Pages: 1 ... 21 22 [23] 24 25 ... 30   Go Down
Author Topic: Automação residencial em módulos  (Read 64139 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
'round the world...
Faraday Member
**
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Não é não...

Mas tenho estado a ver isso... que possibilidades posso aplicar na minha casa. smiley

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Se eu tivesse que programar o uC do zero, sem o layer do arduino, seria praticamente impossível sim, pois não teria o tempo para aprender tanta coisa a fundo xD.

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Não, acho que você não entendeu. A parte da topologia em árvore, com um nó 0 (central / master) e os outros derivando dele (1...5, 11...51, 121...521, etc.) eu entendi e estou fazendo da forma correta (nó 1 e nó 31). O problema é que para o Arduino (pelo menos nunca tinha ouvido falar nesse fato em outra linguagem) 031 != 31!

Faça o teste:

Code:
Serial.println(31);
Serial.println(031);

O resultado será:

Code:
31
25

É a primeira vez que vejo o zero a direita fazer diferença smiley-yell.

Descobri o motivo do zero à esquerda (e não à direita) fazer a diferença: quando você coloca um 0 à direita de um número, significa que está representando o número no sistema octal. Olhando a biblioteca do RF24Network que descobri, e realmente, se o número não for escrito na base octal, dá problema mesmo.

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

bubulindo, nos seus testes você colocou um capacitor para decoupling? Os resultados que obtive com esse capacitor foram bem melhores do que sem.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Viva,

Não. Nos meus testes liguei o nRF saído da caixa ao meu nano e 2009.
Ainda pensei em fazer isso, para ser sincero, mas deparei-me com um pequeno problema... os únicos condensadores que tinha em casa eram de pF para ligar cristais. LOL

Mas com a mudanca, etc... ainda vai demorar um bocado a ajeitar o meu canto das electrónicas. smiley-sad

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Estive ontem em uma loja de material de construção e vi uma torneira que achei o máximo. Ela liga e desliga com um toque! Como no vídeo abaixo:

Na hora pensei "com o CapacitiveSense é mole fazer isso!". A torneira é de metal, fazer funcionar é muito simples. Já estou encomendando umas eletroválvulas para fazer uns sistemas como esse, achei muito bem bolado smiley-grin.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

No que toca à automatizacão do lavatório a "inovacão" que eu quero fazer é uma cena que vi no Japão vai para uns 4 anos atrás.

Basicamente o lava mãos estava embutido em cima do tanque do autoclismo. Ou seja, depois de fazer a necessidade, descarregas o autoclismo e o sistema abre uma válvula que abre a torneira do lava mãos. para poderes lavar as mãos e a água vai para dentro do tanque do autoclismo.

Assim a água que usas para descarregar a sanita serviu para lavar as mãos da vez anterior que a sanita foi usada.
Não faco ideia qual é a poupanca em água que uma cena dessas proporciona, mas não deixa de ser uma automatizacão verde para a casa.

Já que se falou em Z-wave no outro dia...

http://hackaday.com/2013/10/13/raspi-z-wave-automation-is-automated/
« Last Edit: October 13, 2013, 10:46:49 pm by bubulindo » Logged

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Essa "automação" também vou fazer, mas de outra forma: na minha casa tem um poço, e vou utilizar a água deste poço para usos menos nobres, como caixa de descarga (tanque de autoclismo, pelo o que entendi) e lavar piso. Ea água de chuveiro, pia, etc., ao invés de mandar para reda de esgoto, vou fazer um tratamento básico e utilizar para irrigar as plantas da casa. Essa água vai ser naturalmente filtrada pelo solo, voltando para o poço, sendo então aproveitada para usos menos nobres.

Newbie
*
View Profile

Pelo que vi todos pensam em instalar os módulos no interruptor. Pensei em colocá-los junto à lâmpada por ter o fio de fase e não precisar passar outro até o interruptor. Como não testei ainda os nrf24l01, seria muita interferência colocá-los próximo a um reator de lâmpada fluorescente???

Abraços

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Uma rápida atualização: chegaram os nRF24L01+ smiley-grin. Foto em anexo.

Para não perder o post: tentei fazer a torneira sensível ao toque. Os testes estavam indo bem, até tentar sair do teste e colocar a torneira para funcionar, rs. Acho que o problema foi a fiação AC próximo ao fio do sensor capacitivo. Comprei uma válvula 12vcc para ver se resolve o problema.

@edbroni: acho que o nRF24L01+ não tem problema com o reator não, mas só testando para ter certeza.

* IMG_20131029_215710.jpg (2087.63 KB, 3264x2448 - viewed 102 times.)

Brasília - DF - Brazil
Sr. Member
View Profile

50 RFs???

Por curiosidade, quanto pagou?

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

50 RFs???

Por curiosidade, quanto pagou?

60 dólares + R$ 13 de impostos (uma hora a receita ia me pegar, hehehe).

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Mesmo assim é um bom preco.

Tenho de pegar no meu projecto de novo, decidi arranjar uns Nano em vez de ter de lidar com a fonte de alimentacão em placas desenhadas por mim e por ter a facilidade de ter USB.

Depois seria fixe meteres aqui os teus resultados com uma rede tão grande.
Vais ter apenas um Master? Ou rede distribuída? Tipo master de comunicacão com o exterior, master para IO, etc, etc...?

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Na verdade foram 54 dólares, (um pouco) melhor ainda, hehehe.

Também não quero ter que mexer com fonte de alimentação (pelo menos não feita por mim), então comprei uns módulos LM2596 para fazer a conversão 12v -> 3,3v. Testei um módulo destes com o ATMega328P e o nRF24L01+, funcionou perfeitamente. Só esqueci de medir o rendimento do mesmo.

A ideia inicial é ter apenas um módulo master, conectado à rede. IO será feito por cada nó escravo, reportando quando houver mudança para o master. Com o nRF24L01+ as coisas ficam um pouco mais simples do que seria com o RS-485. Por exemplo, no RS-485 os nós escravos SÓ responderiam comandos quando questionados. Dessa forma, o nó master teria que questionar todos os nós o tempo todo, para ficar sempre atualizado. Com o nRF24L01+, os escravos podem reportar uma mudança de estado logo após a mesma ocorrer, sem precisar ser questionado pelo master. Com o RS-485, isso poderia atrapalhar a comunicação entre os nós, uma vez que a via de comunicação é uma só.

Pode deixar que posto os resultados da rede assim que tiver algum!
« Last Edit: October 30, 2013, 11:01:58 am by LegendBR » Logged

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

O problema é que o master tem de estar a ouvir...

E o problema maior, se criares uma topologia em árvore, um nó intermédio tem de ouvir do nível de baixo e falar para o nível de cima. Daí o meu interesse em ver como resolves esse problema. smiley

Pages: 1 ... 21 22 [23] 24 25 ... 30   Go Up
Jump to: