Automação residencial em módulos

Dá um jeitão significa que é útil.

O facto de ter uma tomada seria para poderes ligar facilmente um projecto em que estivesses a trabalhar à electricidade.

A casa é muito grande? Se calhar uma tensão mais pequena seria mais agradável para a conversão de 12V para 3,3V. Isto porque ainda são uns quantos watt de calor que vais ter de te livrar (a nõa ser que uses uma fonte comutada) e os módulos vão estar fechados dentro da parede...

Entendi o dá um jeitão desse jeito mesmo, rs.

No futuro posso até instalar alguma(s) tomada(s), mas por enquanto não.

Vou usar uma fonte chaveada (comutada) para converter de 110v para 12v, e um CI para converter de 12v para 3,3v. A amperagem necessária por módulo é baixa, não chega a 500mA, será que terei problema com aquecimento?

(12-3.3)*0,5 = 4,35 W de dissipacão...

Por enquanto estou optando por 12 V para aproveitar e alimentar as câmeras de segurança. Senão iria de 5 V mesmo.

Posso usar um LM2576 para o step-down, que tem uma eficiência declarada de 75%. Pelas minhas contas, a energia dissipada seria de 0,55 W:

Pef = 3,3 * 0,5 = 1,65 W
P = 1,65/0,75 = 2,2 W
2,2 - 1,65 = 0,55 W.

É isso mesmo, ou entendi algo errado?

Outra dúvida, a fonte chaveada (comutada) funciona sempre na mesma potência, independente da corrente que esteja sendo consumida pelos aparelhos, ou a potência declarada é a máxima?

Exemplo: uma fonte de 150 W (12 V a 12,5 A) consome sempre 150 W (mais a ineficiência), ou consumiria digamos 72 W (mais ineficiência) se a carga total em 12 V fosse de 6 A?

Acho que calculaste a potência errada... calculates a potência que o chip ia fornecer.

Eu calculei a potência que o chip ia ter de perder se for linear... o que não é o caso, logo não ligues ao que falei. Se estivesses a usar, por exemplo, um LM7805 ias ver uma potência da ordem que referi.

Não. Ela adapta o seu funcionamento consoante as necessidades do teu sistema para manter uma tensão estável. Ou seja, o que ela controla (no caso de não ter um limitador de corrente) é a tensão de saída... e será capaz de fornecer a mesma tensão de saída (e qualquer corrente que lhe seja pedida) até chegar ao seu limite de potência.

Minha conta considerando o LM2576 foi a seguinte:

Potência efetiva: 3,3 V * 0,5 = 1,65 W
Eficiência: 75 % (informação do datasheet)
Potência total: 1,65 W / 0,75 = 2,2 W
Potência dissipada (calor): 2,2 W - 1,65 W = 0,55 W

É isso mesmo?

Sim, está correcto. Como disse o meu cálculo é feito para um circuito linear como um 7805 ou até um Zener com resistência (para os sapateiros... LOL).

Boa sorte com o projecto.

LegendBR:
Acabei optando mesmo por um sistema Wireless, pois o custo não vai ser tão grande quanto em imaginava no início, é mais simples instalar tendo um sistema convencional já instalado, e se der problema na automação é simples voltar par ao sistema convencional.

Procure por x10, é a forma mais pratica de fazer isto e tem bibliotecas pro arduino!
pra que reinventar a roda?

http://albt.tripod.com/x10.htm

[]´s

Quanto a alimentaçao pela casa ja pensaste em algo por cabo UTP.Tipo alimentaçao POE(Power Over Ethernet)
Podes passar um cabo de rede para cada compartimento da casa e depois reunes todos num quadro cravando todos os cabos num patch Panel.Isto torna a instalaçao mais universal , pois podes usa-lo para as tuas brincadeiras com o arduino ou para outros fins.
As tomadas com RJ45 para embutir na parede sao vulgares e consideravelmente baratas.
Como o cabo tem 8 condutores podes dedicar 2 pares a Alimentaçao e outros 2 para fazeres a tua rede entre os nós do barramento.
Estou a falar em barramento porque se fosse eu a fazer isso faria tudo cablado e nao por RF.Os meus motivos tem a ver com menor probablidade do sistema falhar.
Podes fazer a comunicaçao em RS485.
Resumindo depois se necessitares de adicionar ou remover algo do barramento é só passar um chicote de rede nesse patch panel para a divisao da casa que queres.
Se nao usares a tomada nessa divisao podes sempre usa-la para outros fins, ligar um pc à rede, ligar uma Box satellite, Tv, Disco multimedia...
Aqui em Portugal este tipo de instalação é Obrigatorio para novas Construçoes.Tem o nome de ITED.
Na entrada da casa tens um quadro com todas essas ligaçoes.
Recentemente fiz um projecto para algo similar mas para controle de temperaturas num barramento RS485
Fiz desta forma que te falei.
Tirei umas fotos para poderes ver o que fiz.

http://arduino.cc/en/Tutorial/x10

http://www.geekcowboy.net/2010/12/transmit-and-receive-x10-commands-with.html

Quanto foi o custo para essas placas? :slight_smile:

Kotch, pensei em fazer em X10 já, mas não consegui encontrar os equipamentos para controle. Tipo, interruptores, bocais, etc. E os que "consegui" encontrar estavam com um preço alto. Agora com esses links que você postou, deu para ter uma idéia melhor, mas ainda acho que o preço da automação com X10 iria sair um tanto mais caro... sem falar na limitação de, por exemplo, em uma caixa de interruptor ter apenas um comando (pelo menos só vi desse tipo), enquanto nessa outra solução (módulos nas caixas) já vi 6 botões em um espelho só.

Ainda sobre o X10, imagino que uma limitação do mesmo seja com relação aos circuitos. Por exemplo, se eu tiver um circuito com um disjuntor para a sala, e outro circuito em um outro disjuntor para o quarto, consigo comunicar os aparelhos em circuitos diferentes (botão do quarto desligar luz da sala)? E em caso positivo, se os circuitos estiverem em fases diferentes, é possível comunicação entre os equipamentos X10? Não cheguei a me aprofundar no assunto do X10.

Hugo, achei sua solução bem interessante! Mas no caso sua idéia é ter uma outra tubulação independente por onde passariam os cabos? Porque minha idéia é utilizar a mesma tubulação da rede 110 V da casa, até para facilitar o comando das lâmpadas, receber os comandos dos botões, etc.

Gostei da sua solução, depois vou conversar com o rapaz que está desenvolvendo o projeto elétrico para perguntar se terei muita dificuldade em imbutir o cabo "de rede" junto com os cabos elétricos.

Mas independente da rede elétrica, também terei uma rede "lógica" em casa. Mas ainda estou pensando nos detalhes dela.

Quanto ao X10, a não ser que haja um aparelho que passe comandos/dados entre fases, não vejo que isso seja possível. Deve ficar tudo isolado por fase mesmo. Relativamente ao disjuntor, desde que o mesmo esteja fechado, não vejo porque é que não haveria de comunicar na mesma fase passando por dois disjuntores....

Já que tocas no assunto, nota que para utilizares o X10, tens sempre de colocar filtros na entrada da alimentacão da casa. Ou seja, no quadro eléctrico perto do disjuntor principal, tens de ter os filtros para garantir que a rede X10 fica contida dentro de tua casa. Eu suponho que seja uma filtragem nas duas direccões, mas não tenho a certeza acerca disso.

Imaginei algo do tipo. Vou deixar o X10 de lado mesmo, então. Mas valeu pela dica, kotch!

Quanto foi o custo para essas placas? smiley

Super barato, 10 placas de 5x5cm custaram me 14 dolares ja com portes, tudo graças aos amigos chineses :smiley: e um mes a espera delas.
No meu caso faço as placas no eagle e depois é so gerar os Gerber Files e mandar para eles.
A qualidade de fabrico é optima e podemos por os nossos brinquedos com aspecto profissional.Pode se tambem escolher a cor da placa.
Antes fabricava as placas em casa com o Positiv 20, mas os resultados nem sempre eram os melhores com pistas finas.
Quanto a minha sujestao esquecime que depois precisas de cabos para os atuadores :blush: o que pode significar passar mais tubagem.
Penso que o preço da soluçao que queres vai ficar caro devido a essas necessidades de passar cabos

Será que fica tão mais caro assim? Vou conversar com o projetista, para ver o que ele acha. Tem alguma problema técnico em passar o "cabo de rede" junto com os fios de energia, ou só a questão de espaço mesmo?

E depois manda uma MP (ou PM, em Portugal também falam MP? :P) com o contato desses chineses, ficou com cara profissional mesmo!

Sem segredo aqui estao os links dos fabricantes que utilizo.

Tem alguma problema técnico em passar o "cabo de rede" junto com os fios de energia, ou só a questão de espaço mesmo?

Algo que deve ser evitar. Aqui em Portugal no projecto ITED isso é expressamente proibido.
Eu tambem concordo que o seja e nunca se deve passar cabos de dados com cabos de energia no mesmo tubo.
Tenho alguns clientes que ignoram estas regras ,porque o eletrecista axou que nao era grave e podia ser feito e em alguns casos quando vem trevoada os equipamentos estoiram os chips da rede.

Nada mau...

Talvez opte por isso para as minhas plaquinhas mini que falei anteriormente.
Tens alguma sugestão para fazer a alimentacão? Tipo reduzir de 12/15V para 3,3 ou 5 sem ser um regulador linear?

A minha sugestao é um regulador comutado como por exemplo o MC33063.É mais eficaz no que diz respeito a perdas por calor.Nas minhas placas tenho o barramento a ser alimentado por uma tensao de 12V e depois em cada placa coloquei um 7805.No entanto se fosse agora nao o tinha colocado e teria posto um MC33063A em Step Down.
No meu caso não é grave porque o consumo e baixo e pouco calor produz.

O LM2576 é um desses regulador comutado? Pois o encontro mais facilmente aqui no Brasil, e sua utilização me parece mais simples.

Com relação ao cabo de rede, seriam utilizados apenas 4 fios: um par para fornecer os 12V, e outro par para o sinal RS485. Colocarei aterramento em toda a casa, e aqui em minha cidade não temos problemas com raios. Ainda assim devo ter problemas?