Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Usuarios de Arduino no Brasil  (Read 1501 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Brasilia,Brasil
Jr. Member
**
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Tem alguem neste forum usando Arduinos no Brasil ?
Eu estou em brasilia e gostaria de participar de workshops ou outros eventos sobre o assunto .
Jeronimo

Sorte = Preparo + Oportunidade

http://www.blogdoje.com.br
Avr, Arduino, AVR32, Renesas , ARM e tecnologia em geral

Sao Paulo - Brazil
Newbie
*
Arduino Rules
View Profile

Opa.

Sou novo na área, mas tambem gostaria de discutir informações, trocar experiências e bater a cabeça junto com alguem.

meu e-mail: danielcabib@gmail.com

Abraços a todos.

Daniel Abib

In a world without a fence, who needs gates?
.... It's a open world.... Let's share.... Arduino Rules....

Brasilia,Brasil
Jr. Member
**
View Profile

É isso aí Daniel ,
Vamos trocando experiencias e tirando duvidas .
Tem algo que voce esteja precisando de ajuda ?
Abs,
Jeronimo

Sao Paulo - Brazil
Newbie
*
Arduino Rules
View Profile

Jeronimo,

Eu descobri o Arduino há 3 semana, e desde então não consigo dormir  smiley  Fiz faculdade de Ciências da Computação na UFSCar, e naquela época (já se fazem 10 anos) eu fiz um pequeno computador chamado SAP (Simple As Possible) que fazia 4 operações matemáticas, tinha um display simples e um keypad 4x4. Foi o máximo.

Mas parei com a área de hardware e me foquei em software. Agora quero brincar com o Arduino um pouco para relembrar os bons tempo de nerd...  8-)

Comprei um Ardunino NG e um Arduino BT semana passada e estou esperando os brinquedinhos chegarem, mas até lá tenho muitas dúvidas. De repente você pode me ajudar:

1) Tenho visto alguns códigos fontes aqui em uma linguagem própria, alguns em C++, Java e outros. Pergunta: O Arduino aceita vários códigos fontes para ser programado? Como saber quais as lingaguens e como configurar o IDE para novas linguagens?

2) Se eu utilizar o Arduino BT, como faço para implementar o protocolo que o Bluetooth requer para dispositivos wireless, como device discovery, services discovery, etc? Ou só uso a conexão BT e envio dados seriais?

3) Você tem um Arduino BT? Já fez algum código que sincroniza o seu computador ao BT?

4) Na minha faculdade tem uma máquina que analisa partículas quimicas de uma substância e cospe em uma saída serial RS232 o valor lido. Eu imagino que possa usar os pinos TX/RX para receber este valor e de acordo com alguma lógica de programação, enviar uma outra resposta para a máquina. Já fez algo do estilo?

5) Vi seu blog (http://www.blogdoje.com.br/   -> bom, imagino que seja seu) e verifiquei seus projetos com o Arduino. Tem mais algum outro como o leitor de temperatura que possa compartilhar?

Bom, acredito que estas são as perguntas básicas. Agradeço sua ajuda, e acredito que em mais alguns dias poderei ajudar a você e a todos neste fórum.

Abraços.

Daniel Abib

In a world without a fence, who needs gates?
.... It's a open world.... Let's share.... Arduino Rules....

Brasilia,Brasil
Jr. Member
**
View Profile

Daniel ,
Respondendo as suas perguntas:
1) Tenho visto alguns códigos fontes aqui em uma linguagem própria, alguns em C++, Java e outros. Pergunta: O Arduino aceita vários códigos fontes para ser programado? Como saber quais as lingaguens e como configurar o IDE para novas linguagens?

Resposta: O ambiente do Arduino e a linguagem usada são derivadas do ambiente+linguagem chamada Processing ( www.processing.org) . É semelhante a um applet java. Dentro do codigo voce pode embutir C , C++ e acredito que tambem ASM de AVR , já que no final tudo será convertido em C/C++ como um dos passos para a geraçao do arquivo HEX que será gravado no ATMEGA

2) Se eu utilizar o Arduino BT, como faço para implementar o protocolo que o Bluetooth requer para dispositivos wireless, como device discovery, services discovery, etc? Ou só uso a conexão BT e envio dados seriais?

