Pages: [1] 2   Go Down
Author Topic: Arduino + Tacômetro  (Read 4817 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
0
Full Member
Arduino rocks
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá.

Venho perguntar se alguem sabe como ligar e enviar sinais de um Arduino para um tacômetro:

Em tempos fiz um circuito com um PIC18F2550 e funciona bem. Ele apenas tem estes fios:

Vermelho: Para ligar aos 12v (+)
Preto: Para ligar ao Ground (-)
Verde: Para receber o sinal do circuito/aplicação/arduino
Branco: Para ligar aos 12v (associado a um Led extra de 'shift indicator')

A minha questão é apenas saber se podemos ligar o fio verde directamente num pino do arduino e que tipo de sinais podemos enviar.. PWM?

Se alguém souber.. Obrigado!!

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

O PIC que falas é semelhante a um arduino... que componentes meteste nesse circuito?

12V queima ambos os chips (AVR e PIC).

O programa que usaste no PIC também serve (conceptualmente) no Arduino. É só adaptar as funções... até deve ser mais simples no Arduino.

Duvido que funcione com PWM... pelo que li, esses dispositivos têm ligado a eles um sensor de rotações do eixo e isso é um sinal modulado em frequência e não em duty cycle como o PWM.

Tens o esquema do circuito que montaste com a PIC?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

0
Full Member
Arduino rocks
View Profile

Sim, meti na minha página o esquema que usei: https://sites.google.com/site/grcbyte/electronica/tachometer-cpu

O problema é que agora não tenho a aplicação nem o ficheiro Hex, porque o site de onde os tirei está indisponível (já mandei um mail ao autor para ver se me envia mas não sei se responde).

Lembrei-me por isso se utilizar um arduino que penso que seja mais fácil, o tacômetro funciona com 12V, por isso tem mesmo de ser ligado aos 12V. O fio verde é apenas para receber uns impulsos mas nessa parte é que tenho as minhas dúvidas..

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

Em tempos fiz um circuito com um PIC18F2550 e funciona bem
Venho perguntar se alguem sabe como ligar e enviar sinais de um Arduino para um tacômetro:
Em que ficamos, apenas soldaste as coisas na placa com o PIC ja programado ou tu é que escreveste o codigo?
Se tiveres o codigo podes adapta-lo como o Bubulindo sugere para o arduino.
Se nao tens o codigo fonte entao tens de tentar "escutar" o passa nesse fio de sinal, se é PWM, frequencia, nivel de sinal ...
Um osciloscopio pode te dar essa resposta se nao tiveres a documentaçao tecnica dele.

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Portugal
Edison Member
*
View Profile

Numa breve busca parece que um tacometro analogico conta os impulsos nesse cabo verde.
Aqui esta um esquema usando o famoso 555 em que na entrada de trigger o fio verde é ligado para assim contar as rotaçoes.

http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/229/

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

0
Full Member
Arduino rocks
View Profile

smiley Eu não fiz o código, apenas programei o PIC e soldei as coisas sim. A aplicação e o HEX tirei de um site há uns anos.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Eu experimentaria o circuito que o Hugo meteu aqui.

Acho muito estranho essa ligação directa com os 5V de alimentação da PIC a um dispositivo alimentado a 12V... no entanto, os 12V podem ser apenas por facilidade (as baterias dos carros são de 12V) e para fornecer potência para mexer o ponteiro (que não será por aí fora...).

Se funcionou assim, eu diria que funciona com o Arduino...

Experimenta algo assim para o código:

Code:
void setup() {

pinMode(PINO_SAIDA, OUTPUT);
digitalWrite(PINO_SAIDA, LOW);
}

unsigned int freq = 1;
unsigned int counts = 0;

void loop() {

digitalWrite(PINO_SAIDA, HIGH);
delay(freq);
digitalWrite(PINO_SAIDA, LOW);
delay(freq);

if (++ counts >= 65000) {
    i++;
    counts = 0;
    }
}

Isto vai criar uma onda com uma frequência variável e dará para teres uma ideia das frequências a que o velocímetro responde.
A variável counts está lá para te dar algum tempo entre cada frequência... se bem que talvez seja necessário aumentar isso para ver o que se está a passar.

Tens um osciloscópio aí à beira?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

0
Full Member
Arduino rocks
View Profile

O tacômetro só liga ao Arduino através do fio de 'pulse', independentemente de estar ligado aos 12V acho que não interfere com o Arduino, pois deve ser a mesma coisa do que com o PIC.
Vou testar ligá-lo com o fio verde num pino do Arduino e usar o código referido (que agradeço desde já) para gerar a onda com frequência, penso que quanto mais impulsos forem enviados mais a agulha sobe, se calhar meto um potenciometro para ver o valor máximo ou assim.

osciloscópio não tenho não..

Obrigado!

Portugal
Edison Member
*
View Profile

Code:
    i++;
    counts = 0;
    }
Podes explicar melhor o que este if pretende fazer nao estou a entende-lo no que pode afectar a onda final  smiley-eek-blue
a var i nao foi declarada por isso deve dar erro na compilaçao, mas supondo que a avaliaçao do if ocorre passados 65000 ciclos incrementada por ++ counts o que irá executar??
« Last Edit: January 22, 2013, 07:20:31 am by HugoPT » Logged

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

O tacômetro só liga ao Arduino através do fio de 'pulse', independentemente de estar ligado aos 12V acho que não interfere com o Arduino, pois deve ser a mesma coisa do que com o PIC.
Vou testar ligá-lo com o fio verde num pino do Arduino e usar o código referido (que agradeço desde já) para gerar a onda com frequência, penso que quanto mais impulsos forem enviados mais a agulha sobe, se calhar meto um potenciometro para ver o valor máximo ou assim.

O GND tem de ligar a algum lado para dar uma referência ao pulse, não?

Code:
    i++;
    counts = 0;
    }
Podes explicar melhor o que este if pretende fazer nao estou a entende-lo no que pode afectar a onda final  smiley-eek-blue
a var i nao foi declarada por isso deve dar erro na compilaçao, mas supondo que a avaliaçao do if ocorre passados 65000 ciclos incrementada por ++ counts o que irá executar??
O i é para substituir por freq. LOL

Basicamente esse pedaço de código serve garantir que a mesma onda corre durante 65000 vezes, depois incrementa freq, a frequência da onda diminui e volta a correr 65000 vezes até incrementar de novo. Isto dará para ter uma ideia da frequência de pulsos que o velocimetro usa.

Se não houvesse esse pedaço de código e apenas incrementasse a variável freq, cada frequência só era visível por um ciclo... isso ia ser um pouco difícil de visualizar, acho. LOL

Portugal
Edison Member
*
View Profile

agora sim faz sentido a tua explicaçao. smiley-mr-green

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

0
Full Member
Arduino rocks
View Profile

O GND tem de ligar a algum lado para dar uma referência ao pulse, não?

Ah sim.. tenho que ligar o Grnd do Arduino ao Grnd da fonte do Tacômetro..

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Já agora, só por curiosidade, porque é que vais ligar isso a um Arduino e não a um sensor de rotações?

É para fazer uma brincadeira? smiley

0
Full Member
Arduino rocks
View Profile

sim é para brincadeira smiley

Inicialmente foi para mostrar a utilização do CPU e seria para implementar numa caixa de PC (gosto de modding) mas de facto nunca o usei e lembrei-me ontem de o tirar da caixa e como agora tenho o Arduino pensei em usá-lo mas sem nenhum projecto para já em mente smiley

Portugal
Edison Member
*
View Profile

O efeito deve ser interessante.Ja agora como estas a pensar ler a utilizaçao do CPU e depois envia-la atraves do arduino?

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Pages: [1] 2   Go Up
Jump to: