Pages: 1 [2]   Go Down
Author Topic: Arduino + Tacômetro  (Read 4596 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
0
Full Member
Arduino rocks
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Bem, se utilizar o circuito que já tenho com PIC já consigo usar a aplicação que falei acima, o autor da mesma já me enviou por mail  smiley assim como o código fonte e o hex.

No caso de utilizar o Arduino poderia usar o VB ou adaptar o código já feito para o PIC.. mas para já quero apenas testar o funcionamento dele enviando uns impulsos a ver se funciona desta forma smiley

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

Coloca entao o codigo fonte do autor para ver  como ele faz mexer o Tacometro.

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

0
Full Member
Arduino rocks
View Profile

Está em anexo um .rar com os 3 ficheiros (Source, binaries e o firmware para o PIC).

* Tachometer.rar (218.86 KB - downloaded 14 times.)

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

Infelismente do que vi dentro do rar nao tem da o codigo fonte do PIC apenas o HEX ja gerado e o projecto da aplicaçao do autor, por isso o misterio permanece smiley-confuse

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

0
Full Member
Arduino rocks
View Profile

Já estive a testar.. com o código referido não consigo grande coisa, a agulha inicialmente ficava sempre nas 7 (x1000) RPM, depois resolvi adicionar um debug e meti Serial.Begin(9600); no setup do código e a agulha passou para os 3 (x1000) RPM.. alterando o número no ciclo (de 65000 para outro qualquer) não influência, pelo menos com os valores que meti (10000, 40000,110000, etc..).

Encontrei no entanto um tópico a falar também disto, o user utilizou este código:

Code:
void setup()  {
pinMode(9, OUTPUT);
}

void loop()  {
    tone(9, 33.3333333333333);
    delay(2500);
    tone(9, 66.66666666666667);
    delay(2500);
    tone(9, 100);
    delay(2500);
    tone(9, 133.3333333333333);
    delay(2500);
    tone(9, 166.6666666666667);
    delay(2500);
    tone(9, 200);
    delay(2500);
    tone(9, 233.3333333333333);
    delay(2500);
    tone(9, 266.6666666666667);
    delay(2500);
    noTone(9);
    delay(2500);
}

e por acaso funciona +/-, fazendo o cálculo referido nesse tópico: "Use the calculations he provided, or to put is another way, frequency = RPM * cylinders/120." a agulha mantêm-se fiel até às 6 mil RPM depois é que começa a ficar mais atrás do objectivo.. não testei ajustar os valores das frequências mas se calhar é a solução.

Vídeo:
http://youtu.be/_vhc8A5hjFE

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Não funciona porque a frequência é muito baixa. Ao meteres o Serial.print a frequência ainda baixou mais.
Mas pelo menos já estás no caminho correcto.

Existe uma maneira de alterar a frequência de saída do PWM (lembrei-me agora) que é usando o registo OCRx como topo da contagem. Depois com ajustes nos prescalers dá para fazer uma gama relativamente alta de frequências.

Tenta ver os modos dos timers se quiseres aprofundar isto, ou então usa o tone que deve fazer a mesma coisa.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

Boa noite, pessoal
sou novo aqui no fórum...
queria saber se tem como fazer um tacometro pelo arduino...
é que tenho um projeto de montar um toca-discos.. e queria usar o Arduino para controlar a velocidade (por hora).
dei uma busca, e achei só esse link: http://labdegaragem.com/profiles/blogs/projeto-tac-metro-com-arduino
esse sistema, mediria com precisão, a velocidade? E ele teria algum problema em "trocas constantes" de velocidade (de 32RPMs para 75RPMs)?
existe outros projetos alternativos que funcionariam melhor?

vlw!!!

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

jardim, bem-vindo ao fórum.

Aqui não se paga para criar tópicos e como tal acho que será melhor criares um tópico com as dúvidas que tens para que toda a gente responda dentro do mesmo contexto a colocares dúvidas em threads de outras pessoas ou não necessariamente no mesmo contexto.
Abre um novo tópico e a gente responde.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

oh..
desculpa!
nos fóruns que eu participei, eramos obrigados a usar um tópico, no minimo parecido, senão, trancavam o mesmo... (1 deles até tinha sentido fazer isso)
bem, sem mais delongas, já irei fazer o tópico
vlw!

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Não é preciso desculpar... o motivo pelo qual disse isto é que assim a informacão fica organizada. Se encontrares a resposta no fórum, usa essa informacão, se não encontrares abre um novo tópico para discutir. Senão torna-se difícil discutir dois problemas que podem parecer similares, mas não o serem.

Pages: 1 [2]   Go Up
Jump to: