Go Down

Topic: Automação Residencial (Read 3065 times) previous topic - next topic

ctrigo87

Ola pessoal,

Estou desenvolvendo um sistema para automatizar a minha casa, devido a algumas dificuldades quero que o sistema seja sem fio, a comunicação da central (Arduino) com os dispositivos (lampadas e tomadas). Porém tenho algumas duvidas com relação com o tipo de comunicação sem fio que devo usar.
Quais são os prós e contras de usar RF, Bluetooth e Xbee?

bubulindo

Define "com os dispositivos (lampadas e tomadas)". Para mim uma lâmpada ou tomada não têm radio-frequência. E se tiverem, certamente que existe uma maneira específica de comunicares com eles, logo perguntar aqui qual a melhor maneira é escusado.

Um contra muito importante é o facto que todos os dispositivos precisam de alimentação... e para funcionarem a 230V, vais precisar de meter uma fonte de alimentação... que vai elevar o custo e complexidade do sistema.

Depois para decidir qual o melhor, creio que tens de dizer o tamanho da casa (para ver se o Bluetooth serve) e orçamento disponível (as XBee e bluetooth não são baratos).

A minha opinião pessoal (de quem já pensou em algo assim) é que não vale a pena meter rádio para fazer isto. Existem soluções no mercado a preços acessíveis (mais ou menos o preço do material que vais precisar) que fazem isso e necessitam apenas do interface (que pode ou não ser um arduino) de alto nível.
Procura por dispositivos X10 que usam a corrente eléctrica para ligar/desligar lâmpadas e tomadas.
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Kotch

Procura por dispositivos X10 que usam a corrente eléctrica para ligar/desligar lâmpadas e tomadas.

Muito bem Bubulindo, mais um partidário do X10!
8)
????????????????????

bubulindo

Não é ser partidário... é a solucão óbvia para quem quer automatizar algumas coisas dentro de casa.

Na minha opinião, o motivo pelo qual os entusiastas do Arduino acham que os módulos são caros é por verem que um Arduino (clone) custa cerca de um terco dum módulo X10 e julgarem que adaptar o Arduino para a funcão do módulo X10 se faz por outro terco do preco. Se é possível, sim... mas não é testado para os níveis de qualidade dos módulos X10 e teria de ser feito em quantidades bem maiores do que alguém usaria numa casa para justificar o preco. E mesmo assim ainda teria de adaptar a instalacão da casa já que não conseguiria meter os módulos dentro de caixas de derivacão normais.

O X10 resolve isso tudo e ainda permite a ligacão com um módulo central de controlo de toda a rede. Tenho um amigo meu com uma casa automatizada com X10 que tem um computador com uma folha Excel e um software freeware a gerir a activacão dos módulos.

Eu próprio estou a pensar fazer algo semelhante (provavelmente com um Arduino) para automatizar certas tomadas da casa (a tomada com a televisão e carregadores, por exemplo) e luzes... Eventualmente aquecimento... mas ainda tenho de esperar um pouco por isso.
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Kotch

Não é ser partidário... é a solucão óbvia para quem quer automatizar algumas coisas dentro de casa.

Na minha opinião, o motivo pelo qual os entusiastas do Arduino acham que os módulos são caros é por verem que um Arduino (clone) custa cerca de um terco dum módulo X10 e julgarem que adaptar o Arduino para a funcão do módulo X10 se faz por outro terco do preco. Se é possível, sim... mas não é testado para os níveis de qualidade dos módulos X10 e teria de ser feito em quantidades bem maiores do que alguém usaria numa casa para justificar o preco. E mesmo assim ainda teria de adaptar a instalacão da casa já que não conseguiria meter os módulos dentro de caixas de derivacão normais.

O X10 resolve isso tudo e ainda permite a ligacão com um módulo central de controlo de toda a rede. Tenho um amigo meu com uma casa automatizada com X10 que tem um computador com uma folha Excel e um software freeware a gerir a activacão dos módulos.

Eu próprio estou a pensar fazer algo semelhante (provavelmente com um Arduino) para automatizar certas tomadas da casa (a tomada com a televisão e carregadores, por exemplo) e luzes... Eventualmente aquecimento... mas ainda tenho de esperar um pouco por isso.

É isto, tambem tenho a iluminação e algumas tomadas com x10, funcionam muito bem!
O maior problema é o custo dos módulos, ainda !

????????????????????

Mortis

É isto, tambem tenho a iluminação e algumas tomadas com x10, funcionam muito bem!
O maior problema é o custo dos módulos, ainda !

Fala ai, Kotch.

Quais módulos x10 você usa? Tenho lido alguns tópicos e começo a ficar interessado em brincar com isso ^^

Valeu!

bubulindo

Nada como colocar isso em perspectiva...

O exemplo da televisão... mede a corrente que lá passa. Faz um cálculo de sapateiro para a potência que ela queima sem estar a ser usada, multiplica por 8 (noite) ou pelas horas que a TV está sem ser usada com o piloto ligado... multiplica pelo custo do teu kWh. Quantas horas precisas para amortizar esse módulo?

Se bem que o exemplo ideal para evitar este desperdício é uma extensão com várias tomadas e um módulo IR. Basicamente, escollhes uma funcão que não usas na tua TV (por exemplo de configuracão), ensinas o dispositivo que aquela funcão é para apagar e desligar a extensão e quando quiseres ver TV, apenas tens de carregar nesse botão primeiro e depois no de ligar a TV.

É mais caro que o X10, provavelmente, mas muito mais eficaz e simples.

É algo assim:

http://www.amazon.com/Remote-Control-Extension-Cord-White/dp/B000HEFDGU

HugoPT

Feb 28, 2013, 08:01 pm Last Edit: Feb 28, 2013, 08:03 pm by HugoPT Reason: 1
O exemplo da televisão... mede a corrente que lá passa. Faz um cálculo de sapateiro para a potência que ela queima sem estar a ser usada, multiplica por 8 (noite) ou pelas horas que a TV está sem ser usada com o piloto ligado... multiplica pelo custo do teu kWh.

A uns tempos atraz comprei um medidor de consumos para testar uns equipamentos em casa. Para meu espanto com tudos os equipamentos que tenho na sala o consumo com todos em Stand-by rondava os 60W!!! (tenho um LCD Samsung, Amplificador Onkyo, Receptor Dreambox 800HD, Xbox Slim, Xbox Fat, Raspberry Pi com Xbmc :D ,Leitor BlueRay, Switch 8 Portas e Subwoofer)
Com isto a mamar 24 horas por dia no final do mes é uma pipa
Comprei uma tomada com comando e agora quando saio de casa desligo sempre pra poupar umas croas XD
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Kotch

Quais módulos x10 você usa? Tenho lido alguns tópicos e começo a ficar interessado em brincar com isso ^^

http://www.automatizacaoresidencial.com.br/produto/369085/CONTROLE_REMOTO_X10_DE_BOLSO.html
http://www.automatizacaoresidencial.com.br/produto/369084/CONTROLE_REMOTO_X10.html
http://www.automatizacaoresidencial.com.br/produtos-index/categorias/173866/lmpadas.html (02 pares destes)
http://www.automatizacaoresidencial.com.br/produto/369080/TRANSCEPTOR__RF_2_WAY.html (01 deste)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-465013270-x10-lm15a-soquete-lampada-automaco-residencial-_JM (06 deste)

http://www.automatizacaoresidencial.com.br/produto/369072/MODULO_USB_PC.html (ESTOU NAMORANDO UM DESTE)
????????????????????

Go Up