Resposta: Ainda não tive a oportunidade de usar o BT mas acredito que o chip usado para a comunicação wireless é o resposavel por todas estas funcionalidades. Já usei Bluetooth para comunicar PC com palm T5 TX, celular e o seu programa ve o Bluetooth como uma porta serial COMx normal

3) Você tem um Arduino BT? Já fez algum código que sincroniza o seu computador ao BT?
Resposta: Não tenho o BT ainda. Montei 3 arduinos seriais do zero ( placa de impresso , comprar componentes , soldar ,testar , muito divertido). Ja fiz programas para sincronizar palm e celular e acredito que não será diferente.

4) Na minha faculdade tem uma máquina que analisa partículas quimicas de uma substância e cospe em uma saída serial RS232 o valor lido. Eu imagino que possa usar os pinos TX/RX para receber este valor e de acordo com alguma lógica de programação, enviar uma outra resposta para a máquina. Já fez algo do estilo?

Resposta: Já fiz , durante algum tempo trabalhei com automação comercial e a maoria dos perifericos são seriais : leitor laser , gaveta de dinheiro , impressora de etiquetas , impressoras fiscais.  É preciso atenção na pinagem dos cabos a serem usados , nos parametros da comunicacao ( numero de bits , paridade , rts/cts, XON/XOFF) e no formato dos dados a serem trocados com os equipamentos. Normalmente os bons fabricantes de equipamentos , fornecem um manual bem detalhado da comunicação e com certeza voce poderá liga-lo ao Arduino.

5) Vi seu blog (http://www.blogdoje.com.br/   -> bom, imagino que seja seu) e verifiquei seus projetos com o Arduino. Tem mais algum outro como o leitor de temperatura que possa compartilhar?

REsposta: O site www.blogdoje.com.br é de minha propriedade e conforme eu vou terminando um projeto , sempre crio uma versão mais simples para compartilhar no site. O sensor de temperatura faz parte de um projeto onde o Arduino coleta temperaturas e as grava na EEPROM para depois descarregar em um PC para montar um grafico.

Espero ter esclarecido suas duvidas e que voce em breve tambem possa ajudar outras pessoas .
Abs,
Jeronimo

Forum Administrator
MMX
Edison Member
hallo kompis
View Profile

Hola,

hemos abierto un foro para los usuarios que hablen/escriban Portugues:

http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?board=Portugues

Ya podeis postear ahi.

Un saludo,

/d

são paulo - brasil
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Olá,
também sou novo usuário do Arduino NG (versão c).
Atualmente dou aulas na área de Design de Interação e Hipermídia, além  de ser totalmente inciante na área de eletrônica.
Meu interesse é na integração do Arduino com softwares de autoração como o Flash e Director.
Gostaria de trocar informações com todos vocês e quem sabe poderíamos formar um grupo para possíveis oficinas.

Abraços,
Paulo.

saojudasmidia@yahoo.com.br

Brasilia,Brasil
Jr. Member
**
View Profile

Ola Paulo ,
O David criou uma area para discussao de topicos em portugues: http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?board=Portugues

Em que estado do Brasil voce está ? O que voce tem feito de interessante ?
Eu fico em Brasilia , tem o Giuliano em Sao Paulo e outros pessoas pelo pais compartilhando o interesse pelo Arduino.
Abs,
Jeronimo

são paulo - brasil
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Oba Jeronimo, tudo ok
Estou em Sampa,  já troquei um email com o Giuliano. Já vi no Forum que vai rolar um workshop poraqui, no próximo mês!
Bem, não fiz muita coisa ainda, como disse, meu forte é programação e no hardware  sou absolutamente iniciante.
Pra não dizer que não fiz nada, já conectei uns potenciometros e tentei comunicar com o ambiente do FLash e Processing.
Tive uma dúvida inicial, e continuo tendo , sobre qual a corrente máxima suportada pelos pinos de entrada, ou seria do USB..
Mas tenho um projeto mais prático de conectar o Arduíno em utensílios domésticos...
Você está em Brasília não...veja se participa do workshop ...se rolar algum porae, me avisa!

Abraços.

Brasilia,Brasil
Jr. Member
**
View Profile

Navax ,
Vou dar continuidade a conversa na seção do forum em portugues , OK ?
O titulo será corrente maxima do arduino.
Abs
Jeronimo

Pages: [1]   Go Up
Jump to: