Go Down

Topic: Controlar aquario (Read 5194 times) previous topic - next topic

lmeireles43

LM 35 não presta para isto, ja utilizei mas como ja relatado aqui ele não é eletrônico e o cabo por ter alguns CM causa interferência....
o perfeito para esta função é o ds18b20 que inclusive se acha na internet ja encapsulado para utilização em líquido...

Boas amigo,

nesse caso dou o projecto como terminado.

perdi toda a vontade de continuar.

quando não se sabe, tenta-se saber, dai ter vindo a um fórum de arduino e não a um fórum de culinaria por exemplo.

cumprimentos e obrigado

Não sou moderador, mas fica aqui um aviso para todos.
Existe uma diferenca abismal entre comunicacões cara-a-cara e comunicacão escrita. Eu já disse que a próxima guerra mundial ia comecar pela internet e isto é mais um desses exemplos. Por isso não se passem da cabeca uns com os outros.

@tucandroid

Se pesquisares pelo fórum vais ver que eu já por várias vezes referi que não respondia a mensagens por PM. Os motivos pelo qual o faco são os seguintes:

- Isto é um fórum, não é o facebook. O objectivo disto é ajudar pessoas, mas também servir de documentacão para quem pesquisar. Se toda a gente falasse por PM, o objectivo do fórum era perdido.
- Eu, apesar de poder parecer muito inteligente, não o sou. Existe mais gente aqui que pode dar contributos melhores que o meu. E como tal, deixares essas pessoas de fora da discussão é um erro que deves evitar.

Portanto, desculpa se pareci bruto, mas escrevi isto na minha pausa (dum dia com 16 horas de trabalho) e não estava para fazer grandes discursos.

Quanto a aprenderes e teres quem te ensine, tens de dividir para conquistar. Isto não é rocket science. Tens esquemas de como o colega meireles montou o sistema dele e também código que podes usar e adaptar para o teu sistema. Tendo em conta que isto não é uma sala de aula é difícil que alguém te talhe aqui um curso à medida para aprenderes algo sobre o Arduino. Mas isso não quer dizer que não estejamos disponíveis para responder a perguntas.

Queres medir a temperatura do aquário, certo?
Já tens o DS1624 contigo?

Se sim, tens aqui alguma info com código fonte.
http://www.homebrewtalk.com/f51/arduino-2wire-smbus-digital-thermometer-104974/
https://github.com/federico-galli/Arduino-i2c-temperature-sensor-DS1624/blob/master/DS1624Lib/DS1624Lib.ino
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

tucandroid

bubulindo, cag@ nisso que também já fiz o mesmo. :)

passei o dia de volta do animal, depois vou colocar aqui o que penso ser o esquema correcto a ver o que me dizem.

tal como disse, não pesco nada, então estou a "inventar" na coisa. :)

cumprimentos

Eu diria que 90 e muitos % do fórum não percebe nada disto... Mas isso não é motivo para desistir.
Comeca primeiro por medir a temperatura e enviar isso para o computador.

Quando terminares isso, pensas no resto.
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

tucandroid

boas amigos,

então e assim, visto ainda não ter todo o material comigo, segue um exemplo para verem se a logica é esta, ou se continuo sem perceber nada da coisa. :)

no esquema usei o lm35 pois era o que tinha no programa.

quero apenas que verifiquem pf se a logica é esta, e principalmente no buzzer led, pois não sei se assim da para ligar em simultâneo apenas num pin.

lmeireles43

procura por ds18b20 como sensor de temperatura, assim posso ajudar mais também.....
pelo que pesquisei é o mais utilizado... tentei utilizar o LM35 mas só dá problema, ainda mais por não ser digital.....

tucandroid

procura por ds18b20 como sensor de temperatura, assim posso ajudar mais também.....
pelo que pesquisei é o mais utilizado... tentei utilizar o LM35 mas só dá problema, ainda mais por não ser digital.....

sim já mandei vir um ds18b20, mas no fritz so tinha o lm35, a logica da ligação e aquela?

cumprimentos

lmeireles43

Que eu me lembro tem pinagem trocada na internet entre o vcc e o ground no lm35....
mas a lógica é isto ai mesmo

AlxDroidDev

Colque um resistor de 100? a 220? no buzzer (entre o pino negativo e GND) para funcionar apenas como limitador de corrente.

Quanto ao LM35, se ele for ficar submerso, pelo menos revista-o com algum material que impeça a água de ficar entre seus pinos, pois os eletrólitos presentes na água são suficientes para causar um curto-circuito nele, o que pode queimar seu arduino.
Learn to live: Live to learn.
Showing off my work: http://arduino.cc/forum/index.php/topic,126197.0.html

E troca o pino onde tens o buzzer.

O pino 13 já tem um LED lá ligado. É má ideia meteres algo mais lá ligado directamente.

Em vez disso coloca num destes pinos: 3, 5, 6, 9, 10, and 11.

tucandroid

E troca o pino onde tens o buzzer.

O pino 13 já tem um LED lá ligado. É má ideia meteres algo mais lá ligado directamente.

Em vez disso coloca num destes pinos: 3, 5, 6, 9, 10, and 11.

ora ai esta o que eu queria saber. :)
a minha ideia era "poupar" pinos visto, trabalharem os dois ao mesmo tempo.

como sabes não pesco nada disto, porque me aconselhas apenas nos pinos pwm?????

cumprimentos

PWM consegue fazer diferentes sons no buzzer. O pino normal, não.

Go Up