Go Down

Topic: Automação residencial em módulos (Read 76 times) previous topic - next topic

zurgbr

@zurgbr

Importas-te de criar um novo tópico para a tua questão? Está visto que é um problema de programação, logo confunde menos se criares uma thread só para o teu problema. ;)

Consegui resolver graças a vocês..
dei uma esfriada na cabeça e saiu..
pegueia  a dica do LegendBR e deu certo..

to doido pra ver esse projeto sair do forum.. :P :D :)

LegendBR

Vi esse link e aparentemente fazer um relé de estado sólido não é tão complicado utilizando um TRIAC. E o consumo de corrente cai para somente o do MOC3021, que será de 50 mA, diminuindo drasticamente a corrente para cada módulo.

Já comprei uns componentes para testar, imagino que a segurança do TRIAC seria a mesma do relé, correto? E a questão de dissipação de calor, será que é preciso deixar o TRIAC deitado mesmo, ou dá para deixá-lo em pé mesmo, para aproveitar espaço na PCB?

Eu em tempos... há 10 anos atrás. Usei um desses MOCs com um TRIAC para controlar uma máquina de café. Tinha uma lâmpada, uma caldeira e duas bombas. Na altura coloquei os TRIACs virados de costas uns para os outros e um dissipador entre eles. Infelizmente não tenho fotos comigo aqui. Estão em Portugal. :(

Dimming com triacs é uma possibilidade... mas tem de ser com o MOC sem detecção de passagem por zero para funcionar bem. No entanto, nota que isso traz uns harmónicos chatos para a rede. Daí que fazer isso com LEDs e transistores é muito melhor... e mais seguro.

Mas uma máquina de café tem muito mais potência do que as lâmpadas que irei controlar, que serão todas eletrônicas, com no máximo 120 W, considerando 3 de 40 W, dando pouco mais do que 1 A. Será que precisa de dissipador de calor?

Pelos datasheets e informações que andei lendo dos TRIACs, a potência dissipada é da ordem de 1 W, parece que não depende muito da corrente, não é? Ou estou enganado?

De qualquer forma, vou ter as duas opções, relés e TRIACs, então se tiver alguma utilização que eu me sinta mais confortável com o relé (como acionar uma bomba, por exemplo), tenho a opção.

@mardden

Como disse o bubulindo, dimmer com transistor com lâmpadas de LEDs é mais interessante e mais simples. Para fazer dimmer com TRIAC você tem que utilizar um MOC para detectar quando a rede passa por zero, tem que utilizar o pino 2 por conta do interruptor (e já estou utilizando o pino 2 para o RS485)... então vai com transistor mesmo.

zurgbr

Bom dia galera.
LegendBR,
Já sabe como vai fezer o controle do seu sistema(html, osc)?
o html fiz um mixuruca aqui mas funcionou legal.
agora vou testar o OSC, mas queria implantar os dois..
só que eu acho que o código vai ficar muito grande.
no html vou usar o get..
o osc acho que usa get também, pois ele envia ip, porta, comando, e valor..
mas ele permite uma retorno, onde se eu ligar pelo botão, ele me mostra na tela qual luz foi acionada.
coisa que no html eu teria que fazer dois comando. mostrar 1 botão se estado =1 e outro botão se estado =0.
se você já chegou por aqui da uma luz ai pragente.. ;)

LegendBR

Cheguei a pensar em fazer uma página em HTML5 (quero uma interface mais bonita, e talz), mas depois acabei desistindo e vou desenvolver um app para Android mesmo, que possa controlar pelo tablet ou pelo celular, estando em casa ou fora.

Ainda estou começando o desenvolvimento, mas minha ideia é utilizar o mesmo protocolo de comunicação que vou utilizar entre os nós, através de um GET mesmo. Mas ainda não testei, então não sei se vai funcionar bem (deve funcionar, mas...).

Para ser sincero, estou pensando até em contratar alguém para desenvolver essa parte da WEB. Tem muita possibilidade, tem a parte de segurança, parte gráfica... não sei se vale a pena eu me desgastar tanto com essa parte.

zurgbr

eu quero fazer um login para a pagina..
quero ter o web tbm, caso o app tenha algum problema, baterias, 3g, rede da operadora..
nunca se sabe..
vou fazer metodo get também. ja consegui fazer o html  e o físico,  agora falta o app..
terminando o app, eu vou tentar integrar os tres planos..
depois que eu fizer o app eu posto resultados.
:smiley-mr-green:

mardden

zurgbr, você tem um bom desafio ai :D
Para acessar via internet o seu sistema de automação, o ideal é que seja com criptografia.
Enviar senha em texto plano não é seguro.

