Pages: 1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 30   Go Down
Author Topic: Automação residencial em módulos  (Read 50620 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Estou no trabalho, e não tenho acesso ao youtube. Com os 2 MOhm funcionou legal? E com 1 MOhm, você chegou a testar? Será que em um vidro de 10 x 5 cm daria para colocar 6 botões? Esse estilete circular você achou aqui em AJU mesmo?

aracaju/se
Jr. Member
**
View Profile

LegendBR,

Com 2Mohms ficou bom no vidro de 4mm. 1Mohms praticamente você precisa tocar no fio. Quanto maior a resistência maior é a distância entre o dedo e o sensor para ativar o circuito.
Ex.: com 3Mohms a 1cm do vidro já ativa o led. Ajustes mais finos podem ser feitos via software.
Acho que é possível sim colocar 6 botões em 10x5cm. Vai dar um trabalhinho extra para encontrar a capacitância e valor de disparo (via resistência e software)  por que estão muito próximos.
O estilete achei na Eldorado Casa de Arte (http://www.eldoradocasadaarte.com.br/) aqui em Aju mesmo.

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Beleza, vou ver se compro os materiais para realizar uns testes.

Qual a eletronica aqui em AJU que encontro resistores de 1 MOhm e 10 MOhm?

aracaju/se
Jr. Member
**
View Profile

Resistência de 1M e 10M são muito comuns. Qualquer eletrônica no centro você encontra. lembre que aumentando a resistência aumenta a sensibilidade.
Com 10Mohms você vai transformar o interruptor num theremin smiley-grin

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

hehehehe, pode ser mesmo, mas também vou diminuir o círculo de papel alumínio, então pode acabar compensando, hehehe.

Mas qual eletrônica do centro é a melhor, que tem mais componentes? E que funcione dia de sábado.

aracaju/se
Jr. Member
**
View Profile

As melhores eletrônicas na minha opinião (estão abertas no sábado pela manhã):

Eletronica Central
R. Apulcro Mota, 609 - Centro, Aracaju - SE, 49010-230

Eletronica Nacional Ltda
R. Dep. Carlos Correia, 569 - Siqueira Campos, Aracaju - SE, 49075-120

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

@LegendBR,

Estive agora a ver as fotos e o post com mais atencão e fiquei na dúvida se a placa que montaste é a que mandaste fazer na China. Isto porque naqueles sites, eles falam em placas com duas faces e a da tua foto parece só ter um. :\
Já agora, as placas vinham furadas?

Eu acho que vou fazer um desenho similar ao teu, sem actuadores e quero saber como é o servico para fazer as placas.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

A placa que eu postei as fotos deveriam ter 2 faces. Não tem por falta de habilidade minha mesmo, hehehe. Mas os sites que eu postei da china ambos produzem com 2 ou mais camadas, já tudo furado e com solda nos furos. Ainda não recebi as PCBs, então não posso falar da qualidade, mas li coisas boas sobre esses sites, para prototipagem devem ser bons.

Depois dessa ideia dos botões touch sensitive, achei melhor transformar minhas placas de comando em algo mais parecido com um arduino, com pinos para cada porta, e utilizar conectores modu (acho que é esse o nome) mesmo. Quando tiver o novo design, posto aqui.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Ahhh, ok... então aquelas são placas caseiras. Quando receberes as placas finais, mete aqui uma foto para termos uma ideia.

Eu ontem voltei a pensar nisso (em vez de pensar activamente no firmware que vai ser a dor de cabeca)... e depois de ver os Arduino pro mini, fiquei a pensar se não seria mais barato pegar em placas dessas já feitas e só desenhar o shield para essas placas com o que quero e pronto.

Duvido que conseguisse fazer as minhas placas mais baratas que essas e elas já vêm em duas versões (3,3 e 5V). Logo estou no dilema de fazer um shield para uma placa dessas com os meus sensores e fazer breakout de pinos, ou se desenho a placa toda. O problema de desenhar a placa toda está também no facto do Eagle não dar para fazer placas muito grandes e meter o processador, terminais, socket para o chip de RF e sensores lixa um pouco o esquema.

Qual é a tua opinião?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Portugal
Edison Member
*
Tomorrow I will know a BIT more than yesterday
View Profile

Com o eagle na versao free podes desenhar ate 10cm por 10 cm com 2 layers. Se necessitares de mais procura a versao olho negro do capitao gancho smiley
O fabricante que uso para as pcbs tambem aceita esta dimensao por uns 22€ ja com portes. A ultima que fiz ficou jeitosa
O fabricante que estou a usar é elecrow.com

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

22 por uma placa de 10x10 cm?

Portugal
Edison Member
*
View Profile

22 por uma placa de 10x10 cm?
Paguei $30.2 para ser mais preciso que ronda os 22 euros mas não por uma placa, por 10 placas ou seja cada uma sai a 2,2 euros +/- o que é uma pechincha o o acabamento e super profissional.
Nem sequer me dou ao trabalho de andar a fazer as PCB's à mao como antigamente.Sinceramente acho que ja não se justifica mesmo que so necessitemos de umas 2 ou 3 placas.So uma lata de positiv20 custa uns 18 paus , mais o perclorecto, soda caustica , cuidados a ter e sorte para acertar no tempo de exposição na lâmpada de UV ...
Se formos a ver estou a comprar 1 metro quadrado de pcb 22 euros prontinhas a montar ...
O contra é estar à espera um mes.Estas ultimas ficaram me retiradas na alfândega e demoraram um pouco mais até mas libertarem, mas enfim e o país que temos por cá.
Eis o aspecto final das ultimas que fiz

* BoardGSM.jpg (360.97 KB, 931x931 - viewed 33 times.)

* GSM.jpg (794.72 KB, 2232x2214 - viewed 49 times.)
« Last Edit: June 24, 2013, 10:06:14 am by HugoPT » Logged

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

aracaju/se
Jr. Member
**
View Profile

HugoPT, parabéns!!!  Ficou show de bola.

LegendBR, com a ideia do interruptor touch meu projeto mudou completamente. Vou estudar o RS-485 para fazer os vários arduinos conversarem com o master.
Uma dúvida sobre sua lib, na comunicação o master manda a mensagem e somente assim o slave responde? Tem como o slave avisar ao master de algum evento sem o master solicitar? Assim quando alguém ligar/desligar uma lâmpada (ou sensor de alarme) o master será imediatamente avisado.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

@Hugo

Gostei particularmente do pormenor da patinha do chip do meio de fora... LOL

Portugal
Edison Member
*
View Profile

Gostei particularmente do pormenor da patinha do chip do meio de fora... LOL
Hehe isso é um fix rapido de uma falha no circuito devido a ter deixado uma label no eagle a unir umas pistas indevidamente smiley-red
As vezes por mais que observe a procura de falhas o obvio escapa me entre os olhos.
Felismente apesar do erro bastou me levantar a pata para o resolver ...

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Pages: 1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 30   Go Up
Jump to: