Automação residencial em módulos

Kotch:

Kotch:

LegendBR:
É algo a se pensar mesmo... Kotch, tem como comunicar módulos X10 em fases diferentes? Ou terei que usar um arduino para cada fase?

Voce pode colocar um capacitor de 0,1 uF entre as fases envolvidas e ou bridges e ou amplificadores de sinais

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAABUgAA/x10

http://www.docstoc.com/docs/108403124/X10-How-It-Works-(X10-Works)

Agora que li um pouco mais sobre o X10, entendi um pouco melhor sobre as suas vantagens e limitações. E acho que vou ficar com o meu esquema mesmo :P.

Por exemplo, pelo o que eu entendi, não tenho como controlar TV, HT, DVD, etc. via um módulo de IR, certo? Pois até onde entendi, os módulos X10 possuem comandos limitados (ligar, desligar, DIM, ligar tudo, desligar tudo...). Não tem capacidade de comandos mais complexos, certo?

Uma coisa que quero fazer em minha casa é colocar um sensor na porta de entrada. Quando alguém entrar, as luzes acendem (se estiver escuro) e um alerta é acionado. Daí se quem entrou não digitar o código para liberar (vou colocar um espelho com uns 6 botões, e o código será uma sequência desses botões), o alarme é disparado. Pensei, mas não vi como fazer isso com o X10.

Outro defeito que vi no X10 é o uso "excessivo" de pilhas. Se quiser um comando de mais de 1 grupo, certamente será necessário utilizar pilhas. Apesar de não dever consumir tanta pilha, não gosto da idéia de ter que trocar pilha para poder ligar luz...

Outra coisa é com relação às tomadas, que são no padrão americano, que está sendo substituido no Brasil.

Viva,

O X10 a ser usado seria um complemento a outro sistema. Ou se preferires, o X10 é apenas um sistema de actuadores, não de monitorizacão e controlo como pretendes. Como dizes, e bem, o X10 apenas liga-desliga e faz dimming. Nem sequer, tanto quanto sei e me lembro, reporta o estado do actuador.

Não sabia que usavam pilhas para alimentar o X10... isso parece-me ridículo. comutar 230V com pilhas. LOL

Existem módulos X10 em todos os tipos de tomadas... na europa (Portugal, por exemplo) existem os normais de pinos redondos , no Reino Unido existem módulos com os pinos quadrados. Agora se os existem à venda e a precos acessíveis no Brasil, isso já não sei. :\

É, finalmente entendi melhor as limitações do X10. Era "bom demais para ser verdade", hehehe. Para um sistema onde não se deseja tanto controle (sensores, alarmes, etc.), é muito bom, mas quando se adicionam outros fatores, começa a complicar um pouco.

Sobre as pilhas, são os controles remotos do X10 que as utilizam. Mas no fim das contas eu teria que utilizá-los, pois gostaria de ter mais de um comando no mesmo "espelho", e só encontrei a opção dos controles remotos mesmo.

Sobre as tomadas, o Brasil há alguns anos mudou o padrão de suas tomadas. Não se encontram mais tomadas no padrão americano, anteriormente utilizado aqui. E duvido que tenha um fabricante que produza tomadas X10 no padrão brasileiro.

Para conhecimento, segue uma imagem do padrão adotado no Brasil:

Ok... mais um adaptador de tomada para o saco...

Também acho muito ruim esse monte de padrão de tomadas diferentes. A tomada brasileira é boa, segura, tem umas idéias legais (por exemplo, não é possível ligar equipamentos de 20 A em uma tomada de 10 A, pois não encaixa), mas ficar usando adaptadores é muito ruim. Deveriam fazer um padrão internacional para todas.

E se o electricista tiver colocado fios finos demais para 20A? LOL

Eu também acho que devia ser tudo igual... mas isso ia acabar ocm uma indústria inteira e se calhar há países que não estão para isso. Enfim... obrigado pelo aviso. Quando voltar ao Brasil, já sei com o que contar.

Ressuscitando o tópico, pois agora estou pensando na forma de comunicação da automação pela internet.

O que já defini até agora foi o seguinte:

  • A automação será feita através de vários módulos espalhados pela residência;
  • Os módulos se comunicarão entre si através do protocolo RS-485, em um sistema master-slave.

O master fará questionamentos sobre o status de cada slave, e esses respondem se a lâmpada está acesa, se algum botão foi pressionado, o valor de algum sensor, etc. Assim, o master está sempre "sabendo de tudo".

Agora falta uma forma de colocar estas informações em uma interface, e que essa interface possa também enviar comandos para o master. Minha ideia é utilizar o ethernet shield, porém apenas para que o master responda a questionamentos de status (lâmpadas, sensores, etc.) e receba comandos (desligar todas as lâmpadas, etc.). Não quero gerar a interface com o usuário pelo próprio arduino, pois não acho que conseguiria algo bom.

Então minha ideia e ter uma página na internet (ou um aplicativo no tablet) que faça questionamentos e envie comandos para o master, via ethernet shield. O arduino não precisa estar conectado diretamente à internet, pois pretendo hospedar a página em um webserver caseiro (com Raspberry Pi).

Alguém tem alguma idéia por onde posso começar? XD

LegendBR,

acabei de ler essa thread, tb estou pesquisando sobre automação residencial com arduino.
estou no mesmo barco, construindo e tentando projetar a automação com arduino.
vc já ouviu falar de interface OSC (open sound control)? veja esse link:

veja essa shield tb:
http://www.projetoarduino.com.br/shield-automacao-e-alarme-residencial-v4-p34

estou testando os interruptores one touch paralelo com essa shield para controlar a iluminação.
mas estou no dilema de colocar led, ai tenho pesquisado tb o pwm para controlar a dimmerização dos led.
ainda não testei, mas pelo que li, precisa mudar a frequência padrão do arduino (1000 ou 1500Hz) para 100Hz afim de evitar as piscas.

minha ideia é:
controlar iluminação com dimmer
alarme (pir, sensor magnetico embutido nas portas/janelas, camera)
rfid (para controlar template de iluminação e audio)
abolir os controles remotos de IR e ficar tudo num tablet e celular
integração de midias (video, fotos, audio)

apesar de esta na fase de pesquisa, já estou deixando uma estrutura de conduite e quadro para energia e outra para dados.
a estrutura de dados será de eletroduto rígidos de 1" passando pelo chão.

Ainda não li sobre o OSC, por enquanto estou focando em desenvolver as placas do Arduino. Minha ideia é similar a sua.

Não vou usar um shield como esse não, ao invés disso estou desenvolvendo placas de 5 x 10 cm que cabem dentro das caixas de energia. Cada placa controla 2 lâmpadas (por relés) e recebe input de 6 botões. Depois vou desenvolver outras que recebem inputs de sensores, controlam IR, etc.

Já fiz o primeiro protótipo da placa, falta soldar os componentes e testar a placa. Quando tiver pronto eu posto aqui.

ótima idéia. assim não precisa passar tantos fios pela casa pra ligar numa central.

nesse blog esse cara fez algo parecido, veja:

desse projeto só não me agradou o espelho dos botões.

você pretende usar xbee pra comunicar com os modulos?

Esse blog foi minha inspiração original mesmo, hehehe. Mas eu não queria fazer a comunicação por XBee (ficaria mais cara, não sei se teria problema de comunicação por estarem todos internos a parede, etc.), então optei por comunicação via RS-485. Vou continuar tendo que passar fios pela casa, mas serão apenas 4 fios finos: 2 para alimentação 12v, e 2 para a comunicação dos módulos. Dessa forma, o controle dos botões também fica tranquilo.

Hoje devo terminar de soldar a primeira PCI de protótipo, depois tiro uma foto e posto.

P.S.: já eu achei os botões no espelho muito bom, rs.