Uma dica é tentar implementar (via http) algo parecido como o protocolo chap (http://www.ietf.org/rfc/rfc1994.txt)

Basicamente seria:
pré-requisito:
um algoritmo de hash
um algoritmo de número randômico
cliente com senha "x"
servidor Arduino com a mesma senha "x" do cliente

- quando o cliente enviar uma solicitação de "login";
- o servidor retorna uma "string aleatória"***;
- o cliente concatena a "string aleatória" com a solicitação desejada, faz um hash e envia para o servidor;
- o servidor recebe o hash do cliente, faz o hash da "string aleatória" com as opções predefinidas (acender/apagar lâmpada X, etc), compara e executa a ação solicitada.

***a string aleatória é somada a solicitação em texto plano e feito o hash. essa string deve ser diferente a cada conexão.

Ainda não cheguei nessa parte do meu projeto. Mas se eu não usar um linux com apache+php+ssl e arduino master na usb ou ethernet (ponto-a-ponto), tentarei fazer algum como descrevi acima.

zurgbr

zurgbr, você tem um bom desafio ai :D
Para acessar via internet o seu sistema de automação, o ideal é que seja com criptografia.
Enviar senha em texto plano não é seguro.

Uma dica é tentar implementar (via http) algo parecido como o protocolo chap (http://www.ietf.org/rfc/rfc1994.txt)

Basicamente seria:
pré-requisito:
um algoritmo de hash
um algoritmo de número randômico
cliente com senha "x"
servidor Arduino com a mesma senha "x" do cliente

- quando o cliente enviar uma solicitação de "login";
- o servidor retorna uma "string aleatória"***;
- o cliente concatena a "string aleatória" com a solicitação desejada, faz um hash e envia para o servidor;
- o servidor recebe o hash do cliente, faz o hash da "string aleatória" com as opções predefinidas (acender/apagar lâmpada X, etc), compara e executa a ação solicitada.

***a string aleatória é somada a solicitação em texto plano e feito o hash. essa string deve ser diferente a cada conexão.

Ainda não cheguei nessa parte do meu projeto. Mas se eu não usar um linux com apache+php+ssl e arduino master na usb ou ethernet (ponto-a-ponto), tentarei fazer algum como descrevi acima.

ai eu penso..  :smiley-roll-sweat: :smiley-roll-sweat: :smiley-roll-sweat:

colocar senha em texto plano eu sei qur não é seguro..
mas evita que alguem entre no ip e começe a ligar e desligar luzes né, aqueles amigos que querem brincar com a nossa cara.. :D

LegendBR

É, vou contratar um web designer mesmo, está decidido :smiley-yell:.

Se conhecer alguém que faça um preço bom aqui em AJU, mardden, pode me indicar. Tenho um raspberry pi que pode servir de servidor para a página web.

bubulindo

tenho ideia que vocês podem ver o mac address do cliente no shield ethernet. podem filtrar tudo por mac address se der.

É por estas e por outras que eu não me meto numa coisa dessas. Visualizar, tudo bem... comandos na rede local também, algo mais está fora de questão.
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

LegendBR

Filtro de mac não é tão seguro assim... eu também achava que era, até ler que como é muito fácil para um hacker copiar um endereço MAC, não vale muito a pena. Entre não ter nenhuma segurança e ter um filtro de MAC, lógico que o segundo é melhor, mas aí você também começa a ter problemas de muita rigidez no sistema: a ideia de ter uma pagina WEB ou similar é conseguir acessar de qualquer lugar, mesmo que seu celular/tablet não esteja disponível (bateria, falta de sinal, etc.).

Mas acredito que não seja nada muito complicado não. De qualquer forma eu já teria um servidor web funcionando em casa (raspberry pi rocks!), então criar um sistema seguro não deve ser tão complexo assim, para quem já conhece não tem muita bronca.

Tenho uns conhecidos que já mexeram com PHP e etc., acho que vou pagar uma cerveja para um deles mesmo e resolver esse problema :smiley-yell:.

zurgbr

Filtro de mac não é tão seguro assim... eu também achava que era, até ler que como é muito fácil para um hacker copiar um endereço MAC, não vale muito a pena. Entre não ter nenhuma segurança e ter um filtro de MAC, lógico que o segundo é melhor, mas aí você também começa a ter problemas de muita rigidez no sistema: a ideia de ter uma pagina WEB ou similar é conseguir acessar de qualquer lugar, mesmo que seu celular/tablet não esteja disponível (bateria, falta de sinal, etc.).

Mas acredito que não seja nada muito complicado não. De qualquer forma eu já teria um servidor web funcionando em casa (raspberry pi rocks!), então criar um sistema seguro não deve ser tão complexo assim, para quem já conhece não tem muita bronca.

Tenho uns conhecidos que já mexeram com PHP e etc., acho que vou pagar uma cerveja para um deles mesmo e resolver esse problema :smiley-yell:.

mas se for pensar em hyper segurança..
não saio de casa, não entro no face, não uso internet, e fico com o interruptores comuns..
Confere?

mardden

bubulindo,

Filtro por mac só vai funcionar se estiver no mesmo barramento, ou seja, na rede interna. passou por um roteador o endereço mac não é propagado.
Além de clonar mac é muito simples e não precisa ser hacker. exemplo: no próprio arduino+ethernet a gente diz qual o mac que ele vai responder ;)

LegendBR,

Estou fazendo um projetinho com uns colegas e o raspberry pi entrou no meio para ser o servidor apache+php. Infelizmente a performance dele foi sofrível,
é muito lento. Eu ainda não peguei ele para fazer mais otimizações, mas a pessoal que ficou responsável por instalar/configurar/testar tem um bom
conhecimento na área. No geral o raspberry é bom para processamento de vídeo.

Talvez esse cara seja mais interessante:
http://www.udoo.org/features/  (4x processamento do raspberry + arduino uno).

LegendBR

@zurgbr

Se for só para acender/apagar lâmpadas, concordo que não teria problema utilizar uma segurança mais simples. Mas se tiver outras coisas envolvidas (alarme, controle de acesso, etc.), segurança nunca é demais. E é possível fazer algo com segurança sem tanto problema assim, página de login existe em todo lugar.

@mardden

Eu já vi uma discussão sobre isso, que o rpi com o apache ficava lento, mas o problema foi a instalação do apache, quando o cara mudou a versão ou alguma opção do apache, ele funcionou normalmente.

Existem outras opções de servidores php mais leves também, que funciona sem problema. Eu já instalei um e funcionou bem, para coisas pequenas. E como o servidor não vai ser muito carregado, dá para arriscar.

Esse udoo é interessante! Mas ainda está em pre-order e eu não tenho 3 em casa, como é o caso do rpi xD.

bubulindo

bubulindo,

Filtro por mac só vai funcionar se estiver no mesmo barramento, ou seja, na rede interna. passou por um roteador o endereço mac não é propagado.
Além de clonar mac é muito simples e não precisa ser hacker. exemplo: no próprio arduino+ethernet a gente diz qual o mac que ele vai responder ;)

Bem visto...
Sabes como mudar o mac address do teu computador? Ou achas que as pessoas colocam um Arduino a tentar penetrar em redes?

Em todo o caso, o pormenor do roteador escapou-me.

mas se for pensar em hyper segurança..
não saio de casa, não entro no face, não uso internet, e fico com o interruptores comuns..
Confere?

Há segurança e segurança... Eu não vejo valor em poder ligar e desligar interruptores pela net. Daí não ver interesse em colocar a minha casa online. Da mesma forma que existem vírus a atacar PLCs... com a explosão do Arduino, certamente que haverá interessados em ver o que se passa.

Eu costumo ler o blog desert-home.com e ele refere que já lhe apareceram clientes estranhos nos seus arduinos ligados à net. É tudo uma questão de compromisso. Para mim não vale a pena. Para vocês vale.
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

mardden

Bem visto...
Sabes como mudar o mac address do teu computador? Ou achas que as pessoas colocam um Arduino a tentar penetrar em redes?

Em todo o caso, o pormenor do roteador escapou-me.

Eu citei o arduino exemplificando a simplicidade de mudar um mac address de um hardware, nesse caso o arduino.
Para mudar o mac address de um computador pode ser via BIOS  (alguns computadores Dell tem essa opção),
pode ser via software do fabricante da placa de rede ou placa base (no caso de ethernet onboard) quando disponível ou
se nenhuma dessas opções existirem pode ser via sistema operacional. No linux podemos usar o comando "ifconfig" ou editar
o arquivo "/etc/network/interfaces" nas distribuições Debian like* e "/etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0" nas distribuições
RedHat like*.

[/quote]

Eu costumo ler o blog desert-home.com e ele refere que já lhe apareceram clientes estranhos nos seus arduinos ligados à net. É tudo uma questão de compromisso. Para mim não vale a pena. Para vocês vale.

Boa dica de site. Colocar o sistema de automação na net pra mim será basicamente para ver câmeras, status do alarme e talvez servidor de arquivo (minha própria nuvenzinha  :) ). Por isso devo usar um computador x86 como servidor.

Go Up