Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Novo projecto maquina de corte de etiquetas - iniciante  (Read 990 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá a todos.

Estou a construir uma maquina para corte de elasticos e etiquetas para o ramo textil e irei colocar o arduino a controlar o sistema todo, que inclui...

1 Electrovalvula para acionar uma guilhotina que efectua o corte.
1 Motor de passo (vindo de impressora) para inserir as etiquetas na maquina
1 Motor de passo para ser uma bandeja rotativa.
Display Lcd do arduino

Ora bem o funcionamento da mesma é o seguinte o motor tem de andar o equivalente a 10cm de etiqueta de seguida acionar a electrovalvula para efectuar o corte, de seguinda a bandeja rotativa tem de ser acionada para mudar o recipiente e o ciclo volta a começar de novo, mais 10cm de tecido, corte, mudança de bandeja.

Eu sou principiante e não percebo muito do arduino mas agradecia imenso ajuda na concepção deste projecto.

Qual o material necessário?? Arduino Mega? LCD arduino? Como posso colocar 2 saidas analogicas para os motores?

Desde já obrigado pela ajuda

2cm

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Antes de mais...

Um botão de paragem de emergência. Uma filosofia que permita a paragem imediata da máquina de forma segura. Isto é a primeira coisa que tens de pensar.
Depois protecções para ninguém meter os dedos perto da guilhotina. Não sei onde isto vai ser usado, mas a segurança de todos deve estar em primeiro lugar.

Uma fonte de alimentação para tudo isto...

Qual é o tipo do motor de passo?
Dependendo disso, tens de encontrar um driver para ele. Dependendo do driver que encontrares, podes então calcular os pinos que vais precisar para o mover.

O processador, provavelmente seja melhor pegares num Mega uma vez que o LCD leva logo 6 pinos. Um shield LCD talvez seja o ideal.

Vais talvez precisar dum encoder para os motores, ou fim de curso para teres pelo menos uma posição conhecida para a máquina começar. Por isso terás de comprar dois switches de fim de curso e umas resistências.

Um relé para a electroválvula (qual é a tensão para a electroválvula?).

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

Sim o botão de emergencia estava já nos planos vou pensar já nisso.
Quanto as proteções tambem tou a pensar nisso mas como este é um prototipo a ser utilizado apenas por mim cá em casa não é algo que tenha já a ter em conta. Será em cubo em chapa apenas com 2 buracos rectangulares de 6cmx2cm de cada lado um para a entrada das etiquetas no rolo e outro para a saida da guilhotina.

Á prior iria ser um motor de uma impressora mas como tambem quero fazer a maquina compativel com o corte de elastico com cerca de 3mm de espessura não sei se a potencia desse motor irá chegar e provalente usaria tambem um potenciometro para controlar a velocidade dos ciclos, sendo este pot para aumentar ou diminuir a velocidade de execução dos varios passos, pois pretendo acelerar ou desacelerar o processo mas manter o sincronismo e colocar um buzzer para assinalar o final do numero de ciclos.

Á mais alguma opção barata a nivel de motores que comuniquem a sua posição ao arduino?

Que achas de 2 destes motores?
http://www.ebay.co.uk/itm/Nema-17-Stepper-Motor-for-3D-Printers-CNC-and-Robotics-/221178474289?pt=UK_BOI_Electrical_Components_Supplies_ET&hash=item337f43af31

A electrovalvula ainda não a tenho, mas se necessário basta aplicar um relé que acione a electrovalvula pois acho que a mesma trabalha sob tensão 220v certo?

Que tipo de motores e de drivers serão compativeis para este caso?

Sensor de posição penso que não seja necessário pois basta colocar a primeira junto a lamina da guilhotina e dai para a frente dar os tais 10cm ou a medida que separa o ciclo, mas posso estar a ver mal as coisas, se bem que poder regular via motor o inicio para bater sempre certinho tambem seria bom.

Vê aqui um desenho em paint só para dares uma vista de olhos nisto.

LCD este: http://www.ebay.co.uk/itm/Arduino-4-Line-LCD-20x4-Character-LCD-Module-with-Blue-Backlight-/160879644374?pt=UK_Sound_Vision_Other&hash=item25752c8ed6

Quanto ao LCD queria um funcionamento deste genero:

Nº MEDIDAS DE CORTE: VARIAVEL (1 OU 2) (Se 1 medida de corte 2 fica desactivada para esse progrm.)
CONFIRMAR---
MEDIDA DE CORTE 1:xxx cm
CONFIRMAR---
MEDIDA DE CORTE 2:xxx cm
CONFIRMAR---

STATUS DE MEDIDAS: MEDIDA 1:xxx MEDIDA 2:xxx
CONFIRMAR----

NUMERO DE CICLOS: VARIAVEL (numero de etiquetas a cortar)
CONFIRMAR-----

INICIAR CORTE: Sim
CONFIRMAR---

Uma ultima questão, o arduino intrepreta a rotação do motor como medida em cm do genero 180º equivale a 10cm ou tenho de criar uma equação para o calculo da medida em cm.

Posso aceder ao lcd do arduino durante a execução do corte para checkar o status do corte e o contador de ciclos?

Desde já obrigado pela ajuda na execução deste projecto

« Last Edit: February 08, 2013, 05:13:47 pm by freddycat » Logged

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Quanto as proteções tambem tou a pensar nisso mas como este é um prototipo a ser utilizado apenas por mim cá em casa não é algo que tenha já a ter em conta.

Eu tenho uma cicatriz de queimadura na mão esquerda por pensar assim...

O motor de passo não comunica a posição. Apenas são mais simples de fazer movimentos controlados. Daí teres de encontrar um sensor que te dê a posição do sistema. (pelo menos para o calibrares de início).

Depende da electroválvula...

Mais uma vez, o motor de passo não dá feedback da posição. Então tens decontar o número de passos dados pelo motor no programa. Isso é simples.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

Quanto as proteções tambem tou a pensar nisso mas como este é um prototipo a ser utilizado apenas por mim cá em casa não é algo que tenha já a ter em conta.

Eu tenho uma cicatriz de queimadura na mão esquerda por pensar assim...

O motor de passo não comunica a posição. Apenas são mais simples de fazer movimentos controlados. Daí teres de encontrar um sensor que te dê a posição do sistema. (pelo menos para o calibrares de início).

Depende da electroválvula...

Mais uma vez, o motor de passo não dá feedback da posição. Então tens decontar o número de passos dados pelo motor no programa. Isso é simples.

Bem acho que vou comprar já a chapa para fazer as protecções.... Mais vale prevenir né....

Ok então posso apostar em 2 motores dos que referi acima, o lcd shild que já tem botões, um botão de emergencia, um pot para definir a velocidade e numa electrovalvula para  a guilhotina?

Que tipo de sensores aconselhas pois teria de ter ajustes na ordem dos 0,1cm....
Aqueles sensores magneticos que se poem no eixo do motor?

Já agora á alguma forma de confirmar e emular o codigo do arduino de forma a ir escrevendo o codigo enquanto ele não me chega pelo correio?

Pages: [1]   Go Up
Jump to: