp == 0xbb)//Comprova que recebeste o startByte e estas pronto para receber os restantes 17 bytes, o que tens de esperar que eles entrem no buffer da Serial Port
        {
        while(Serial.available() <16);//Espera pelos 17 bytes restantes, nao sai desta linha ate que eles entrem
        for(uint8_t i = 0; i<= 16; i++)rxBuffer[i] = Serial.read();//Carrega os bytes para cada posiçao no vector
        }

}

}
Nao testei o codigo mas a teoria será algo assim +-
« Last Edit: February 09, 2013, 05:20:23 pm by HugoPT » Logged

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Jr. Member
**
View Profile

Boas,

penso que percebi em parte de onde vem o problema

Code:
if (temp == 0xbb)//Comprova que recebeste o startByte e estas pronto para receber os restantes 17 bytes, o que tens de esperar que eles entrem no buffer da Serial Port

para que o teste seja verdadeiro tenho que meter 0xBB em decimal
Code:
if (temp == 187)//Comprova que recebeste o startByte e estas pronto para receber os restantes 17 bytes, o que tens de esperar que eles entrem no buffer da Serial Port

Agora a pergunta é como é que posso ler os dados em hex directamente da porta COM com o Serial.read()

Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino UNO Rev3
Raspberry PI Model B
EasyPIC v4

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

isso não importa... para o arduino os dados serão sempre binários. Hex, ou decimal ou octal ou binario é como te dá mais jeito a ti ver.

queres explicar o que é a carta de entrada\saida que estás a usar para ver se conseguimos ajudar mais?

Isto:

Code:
if (temp == 0xbb)//

é igual a isto:

Code:
if (temp == 187)//
« Last Edit: February 10, 2013, 12:37:49 pm by bubulindo » Logged

Jr. Member
**
View Profile

Boas,

isso não importa... para o arduino os dados serão sempre binários. Hex, ou decimal ou octal ou binario é como te dá mais jeito a ti ver.

queres explicar o que é a carta de entrada\saida que estás a usar para ver se conseguimos ajudar mais?

Isto:

Code:
if (temp == 0xbb)//

é igual a isto:

Code:
if (temp == 187)//

o problema é que

Code:
if (temp == 187)//Comprova que recebeste o startByte e estas pronto para receber os restantes 17 bytes, o que tens de esperar que eles entrem no buffer da Serial Port
        {
          rx_trama[0]=187 ;
          Serial.print("DEBUG - entrou\n\r ");  

while(Serial.available() <16);//Espera pelos 17 bytes restantes, nao sai desta linha ate que eles entrem

for(uint8_t i = 1; i<= 17; i++)
             {
              rx_trama[i] = Serial.read();//Carrega os bytes para cada posiçao no vector
              Serial.print (" DEBUG - rx_trama");
              Serial.print (rx_trama[i]);
             }
        }

Se não meter  if (temp == 187) na vez de  if (temp == 0xBB) nunca obtenho o print "debug - entrou" ... logo tem que haver algo ... será porque a tabela rx_trama estar declarada como char ?

PS : E carta E/S funciona bem pois com ligo direcetamente a uma porta COM do pc e recebo a trama como deve ser

Cpts

ZÉ tretas
« Last Edit: February 11, 2013, 01:17:13 pm by tretas » Logged

Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino UNO Rev3
Raspberry PI Model B
EasyPIC v4

Portugal
Edison Member
*
View Profile

Code:
char a = 65; //Teste a variavel a

void setup()
{                
Serial.begin(9600);  
}
void loop()
{
if(a == 'a')Serial.println("Variavel a e igual ao carater a"); //este If nao e corrido por ser falso por estar a comparar o valor de a (65) ao CARACTER e nao ao seu valor
if(a == 65)Serial.println("Variavel a e igual a 65"); //este IF é corrido por ser verdadeiro
if(a == 0x41)Serial.println("Variavel a e igual a 0x41");//este IF tambem é corrido por ser verdadeiro
delay(2000);
}
Porque nao tentas carregar os 18 bytes para um array apenas uma vez e depois olhares para ver o que la tens dentro de cada elemento.
Depois para veres o que esta dentro de cada elemento usas
Code:
Serial.print(rxBuffer[n_elemento],HEX);
Desta forma ira ser imprimido na porta serie nao em caracteres mas em codigo hexadecimal para teres a certeza com o que estas a lidar
« Last Edit: February 11, 2013, 06:21:25 pm by HugoPT » Logged

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Jr. Member
**
View Profile

Boas,

Code:

byte tabela_rx_trama[18] = {0x00, 0x00, 0x00, 0x00, 0x00, 0x00, 0x00, 0x00, 0x00, 0x00, 0x00, 0x00, 0x00, 0x00, 0x00, 0x00, 0x00, 0x00};

byte rx_trama (byte *trama)
{
byte cpt = 0;

if (Serial.available() > 17 )
       {

for (cpt = 0; cpt < 18; cpt ++ )
             {
               trama[cpt] = Serial.read();
             }

trame_OK = true;
          return 1;
       }

}
}

Com a vossa ajuda este código esta a funcionar ... penso que o erro era estar a usar uma array de char ... na vez de uma de bytes

Cpts

Zé tretas
« Last Edit: February 12, 2013, 02:09:29 pm by tretas » Logged

Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino UNO Rev3
Raspberry PI Model B
EasyPIC v4

Pages: [1] 2   Go Up
Jump to: