Pages: 1 ... 20 21 [22] 23 24 ... 30   Go Down
Author Topic: Automação residencial em módulos  (Read 64580 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Não sei... tentei pesquisar alguma coisa no Google, mas nem sei o que pesquisar, rs. Mas só funciona dessa forma, se usar o segundo nó como 11, 21, 31, etc, não funciona. Mas se usar 011, 021, 031, etc., funciona perfeitamente.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Já alguém tinha visto isto?

http://www.kickstarter.com/projects/microduino/microduino-arduino-in-your-pocket-small-stackable?ref=category

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Interessante, mas sai mais caro do que o ATMega328P ou o Arduino Mini Pro smiley-razz.

bubulindo, estava pesquisando sobre bibliotecas para o nRF24L01+ e descobri este blog: http://maniacalbits.blogspot.com.br/2013/04/new-rf24-driver-release-fork.html

O autor deu uma melhorada na biblioteca do maniacbug, inclusive ele fala no powerdown() no método write() que você tinha falado. Tenta substituir o driver para ver no que dá. Nos meus testes, parece funcionar melhor. Depois vou desenvolver uma biblioteca para network nos moldes da RF24Network (não uso esta porque algumas coisas não entendo como ela faz, então vou tentar fazer a minha mesmo xD).

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Sim, é até bem mais caro... mas é um conceito engracado de "empilhar" placas.

Pois... dá para ver que ele meteu bem mais tempo a corrigir bugs que o autor original.
O que me chateia na biblioteca é que os exemplos parecem funcionar bem... mas a partir do momento que usas a biblioteca para algo funcional aquilo não funciona de maneira alguma.
Algo que também é dito é que existem vários delays no código que foram removidos... eu acho que esses delays eram utéis também para manter os exemplos funcionais.

Mas pronto, pelo menos este problema parece estar resolvido, hein? smiley Com um pouco de sorte ele tirou aquelas strings todas e printfs que não estavam a fazer nada.

Quanto a usar a network... eu não me parece que vá precisar disso... mas é um desafio engracado.

Neste momento, por motivos profissionais o meu projectinho caseiro vai de novo para a gaveta. smiley-sad

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Continuam algumas strings e printfs, mas acho que somente em métodos específicos, como printDetails().

No seu caso, que os nós só responderão quando perguntados e estão ao alcance do master, realmente uma mais complexa não é necessária. Mas no meu, que além de não estarem todos ao alcance do master, vou mudar a forma de comunicação dos nós: os nós que têm interruptores vão reportar para o master mudanças de estado quando elas acontecerem, e não somente responder. Isso evita tráfego desnecessário, uma vez que a maior parte do tempo não haverá nada a ser feito e nenhuma mudança será realizada.

Já consegui fazer em pequena escala (master questiona o nó 2 através do nó 1), mas fazer um algoritmo genérico é um desafio legal smiley-grin.

Newbie
*
View Profile

Olá a todos,

Venho acompanhando a algum tempo este tópico e estou também tentando criar algumas coisas de automação. Vou seguindo a mesma idéia de utilizar módulos sem fio mas ter uma central utilizando o Raspberry Pi. Atualmente já tenho um sistema Z-wave em casa que pretendo trocar.
    Respondendo ao bubulindo, existe este outro projeto de arduino pequeno http://tiny-circuits.com/

Abraço

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

Ao fim ao cabo é tudo a mesma coisa.Uns maiores, quadrados, retangulares mas todos sao XXXduinos
È so um facing em termos de placa.Esses que indicas até sao um pouco caros.Nao duvido do ponto de vista pratico de tamanho, mas para usar uma breadboard ou testar circuitos nao me parece ser la muito indicado pois deve ser giro tentar encaixar isso numa furaçao de breadboard.
Sou mais apologista em usar o arduino (ou clones ) com as ligaçoes disponiveis ao comum utilizador

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Olá a todos,

Venho acompanhando a algum tempo este tópico e estou também tentando criar algumas coisas de automação. Vou seguindo a mesma idéia de utilizar módulos sem fio mas ter uma central utilizando o Raspberry Pi. Atualmente já tenho um sistema Z-wave em casa que pretendo trocar.
    Respondendo ao bubulindo, existe este outro projeto de arduino pequeno http://tiny-circuits.com/

Abraço

Bem vindo ao clube smiley.

Que mal lhe pergunte, por que você quer trocar o seu Z-Wave? Não conheço o sistema, mas imagino que por ser profissional ele funciona muito bem.

Com seu post lembrei do aluno da minha esposa, que falou que trabalhava com automação, e quando ela disse que eu também estava desenvolvendo um sistema de automação ele respondeu: "ah, professora mas não é esse negócio de arduino não, é profissional!". Não soube se ria ou ficava com raiva smiley-yell.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Ao fim ao cabo é tudo a mesma coisa.Uns maiores, quadrados, retangulares mas todos sao XXXduinos
È so um facing em termos de placa.Esses que indicas até sao um pouco caros.Nao duvido do ponto de vista pratico de tamanho, mas para usar uma breadboard ou testar circuitos nao me parece ser la muito indicado pois deve ser giro tentar encaixar isso numa furaçao de breadboard.
Sou mais apologista em usar o arduino (ou clones ) com as ligaçoes disponiveis ao comum utilizador

Eu acho que estes Arduinos são virados mais para o produto final do que para desenvolvimento... para desenvolver são bué chatos. O mesmo se passa com os projectos da LadyAda, tipo o Flora. Aquilo não é virado para desenvolvimento, mas para o utilizador final. No entanto, admito que o preco é proibitivo... nota também que alguns dos ligadores que se vë nestas placas são carotes... ao contrário dos pinos maquinados do Arduino original.

Que mal lhe pergunte, por que você quer trocar o seu Z-Wave? Não conheço o sistema, mas imagino que por ser profissional ele funciona muito bem.
Por acaso ia perguntar o mesmo... eu vi esse sistema Z-wave e acho que já há quem consiga ligar um raspberry pi a ele...

Quanto ao aluno da tua esposa... ele tem razão. O Arduino não é profissional, mas só alguém muito burro é que não vê as potencialidades e facilidades que a ferramenta proporciona. Nota por exemplo, isto do nRF24... bater código para fazer a biblioteca não é impossível, mas demora bem mais que pegar numa biblioteca, estudar e melhorar ou alterar para servir o nosso propósito melhor.
Se a NASA os usa... é porque eles servem para algo:

http://www.engadget.com/2013/02/21/arduino-nasa/

E isto demonstra as potencialidades do Arduino... é uma ferramenta que permite provar conceitos ou testar solucões de forma extremamente rápida e com um custo baixo. Coisa que no passado não era assim pois havia sempre programadores envolvidos, compiladores de milhares de dólares, etc, etc... e provar um conceito era quase decidir sobre a plataforma que se ia usar. Com o Arduino isso não é preciso e uma vez provado o conceito, o trabalho de engenharia reversa nas bibliotecas para melhorar o funcionamento é menor que todo o desenvolvimento inicial. Foi isto que tu fizeste... mesmo em termos de hardware, estás a modificar a base do Arduino (que é do mais básico que existe) para servir o teu propósito. No fundo estás a construir sobre o trabalho dos outros... há quem chame a isto ciência.

Nota, e isto é algo que já assisti, muitos engenheiros electrotécnicos são contra o Arduino... Ou porque dizem que aquilo é legos e não é engenharia a sério ou por arrogância e julgarem-se os únicos que sabem programar microcontroladores. E falham em perceber o objectivo do projecto e porque é que tem tanto êxito.
Tive um que trabalha como freelancer que odeia aquilo... porque diz que lhe tira trabalho... LOL Eh pá, sério?? Se alguém se mete a fazer algo com o Arduino é em parte porque é caro demais fazer algo simples e em parte porque quer o desafio de fazer algo. Não há cá empregos perdidos por isto.

Engracado que ontem li um blog dum professor a falar disto e ele é outro que não percebe o propósito do Arduino.

http://www.hastac.org/blogs/zuofu/anti-arduino-why-i-will-never-teach-arduino-my-embedded-systems-class

Note-se, se um filho meu estivesse a estudar Engenharia electrotécnica e lhe metessem um Arduino com bootloader e bibliotecas para usar nos projectos da Universidade, o professor ia levar umas lambadas bem assentes no focinho.

