Agora que li um pouco mais sobre o X10, entendi um pouco melhor sobre as suas vantagens e limitações. E acho que vou ficar com o meu esquema mesmo

.
Por exemplo, pelo o que eu entendi, não tenho como controlar TV, HT, DVD, etc. via um módulo de IR, certo? Pois até onde entendi, os módulos X10 possuem comandos limitados (ligar, desligar, DIM, ligar tudo, desligar tudo...). Não tem capacidade de comandos mais complexos, certo?
Uma coisa que quero fazer em minha casa é colocar um sensor na porta de entrada. Quando alguém entrar, as luzes acendem (se estiver escuro) e um alerta é acionado. Daí se quem entrou não digitar o código para liberar (vou colocar um espelho com uns 6 botões, e o código será uma sequência desses botões), o alarme é disparado. Pensei, mas não vi como fazer isso com o X10.
Outro defeito que vi no X10 é o uso "excessivo" de pilhas. Se quiser um comando de mais de 1 grupo, certamente será necessário utilizar pilhas. Apesar de não dever consumir tanta pilha, não gosto da idéia de ter que trocar pilha para poder ligar luz...
Outra coisa é com relação às tomadas, que são no padrão americano, que está sendo substituido no Brasil.