tava aqui a pensar... Nao sera mais facile mais viavel usar so o teu sinal para disparar o baixista virtual para o que queres ?!
Assim eliminas problemas de quantizacao e os erros dai gerados pela bateria ( porque serao muitos...).
Assim so teria que te preocupar nas escalas que queres usar, etc...
Como disse, trabalho com bvarias lendas da musica mundial, e ainda nao conheci um baterista que toque como uma maquina nem perto... E estou a falar de bateristas de renome mundial !
Enfim, sao so ideias para ti, claro e a minha opiniao !
Não daria erro porque é meu filho é quem faz o ritmo, então a nota que eu tocasse com a mão esquerda iria ser a nota base para que o arduino pegasse esta nota e pegando as notas que vem chegando do bumbo da bateria do meu filho, modificasse elas substituindo ( porque as notas que vem de um bumbo são geralmente C2 ou C3) pelas notas que eu quisesse. Em tempo real ficaria assim Exemplo bumbo,bumbo...bombo,bumbo,bumbo...bumbo,bumbo, -> arduino -> fa,fa...fa,fa,fa...fa,fa se eu tocasse fa, se eu tocasse a nota Sol o arduino faria a mesma coisa que meu filho está fazendo -> sol,sol...sol,sol,sol...sol,sol. Entendeu?