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Na verdade o que achei engraçado foi a ignorância e arrogância dele mesmo. Minha esposa nunca falou em arduino, mas quando ele ouviu falar que alguém estava fazendo um sistema de automação, imaginou que seria algo bem amador e simples, tipo controlar UMA lâmpada com arduino pela internet, ou algo do tipo. Não pensou que alguém poderia desenvolver em casa um sistema que fizesse tudo que o sistema comercial que ele representa e só utiliza uma IDE simples para configurar. Enfim, fiquei com sentimentos confusos com relação ao indivíduo, ainda bem que não o conheci, hehehe xD.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Será que a tua mulher o pode filmar quando mostrar um vídeo do teu sistema "pouco profissional".

Mas quando dizes que a tua mulher é professora dele, leva-me a crer que ele ainda está a estudar (provavelmente engenharia) e não exerce, ou exerce a profissão de engenheiro há pouco tempo. O que torna tudo bem mais simples de compreender... quando ele chegar ao mundo real e ver que pessoas sem curso de engenharia podem saber bem mais que ele de muita coisa, certamente que ele fica mais mansinho. smiley

Estava agora a pôr as notícias em dia... e vejo isto:

http://hackaday.com/2013/10/08/pokewithastick-an-arduino-programmable-web-loggerserver/

Uma coisinha destas para o meu master vinha mesmo a calhar. smiley

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

Se a NASA os usa... é porque eles servem para algo:
Falando em NASA topem os que estes camaradas estao a fazer.

http://www.kickstarter.com/projects/575960623/ardusat-your-arduino-experiment-in-space
Vai um uploadinho pro espaço?
« Last Edit: October 09, 2013, 03:28:47 am by HugoPT » Logged

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Newbie
*
View Profile

Bem vindo ao clube smiley.

Com seu post lembrei do aluno da minha esposa, que falou que trabalhava com automação, e quando ela disse que eu também estava desenvolvendo um sistema de automação ele respondeu: "ah, professora mas não é esse negócio de arduino não, é profissional!". Não soube se ria ou ficava com raiva smiley-yell.

O Z-wave é bom, existem vários dispositivos já prontos. A instalação é fácil. Mas é caro, no Brasil custa uma fortuna um módulo qualquer e está habilitada uma frequência que é utilizada nos módulos da Austrália, isto limita a algumas marcas específicas de dispositivos. Caso compre um sistema aqui, tudo é fechado pois os vendedores exigem que você faça um curso de certificação antes de venderem os módulos além de só aceitarem empresas, consumidor final nem pensar.
O sistema é profissional mas tem muita gente desenvolvendo plugins, principalmente para o controlador Vera da MicasaVerde (forum.micasaverde.com). Veja também que um novo controlador da HomeSeer é basicamente um RaspberryPi (http://store.homeseer.com/store/x-P1599.aspx).
Acredito que estes sistema profissionais não tenham surgido de alternativas e idéias muito diferentes das nossas.
Devid

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Hmmm, pois...

no Reino Unido os precos são caros... mas não é nada de proibitivo. Para ser sincero são precos que esperava de algo assim.
E pode encomendar-se pela net.

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

@bubulindo

Que nada, minha esposa é contadora, está dando aula em um curso técnico de montagem redes, essa figura só deve saber montar e configurar sistemas comerciais, hehehe.

E concordo que o arduino tem sua aplicação específica: facilitar o acesso à eletrônica à quem não têm formação para isso. Para um sistema profissional de qualidade, também concordo que a programação dos uC deve ser feita sem o layer do arduino, para otimizar recursos, energia, etc. Mas para projetos rápidos e proof-of-concept, o arduino é excelente! smiley-grin

Como engenheiro civil com conhecimento mínimo de eletrônica (Lei de Ohm xD), seria praticamente impossível para mim me meter em um projeto dessa magnitude.

@edbroni

Que o Z-wave é caro no Brasil eu já sabia (afinal, o que não é caro no Brasil? smiley-razz), mas tinha entendido que sua casa já era toda automatizada com o Z-wave, por isso não entendi porque você estava querendo automatizar com arduino (uma vez que sua casa já é automatizada).

Pages: 1 ... 20 21 [22] 23 24 ... 30   Go Up
Jump to: