Pages: 1 ... 28 29 [30]   Go Down
Author Topic: Automação residencial em módulos  (Read 68851 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
God Member
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá Hugo,

Quanto a livraria, pensei em fazer o mesmo que você, li muitos posts e tutoriais e o datasheet, mas me deparei com o problema "tempo para pesquisar" e limitações em termos de conhecimento (meto-me em uma área que não tenho qualquer intrução), só que já perdi mais tempo tentando fazer a coisa funcionar do que usaria escrevendo o código quase do zero.

Verificarei também no canal 1, minha melhor taxa de sucesso foi bi canal 97 e 120 (mas por dedução, agora que você citou as variáveis tenho melhor noção de onde buscar referências para os parâmetros necessários). Foi o que você disse antes, muitos equipamentos funcionam em 2.4GHz o que torna ainda mais difícil as coisas para os leigos.

Bons estudos e evolução por ai também! E muito obrigado!

God Member
View Profile

Olá novamente rs

Não consegui me segurar e fiz um teste rápido com a lib do Greg, não foi bem...

Voltei ao meu código frankenstein, removi o powerDown e testei alguns canais, mas por aqui nos canais baixos parece bem interditados, contava com um "ping" de 60 e tantos com perda de muitos pacotes...

O melhor canal, por enquanto, é o 112, anexo os logs e uma foto dos três inos que estou usando para os testes.

Uma das falhas ocorreu em 307000 millis (vejam o anexo), ocorreu erro em ambos os lados, mas o pacote foi recebido pelo node 1. Meu código é parecido com o pingpair, assim que eu revisar posso postar aqui (neste momento dá até vergonha de mostrar de tão bagunçado que esta  smiley-zipper

Tendo mais resultados posto aqui, depois vejo os códigos do Hugo, pois apesar da curiosidade, preciso mesmo dormir  smiley-sweat

Até logo mais e bom desenvolvimento pra vocês =)

* placas.jpg (580.87 KB, 1632x1224 - viewed 116 times.)
* Node 0 - COM7.txt (111.24 KB - downloaded 25 times.)
* Node 1 - COM5.txt (33.67 KB - downloaded 21 times.)
* Node 2 - COM4.txt (33.55 KB - downloaded 24 times.)

aracaju/se
Jr. Member
**
View Profile

Fala pessoal, os ci's QT1070 (qtouch) chegaram.

Fiz um teste rápido com arduino uno mesmo e funcionou muito bem. Testei com dois sensores touch e até onde usei são perfeitos. Estou usando no modo standalone, nesse modo ele tem 5 sensores.

Meu problema:

Alguém já fez o arduino standalone com o Atmega328 em encapsulamento tqfp? Na primeira placa que fiz estou tendo problema pra gravar o firmware. Na primeira tentativa consegui ler a Flash, EEPROM e fuses. Tudo certinho, mas quando fui fazer a primeira gravação não consigo mais ler nem gravar no atmega328. Já verifiquei todas as trilhas e conexões pra ver se tinha algum curto e não encontrei nada.

Fiz uma segunda placa (tira teima) e coloquei apenas o atmega328 na placa e acessei ele via ISCP.
Mesmo problema da primeira placa. Li duas vezes a Flash/EEPROM/fuses. Na primeira tentativa de gravar o microcontrolador já ficou inacessível. Detalhe que nesse segundo teste eu apenas rodei o "Chip Erase". O software que estou usando é o "eXtreme Burno AVR v.1.4".

* DSC_0384.jpg (1474.93 KB, 3264x1836 - viewed 80 times.)

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

Ja tentaste usar apenas o avrdude para ver se tens comunicaçao com o chip?

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

aracaju/se
Jr. Member
**
View Profile

Ja tentaste usar apenas o avrdude para ver se tens comunicaçao com o chip?

Tentei e só me retorna isso:
avrdude.exe: Device signature = 0x000000
avrdude.exe: Yikes!  Invalid device signature.
avrdude.exe: Expected signature for ATMEGA328P is 1E 95 0F

Já tentei baixar o clock usando o -B 4 mas continua com mesmo erro. Vou tentar outro gravador. Valeu pela dica, via linha de comando dá pra ver pelo menos os logs de erro.

Portugal
Edison Member
*
View Profile

Olhando para a tua foto nao vejo onde tens o cristal?
Estas a usar o oscilador interno?
Se sim é bem provavel que ao apagares o chip estejas a rescrever os fuses para usar um cristal externo e portanto ao fazeres isso deixas de ter um oscilador disponivel

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Se sim é bem provavel que ao apagares o chip estejas a rescrever os fuses para usar um cristal externo e portanto ao fazeres isso deixas de ter um oscilador disponivel

E se a board nao estiver correctamente configurada? Os settings da board, alem de mudarem o oscilador a utilizar, alteram tambem a frequencia a que o chip corre.

Dito isto... como se desbloqueia o chip se ele estiver a olhar para um oscilador que nao existe? A mim e coisa que nao me lembra de me ter acontecido... mas pode acontecer. LOL

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

God Member
View Profile

E se a board nao estiver correctamente configurada? Os settings da board, alem de mudarem o oscilador a utilizar, alteram tambem a frequencia a que o chip corre.

Dito isto... como se desbloqueia o chip se ele estiver a olhar para um oscilador que nao existe? A mim e coisa que nao me lembra de me ter acontecido... mas pode acontecer. LOL

Se há outra forma, além de adicionar o cristal, também quero saber! =)

God Member
View Profile

Hugo,

Você evoluiu com o nRF? Não tive mais tempo de mexer com eles, em produção ainda faço "confirmação de recebimento" por causa de falhas de ack.

Fiz testes com a livraria do maniacbug ma mesma pasta do meu projeto para facilitar o debug, fiz algumas alterações propostas pelo Greg e melhorei meu entendimento sobre o funcionamento dos registradores e comportamento do chip, nos testes as coisas ficaram melhores. Ainda não esqueci de minha promessa, assim que fizer um "clean up" posto aqui os códigos.

Um dos problemas realmente era o power dow citado pelo bubulindo, outro os flushs (desvinculei das funções start/stop listening) e faço o flush do RX somente após a certeza de ter lido os dados (armazenando em um buffer para o próximo loop), parece que desta forma deixo de perder os avisos de notificação de estado (temperatura e movimento do/nos cômodos).

Próximo passo será os touch =)

Portugal
Edison Member
*
View Profile

A ser verdade que ele tinha o avr configurado para usar oscilador interno,caso a board não tenha o cristal isso explica o porque de nunca mais conseguir comunicar, já que sem oscilador ele nunca irá funcionar.
O chip deve responder pelo interface spi sempre desde que o fuse do reset não seja desactivado. Caso ele seja desactivado a única solução para voltar a por o chip funcional é usando um programador em HV (high voltage) para reactivar o fuse.
« Last Edit: April 30, 2014, 09:02:50 am by HugoPT » Logged

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Pages: 1 ... 28 29 [30]   Go Up
Jump to: