Pages: 1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 30   Go Down
Author Topic: Automação residencial em módulos  (Read 63382 times)
0 Members and 2 Guests are viewing this topic.
Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

É isso que o cara do vídeo que o HugoPT postou diz que é o mais recomendado, utilizar um "forno de solda". Ele é programado para aquecer a PCB até a temperatura X em Y segundos e esfriar até X2 em Y2 segundos, de acordo com o solder paste utilizado.

Assiste o vídeo do YouTube, achei muito legal a parte da solda, a pasta se transformando em solda é bem interessante.

God Member
View Profile

Muito interessante essa pasta de solda!

Mas como o Hugo disse, fica o medo de estragar componentes devido a falta de controle de temperatura e a possibilidade de a pressão do ar pode deslocar os componentes. Andei a soldar uns TQFP-32 com o ferro de solda e muito difícil, creio que sou tão sem jeito quanto o legend rs

Ainda não entrei na parte de automação residencial, mas tenho usado os ATMEGA328 nas veroboards da vida e com bootloader do arduino para facilitar a programação via serial, já fiz 10 e é muito chato!

Estas placas que o Hugo encomendou ficaram muito boas, aqui em São Paulo não encontrei quem faça trabalho compatível com custo atraente ^^, creio que tentarei umas PCBs nesse imall também.

Muito legal acompanhar este tópico! smiley-wink

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Ontem fui tentar fazer um shield para o Arduino Pro Mini com a conversão de voltagem para 5v (não quero utilizar o 7805 presente no Arduino Pro Mini, muito pouco eficiente) e o CI para o RS-485 e desisti: só os conectores já ocupavam um bom espaço do shield, hehehe.

Continuei o desenvolvimento da PCB e cheguei em um design que gostei, ficou no tamanho de 5 x 5 cm, e é basicamente um arduino uno (ATMega328P de 28 pinos) com conversão de voltagem para 5V e módulo RS-485. Coloquei uma barra de pinos para a programação via serial, e agora acabei de ter a ideia de fazer um shield para poder programar por ICSP: assim não preciso incluir os pinos do ICSP mas tenho a possibilidade de programar dessa forma se assim desejar.

A noite adiciono os labels que faltam e posto aqui.

aracaju/se
Jr. Member
**
View Profile

LegendBR,

muito bom, ansioso pra ver. me diz uma coisa, a rede rs-485 você vai fazer o cabeamento como? vai ser um cabo passando por todos os arduinos (Daisy Chain) ou vai bifurcar alguma coisa (topologia branch)? eu pensei em passar um cabo utp cat5 (já com alimentação) no máximo de interruptores que puder, mas pelo menos 1/3 deles precisam ser bifurcados em média 10m. será que vou ter problema?

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Cara, dá uma lida nesse link:

http://www.maximintegrated.com/app-notes/index.mvp/id/763

Aí fala sobre as topologias que funcionam bem com o RS-485. No meu caso, vou utilizar a topologia Daisy Chain, que pelo o que li é a mais recomendada para o protocolo RS-485. Para isso eu peguei a planta elétrica e tracei uma linha passando por todas as caixas de interruptores, e toda placa vai ter um cabo entrando e outro saindo, com alimentação e sinal.

Bifurcação de 10 m é furada, eu até vou ter que fazer algo do tipo, para me comunicar com o andar de cima, mas daí pensei em fazer tipo duas redes RS-485 e o master se comunicando com elas. De repente pode ser uma solução para você, ter algum(ns) "pequenos masters" (coletam informações de alguns escravos, centraliza e envia para o master principal quando questinado).

aracaju/se
Jr. Member
**
View Profile

é, segundo o artigo http://www.maximintegrated.com/app-notes/index.mvp/id/763 vou ter problemas.
amanhã vou lá na obra e ver o que fazer.
outra dúvida, o host master é obrigatório ficar no final do cabo ou pode ficar pelo meio? li alguns docs mas
nenhum cita isso. o que gerou dúvida é que nas ilustrações o master sempre esta na terminação do cabo.

conseguiu testar o modelo touch?

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Pode ficar no meio, sem problemas. O esquema que estamos discutindo seria o descrito na figura 9 do link que passei, de vários transceivers (todos os módulos enviam e recebem dados, a diferença entre o master e o slave é que este só responde).

Consegui utilizar o touch sim, deu certo! Mas já vi que no final vou precisar fazer ajustes finos, mas vai funcionar sem muito problema!

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Conforme prometido, segue último PCB desenvolvido. Dessa vez consegui colocar também os locais para parafusos, acho que esse design ficou legal. Depois vou fazer um shield para programar via ICSP (os pinos para programar via serial já estão lá).

Lá vou eu encomendar mais algumas PCBs smiley-razz. Dessa vez utilizei o elecrow, para ver a diferença entre a qualidade de cada um.

Aproveitando: será que existe algum sensor que informe se há alguma pessoa presente em algum cômodo? A intenção deste sensor é acender a apagar luzes automaticamente, quando alguém entra ou sai de algum local. O PIR só funciona se tem movimento, certo? Então acho que não se aplica. Deveria ser algum sensor que percebesse se tem alguém no ambiente...

* PCB Arduino Like.jpg (141.5 KB, 456x455 - viewed 42 times.)
« Last Edit: June 28, 2013, 07:26:25 pm by LegendBR » Logged

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Desculpa o reparo...

Como escolheste a ordem dos pinos para o programador serial?

Isto porque eu há dias reparei que não posso usar o meu cabo FTDI directamente no Pro Mini... acreditas que eles têm a alimentacão trocada? Então, digo isto para veres como vais passar o programa para as placas. Se fores usar um cabo, convém que as ligacões batam certo. smiley (Claro que podes sempre ligar fio a fio...)

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

É verdade, faltou um pouco de cuidado na hora de colocar os pinos da programação serial... vou corrigir na revisão 01 e em um shield.

Obrigado pela dica!

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

De nada... tenho todo o interesse em que isso funcione. smiley

Eu hoje comecei a desenhar a minha. Acho que vou por uma placa com o processador, os sensores que preciso lá colocados e não sei se prepare já para a medição de potência... como vou só precisar duma dessas, talvez não valha a pena, né?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

De nada... tenho todo o interesse em que isso funcione. smiley

Eu hoje comecei a desenhar a minha. Acho que vou por uma placa com o processador, os sensores que preciso lá colocados e não sei se prepare já para a medição de potência... como vou só precisar duma dessas, talvez não valha a pena, né?

Desistiu do Arduino Pro Mini?

Quando você diz que vai colocar os sensores da placa, quer dizer que vai colocar fisicamente, ou vai colocar os conectores para ela?

A medição de potência seria da própria placa? Para medir o consumo do sistema? Não entendi essa parte...

Mas acho que vale a pena colocar tudo na placa que pode ser possível utilizar. Até porque a ideia é mandar fazer as placas todas de uma vez, então o melhor é ter a placa o mais genérica possível, ao meu ver. Foi até por isso que colocei uma barra de pinos ao invés de conectores para os botões, pois assim tenho mais liberdade. Agora acabei de pensar que posso fazer um shield só com conectores para os botões, sensores, etc, aí fico com o melhor dos dois mundos (muitas possibilidades e conexões simples / fáceis).

Essa ideia de shield do Arduino é realmente muito boa smiley-grin.
« Last Edit: June 29, 2013, 04:20:20 pm by LegendBR » Logged

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Mais ou menos... tens alguma razão quando dizes que o pro mini é minúsculo... e ainda teria de adicionar mais cenas. Fica mais simples colocar lá o chip e poder dar a volta a outras limitacões, como por exemplo utilizar o cristal para um relógio de tempo real.

Os sensores ainda estou a ver... eu vou querer medir temperatura em todas as localizacões. Então sou capaz de adicionar um desses DS18B20 (ou DS1620??) na placa mesmo.
Mas depois também quero ter a possibilidade para:

- medir pulsos. Posso medir a corrente eléctrica consumida com os pulsos que o contador dá num ledzinho. Ou, posso medir caudais (e consumo de água ou gás) com pulsos através dum caudalímetro.
- humidade do solo (isto é analógico, creio).
- humidade (um desses sensores que mede humidade e temperatura).
- Luz, também analógico.
- temperatura em sítios especificos... para isto, teria de usar um desses DS18B20 com uma caixa metálica para serem à prova de água.
- Gas (um dos objectivos na cozinha é medir se há uma fuga de gás no fogão...)

Então, a minha placa terá o sensor de temperatura embutido na placa. Um problema óbvio é que também vou medir o calor da placa... e como tenho de rectificar 5V para 3,3V, vai existir dissipacão... mas pronto, terei de viver com isso, creio.
Outro problema óbvio será o formato dos shields... já que a placa será um tanto ou quanto pequena.

Medicão de potência eléctrica... com um destes:
http://www.ebay.co.uk/itm/SCT-013-015-15A-Non-invasive-AC-current-sensor-Split-Core-Current-Transformer-l/281117603942?_trksid=p2045573.m2042&_trkparms=aid%3D111000%26algo%3DREC.CURRENT%26ao%3D1%26asc%3D27%26meid%3D8727927870434414180%26pid%3D100033%26prg%3D1011%26rk%3D1%26sd%3D281117603942%26

Já que o meu objectivo é ver monitorizar a energia pela casa, tenho de monitorizar a entrada de energia também. Mas talvez não valha a pena adicionar isto a todas as placas, desde que os pinos da placa fiquem alinhados, posso fazer um shield com uma veroboard.

Colocando tudo em perspectiva... fico a pensar se não é mais simples pegar em veroboard e fazer cada shield à medida da aplicacão. É esse o meu problema até agora.

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Sua ideia é imbutir as placas na parede ou as deixar a vista mesmo? Porque se forem ficar imbutidas, esse sensor de temperatura não deve pegar bem a temperatura do ambiente.

Se quiser aproveitar minha PCB e fazer somente shields para ela, fique a vontade smiley. Depois posto o arquivo eagle, quando tiver chegado em um design final. Vou até adicionar o espaço para ser possível adicionar um cristal de 32 kHz para o RTC (desde que você me diga qual a grande vantagem de ter um RTC no Arduino xD).

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

É mesmo deixar à "vista"... como vou usar rádio e um carregador de telemóvel para as alimentar, embutir na parede não dá mesmo.

O interesse também é o de medir a temperatura pela casa sem ser num sítio específico. Ou seja, colocar várias placas pela casa para ter uma ideia do calor que anda por lá e conjugar isso com o consumo de electricidade e gás. Então seria coisa para cerca de um ano, obter todos esses dados. Estou a ponderar uma estacão meteorológica e essa sim ficaria sempre ligada.

No final a placa ficará muito similar a esta:

http://jeelabs.com/products/jeenode

Mas agora falando entre nós... haverá interesse num shield para um destes chips de rádio? Outra das opcões de criar apenas um shield para arduino (aqui teria de ser um nano ou Uno/2009) é mesmo haver uma possibilidade (não imagino o quão remota será) de poder fabricar e vender estes shields para rádio. Então ainda estou um pouco sem saber para onde ir com isto...

Pages: 1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 30   Go Up
Jump to: