Go Down

Topic: Arduino Mega 2560 - Após uma possível má ligação, não liga por USB (Read 1 time) previous topic - next topic

cyrusgod

Boa noite a todos,

Hoje aconteceu uma grave situação...

Estava eu a fazer o conector para uma bateria, de forma alimentar o Arduino externamente, quando vou testar a tensão no cabo que fiz esqueci-me que tinha deixado uma das extremidades do cabo ligado no Arduino! mal liguei a bateria ouvi um barulho estranho e não acendeu nada! desconectei de imediato do Arduino e medi a tensão... mandava 0,40 e qualquer coisa Volts. Algum curto-circuito no cabo, não faço ideia, refiz o cabo e começou a mandar a voltagem certa.

O problema é que agora o Arduino apenas liga com alimentação externa e não com USB, mesmo que o alimente externamente e ligar por USB não dá sinal nenhum (não é reconhecido).

Alguém tem ideia do que possa ter acontecido? Haverá solução?

Cumprimentos

HugoPT

O problema é que agora o Arduino apenas liga com alimentação externa e não com USB, mesmo que o alimente externamente e ligar por USB não dá sinal nenhum (não é reconhecido).

Provavelmente danificaste o FET que escolhe de onde vai receber a alimentaçao, se da USB ou se da entrada DC.
Porque nao veres no esquema do MEGA e medir nos componentes, a tua resposta esta lá

Aqui tens um recorte da zona que te estou a dizer em anexo.
O que tens de fazer e medir o FET ou entao medir com a USB encaixada na entrada, a tensao de 5 V tem de surgir no dreno , como o gate é controlado pelo comparador a sua saida tambem deve?a ter 5V caso o comparador nao detecte uma diferença de tensao entre 2.5V com 3.3Vref na sua entrada nao inversora.
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

cyrusgod

Segui o teu conselho, fui verificar todo o circuito e reparei que o problema estava no fusível que se encontra ao lado da entrada de USB. Com o aquecimento que levou penso que a solda derreteu um pouco e deixou de fazer ligação, voltei a soldar e está impecável! Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos

Go Up