@LegendBR,

Já viste aqueles módulos da Nordic? Os nRF24L01. Aquilo custa cerca de 2 dólares cada um e é como uma XBee (apenas não tão simples de pôr a funcionar). Eu estou a pensar em algo semelhante (para monitorização) e vou começar a experimentar com esses módulos em breve. :slight_smile:

Já cheguei a pensar em algo nesse sentido sim, se não me engano. Mas minha questão é que também terei que alimentar os módulos, e não quero fazer isso transformando diretamente 120 v AC para os 5 v do Arduino, então de qualquer forma eu teria que passar cabos para a alimentação dos módulos. Se já vou passar fiação entre os módulos, passo logo outro par para fazer a comunicação utilizando RS-485.

Compreendo... a minha solução (porque não vou estar a passar uma rede 485 pela casa) vai mesmo ser com esses módulos e carregadores USB. Tipo um carregador de iPhone, é pequeno, entra numa tomada e sai 5V de lá. Ideal para o que pretendo.

No entanto, o meu sistema de monitorização pode não ser permanente também... tirando um ou outro módulo como sensores de gaz e uma estação meteorológica, já que o meu interesse é, de certa forma, modelar a minha casa para saber o comportamento que posso esperar em termos de temperaturas e consumos e depois adoptar uma estratégia para baixar os custos. :slight_smile:

É, no seu caso de somente alguns sensores, que podem ser externos mesmo, é uma boa solução. Mas no meu caso, que os módulos serão internos, acho que o RS485 é uma melhor solução mesmo.

olá.
Quero fazer a mesma coisa que você.
Comprei um mega 2560, estava pensando em fazer em modulos, até procurei pelo arduino mini, que não está tão caro na china, acoplado a um tranciver rf.
Mas acho que seria melhor fazer por cabo mesmo.
Como vc fez o seu?

e mais uma coisa.
se vc vai ligar o arduino central aos secundarios?
Eu penso em manter o arduino em um lugar mais central da casa, e fazer a ligação direta mesmo.
do arduino para o espelho dos botões, e do arduino para as lampadas. (ap de 47m²).
como vc vai fazer a comunicação entre arduinos? serial?

Cara, no começo eu pensei em fazer como você (um arduino só, com os botões espalhados pela casa e saindo os retornos todos de um local só). Mas depois, pensando melhor, não sei se seria tecnicamente possível, pois a distância entre o arduino e os botões seria considerável (minha casa vai ter 2 pavimentos), então deixei para lá.

Daí pensei em fazer algo como esse cara fez:

Só que eu não queria comprar as placas de controle dele prontas (queria desenvolver as minhas próprias), mas também não queria mexer com transformação AC -> DC na placa, então acabei optando por alimentar os módulos com uma rede 12v DC mesmo, que já irei aproveitar para alimentar câmeras de segurança ao redor da casa. E como já vou ter que passar fiação para alimentação dos módulos, passo logo outro par para fazer a comunicação entre eles, via serial (RS-485).

Já fiz duas versões do módulo no Eagle, mas estou tendo problemas na fabricação das PCBs pelo método térmico (impressora a laser + ferro de passar :stuck_out_tongue_closed_eyes:), mas vou pelo menos colocar os componentes na placa e tirar uma foto para mostrar para vocês como está ficando.

LegendBR,

Ai vai umas dicas sobre a confecção de pcb com transferência térmica:

  • use papel fotográfico;
  • use toner original;
  • se a pcb for menor que o ferro de passar ótimo. coloque o ferro em cima já pré-aquecido, pressione levemente (se pressionar muito as trilhas finas vão "engordar"), não movimente o ferro (para dá uniformidade na transferência de calor) e espere entre 3-4min;
  • espere a placa esfriar;
  • depois que a placa estiver fria coloque na água e aguarde o papel ficar completamente molhado e remova-o com cuidado.

Eu já fiz pcb's com a tinta FastPCB, dá um trabalho miserável (principalmente na confecção do fotolito) mas fica muito bom.

Veja: http://www.matutofeio.com.br/blog/ps3matutoboard-desbloqueio-do-ps3/

Outra opção seria mandar confeccionar em sites como http://custompcb.com/. Precisa gerar o arquivo gerber.
Já comprei em pequena quantidade (6 placas) com http://oshpark.com/ e ficaram ótimas (fibra de vidro, dupla-face, furos metalizados).