Go Down

Topic: Automação residencial em módulos (Read 104410 times) previous topic - next topic

LegendBR

Ainda não li sobre o OSC, por enquanto estou focando em desenvolver as placas do Arduino. Minha ideia é similar a sua.

Não vou usar um shield como esse não, ao invés disso estou desenvolvendo placas de 5 x 10 cm que cabem dentro das caixas de energia. Cada placa controla 2 lâmpadas (por relés) e recebe input de 6 botões. Depois vou desenvolver outras que recebem inputs de sensores, controlam IR, etc.

Já fiz o primeiro protótipo da placa, falta soldar os componentes e testar a placa. Quando tiver pronto eu posto aqui.

mardden

ótima idéia. assim não precisa passar tantos fios pela casa pra ligar numa central.

nesse blog esse cara fez algo parecido, veja:
http://blog.eletronlivre.com.br/search/label/automa%C3%A7%C3%A3o
desse projeto só não me agradou o espelho dos botões.

você pretende usar xbee pra comunicar com os modulos?

LegendBR

Esse blog foi minha inspiração original mesmo, hehehe. Mas eu não queria fazer a comunicação por XBee (ficaria mais cara, não sei se teria problema de comunicação por estarem todos internos a parede, etc.), então optei por comunicação via RS-485. Vou continuar tendo que passar fios pela casa, mas serão apenas 4 fios finos: 2 para alimentação 12v, e 2 para a comunicação dos módulos. Dessa forma, o controle dos botões também fica tranquilo.

Hoje devo terminar de soldar a primeira PCI de protótipo, depois tiro uma foto e posto.

P.S.: já eu achei os botões no espelho muito bom, rs.

bubulindo

@LegendBR,

Já viste aqueles módulos da Nordic? Os nRF24L01. Aquilo custa cerca de 2 dólares cada um e é como uma XBee (apenas não tão simples de pôr a funcionar). Eu estou a pensar em algo semelhante (para monitorização) e vou começar a experimentar com esses módulos em breve. :)
This... is a hobby.

LegendBR

Já cheguei a pensar em algo nesse sentido sim, se não me engano. Mas minha questão é que também terei que alimentar os módulos, e não quero fazer isso transformando diretamente 120 v AC para os 5 v do Arduino, então de qualquer forma eu teria que passar cabos para a alimentação dos módulos. Se já vou passar fiação entre os módulos, passo logo outro par para fazer a comunicação utilizando RS-485.

bubulindo

Compreendo... a minha solução (porque não vou estar a passar uma rede 485 pela casa) vai mesmo ser com esses módulos e carregadores USB. Tipo um carregador de iPhone, é pequeno, entra numa tomada e sai 5V de lá. Ideal para o que pretendo.

No entanto, o meu sistema de monitorização pode não ser permanente também... tirando um ou outro módulo como sensores de gaz e uma estação meteorológica, já que o meu interesse é, de certa forma, modelar a minha casa para saber o comportamento que posso esperar em termos de temperaturas e consumos e depois adoptar uma estratégia para baixar os custos. :)
This... is a hobby.

LegendBR

É, no seu caso de somente alguns sensores, que podem ser externos mesmo, é uma boa solução. Mas no meu caso, que os módulos serão internos, acho que o RS485 é uma melhor solução mesmo.

zurgbr

olá.
Quero fazer a mesma coisa que você.
Comprei um mega 2560, estava pensando em fazer em modulos,  até procurei pelo arduino mini, que não está tão caro na china, acoplado a um tranciver rf.
Mas acho que seria melhor fazer por cabo mesmo.
Como vc fez o seu?

zurgbr

e mais uma coisa.
se vc vai ligar o arduino central aos secundarios?
Eu penso em manter o arduino em um lugar mais central da casa, e fazer a ligação direta mesmo.
do arduino para o espelho dos botões, e do arduino para as lampadas. (ap de 47m²).
como vc vai fazer a comunicação entre arduinos? serial?

LegendBR

Cara, no começo eu pensei em fazer como você (um arduino só, com os botões espalhados pela casa e saindo os retornos todos de um local só). Mas depois, pensando melhor, não sei se seria tecnicamente possível, pois a distância entre o arduino e os botões seria considerável (minha casa vai ter 2 pavimentos), então deixei para lá.

Daí pensei em fazer algo como esse cara fez:

Só que eu não queria comprar as placas de controle dele prontas (queria desenvolver as minhas próprias), mas também não queria mexer com transformação AC -> DC na placa, então acabei optando por alimentar os módulos com uma rede 12v DC mesmo, que já irei aproveitar para alimentar câmeras de segurança ao redor da casa. E como já vou ter que passar fiação para alimentação dos módulos, passo logo outro par para fazer a comunicação entre eles, via serial (RS-485).

Já fiz duas versões do módulo no Eagle, mas estou tendo problemas na fabricação das PCBs pelo método térmico (impressora a laser + ferro de passar :smiley-yell:), mas vou pelo menos colocar os componentes na placa e tirar uma foto para mostrar para vocês como está ficando.

mardden

LegendBR,

Ai vai umas dicas sobre a confecção de pcb com transferência térmica:
- use papel fotográfico;
- use toner original;
- se a pcb for menor que o ferro de passar ótimo. coloque o ferro em cima já pré-aquecido, pressione levemente (se pressionar muito as trilhas finas vão "engordar"), não movimente o ferro (para dá uniformidade na transferência de calor) e espere entre 3-4min;
- espere a placa esfriar;
- depois que a placa estiver fria coloque na água e aguarde o papel ficar completamente molhado e remova-o com cuidado.

Eu já fiz pcb's com a tinta FastPCB, dá um trabalho miserável (principalmente na confecção do fotolito) mas fica muito bom.

Veja: http://www.matutofeio.com.br/blog/ps3matutoboard-desbloqueio-do-ps3/

Outra opção seria mandar confeccionar em sites como http://custompcb.com/. Precisa gerar o arquivo gerber.
Já comprei em pequena quantidade (6 placas) com http://oshpark.com/ e ficaram ótimas (fibra de vidro, dupla-face, furos metalizados).

zurgbr

Cara, no começo eu pensei em fazer como você (um arduino só, com os botões espalhados pela casa e saindo os retornos todos de um local só). Mas depois, pensando melhor, não sei se seria tecnicamente possível, pois a distância entre o arduino e os botões seria considerável (minha casa vai ter 2 pavimentos), então deixei para lá.

Só que eu não queria comprar as placas de controle dele prontas (queria desenvolver as minhas próprias), mas também não queria mexer com transformação AC -> DC na placa, então acabei optando por alimentar os módulos com uma rede 12v DC mesmo, que já irei aproveitar para alimentar câmeras de segurança ao redor da casa. E como já vou ter que passar fiação para alimentação dos módulos, passo logo outro par para fazer a comunicação entre eles, via serial (RS-485).

Já fiz duas versões do módulo no Eagle, mas estou tendo problemas na fabricação das PCBs pelo método térmico (impressora a laser + ferro de passar :smiley-yell:), mas vou pelo menos colocar os componentes na placa e tirar uma foto para mostrar para vocês como está ficando.

No meu caso é um ap de 47m² acho que dá pra passar a fiação, 2 quartos, banheiro sala e cozinha.
quero controlar por app(ios/android)
Qual CI você vai usar no modulo secundario?
procurando na china. o arduino mini pro, tava 5 usd, e tem aqueles modulos tranceptores no dx.com, que ficam nessa faixa..
se eu fosse fazer por modulos, iria usar assim.
Vou começar por cabos e um mega.
estou pensando em passar a fiação pelo roda pé, pra não fazer muita obra. :smiley-sweat:
Eu quero controlar as luzes, e a tv, e algumas ilumições de leds com dimer.

LegendBR

No meu caso é um ap de 47m² acho que dá pra passar a fiação, 2 quartos, banheiro sala e cozinha.
quero controlar por app(ios/android)
Qual CI você vai usar no modulo secundario?
procurando na china. o arduino mini pro, tava 5 usd, e tem aqueles modulos tranceptores no dx.com, que ficam nessa faixa..
se eu fosse fazer por modulos, iria usar assim.
Vou começar por cabos e um mega.
estou pensando em passar a fiação pelo roda pé, pra não fazer muita obra. :smiley-sweat:
Eu quero controlar as luzes, e a tv, e algumas ilumições de leds com dimer.

Vou usar o ATMEGA328 mesmo. 5 por US$ 11.

zurgbr

vai usar o smd ou o normal?
quando poder posta fotos.

LegendBR

Normal, com soquete, para poder programar sem muito problema, caso queira adicionar funcionalidade, etc.

Vou ver se monto hoje e tiro uma foto.

Go Up