Daniel ,
Respondendo as suas perguntas:
1) Tenho visto alguns códigos fontes aqui em uma linguagem própria, alguns em C++, Java e outros. Pergunta: O Arduino aceita vários códigos fontes para ser programado? Como saber quais as lingaguens e como configurar o IDE para novas linguagens?
Resposta: O ambiente do Arduino e a linguagem usada são derivadas do ambiente+linguagem chamada Processing (
www.processing.org) . É semelhante a um applet java. Dentro do codigo voce pode embutir C , C++ e acredito que tambem ASM de AVR , já que no final tudo será convertido em C/C++ como um dos passos para a geraçao do arquivo HEX que será gravado no ATMEGA
2) Se eu utilizar o Arduino BT, como faço para implementar o protocolo que o Bluetooth requer para dispositivos wireless, como device discovery, services discovery, etc? Ou só uso a conexão BT e envio dados seriais?
Resposta: Ainda não tive a oportunidade de usar o BT mas acredito que o chip usado para a comunicação wireless é o resposavel por todas estas funcionalidades. Já usei Bluetooth para comunicar PC com palm T5 TX, celular e o seu programa ve o Bluetooth como uma porta serial COMx normal
3) Você tem um Arduino BT? Já fez algum código que sincroniza o seu computador ao BT?
Resposta: Não tenho o BT ainda. Montei 3 arduinos seriais do zero ( placa de impresso , comprar componentes , soldar ,testar , muito divertido). Ja fiz programas para sincronizar palm e celular e acredito que não será diferente.
4) Na minha faculdade tem uma máquina que analisa partículas quimicas de uma substância e cospe em uma saída serial RS232 o valor lido. Eu imagino que possa usar os pinos TX/RX para receber este valor e de acordo com alguma lógica de programação, enviar uma outra resposta para a máquina. Já fez algo do estilo?
Resposta: Já fiz , durante algum tempo trabalhei com automação comercial e a maoria dos perifericos são seriais : leitor laser , gaveta de dinheiro , impressora de etiquetas , impressoras fiscais. É preciso atenção na pinagem dos cabos a serem usados , nos parametros da comunicacao ( numero de bits , paridade , rts/cts, XON/XOFF) e no formato dos dados a serem trocados com os equipamentos. Normalmente os bons fabricantes de equipamentos , fornecem um manual bem detalhado da comunicação e com certeza voce poderá liga-lo ao Arduino.
5) Vi seu blog (
http://www.blogdoje.com.br/ -> bom, imagino que seja seu) e verifiquei seus projetos com o Arduino. Tem mais algum outro como o leitor de temperatura que possa compartilhar?
REsposta: O site
www.blogdoje.com.br é de minha propriedade e conforme eu vou terminando um projeto , sempre crio uma versão mais simples para compartilhar no site. O sensor de temperatura faz parte de um projeto onde o Arduino coleta temperaturas e as grava na EEPROM para depois descarregar em um PC para montar um grafico.
Espero ter esclarecido suas duvidas e que voce em breve tambem possa ajudar outras pessoas .
Abs,
Jeronimo