Pages: 1 2 3 [4] 5 6 ... 30   Go Down
Author Topic: Automação residencial em módulos  (Read 67786 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Ainda não li sobre o OSC, por enquanto estou focando em desenvolver as placas do Arduino. Minha ideia é similar a sua.

Não vou usar um shield como esse não, ao invés disso estou desenvolvendo placas de 5 x 10 cm que cabem dentro das caixas de energia. Cada placa controla 2 lâmpadas (por relés) e recebe input de 6 botões. Depois vou desenvolver outras que recebem inputs de sensores, controlam IR, etc.

Já fiz o primeiro protótipo da placa, falta soldar os componentes e testar a placa. Quando tiver pronto eu posto aqui.

aracaju/se
Jr. Member
**
View Profile

ótima idéia. assim não precisa passar tantos fios pela casa pra ligar numa central.

nesse blog esse cara fez algo parecido, veja:
http://blog.eletronlivre.com.br/search/label/automa%C3%A7%C3%A3o
desse projeto só não me agradou o espelho dos botões.

você pretende usar xbee pra comunicar com os modulos?

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Esse blog foi minha inspiração original mesmo, hehehe. Mas eu não queria fazer a comunicação por XBee (ficaria mais cara, não sei se teria problema de comunicação por estarem todos internos a parede, etc.), então optei por comunicação via RS-485. Vou continuar tendo que passar fios pela casa, mas serão apenas 4 fios finos: 2 para alimentação 12v, e 2 para a comunicação dos módulos. Dessa forma, o controle dos botões também fica tranquilo.

Hoje devo terminar de soldar a primeira PCI de protótipo, depois tiro uma foto e posto.

P.S.: já eu achei os botões no espelho muito bom, rs.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

@LegendBR,

Já viste aqueles módulos da Nordic? Os nRF24L01. Aquilo custa cerca de 2 dólares cada um e é como uma XBee (apenas não tão simples de pôr a funcionar). Eu estou a pensar em algo semelhante (para monitorização) e vou começar a experimentar com esses módulos em breve. smiley

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Já cheguei a pensar em algo nesse sentido sim, se não me engano. Mas minha questão é que também terei que alimentar os módulos, e não quero fazer isso transformando diretamente 120 v AC para os 5 v do Arduino, então de qualquer forma eu teria que passar cabos para a alimentação dos módulos. Se já vou passar fiação entre os módulos, passo logo outro par para fazer a comunicação utilizando RS-485.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Compreendo... a minha solução (porque não vou estar a passar uma rede 485 pela casa) vai mesmo ser com esses módulos e carregadores USB. Tipo um carregador de iPhone, é pequeno, entra numa tomada e sai 5V de lá. Ideal para o que pretendo.

No entanto, o meu sistema de monitorização pode não ser permanente também... tirando um ou outro módulo como sensores de gaz e uma estação meteorológica, já que o meu interesse é, de certa forma, modelar a minha casa para saber o comportamento que posso esperar em termos de temperaturas e consumos e depois adoptar uma estratégia para baixar os custos. smiley

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

É, no seu caso de somente alguns sensores, que podem ser externos mesmo, é uma boa solução. Mas no meu caso, que os módulos serão internos, acho que o RS485 é uma melhor solução mesmo.

Newbie
*
View Profile

olá.
Quero fazer a mesma coisa que você.
Comprei um mega 2560, estava pensando em fazer em modulos,  até procurei pelo arduino mini, que não está tão caro na china, acoplado a um tranciver rf.
Mas acho que seria melhor fazer por cabo mesmo.
Como vc fez o seu?

Newbie
*
View Profile

e mais uma coisa.
se vc vai ligar o arduino central aos secundarios?
Eu penso em manter o arduino em um lugar mais central da casa, e fazer a ligação direta mesmo.
do arduino para o espelho dos botões, e do arduino para as lampadas. (ap de 47m²).
como vc vai fazer a comunicação entre arduinos? serial?

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Cara, no começo eu pensei em fazer como você (um arduino só, com os botões espalhados pela casa e saindo os retornos todos de um local só). Mas depois, pensando melhor, não sei se seria tecnicamente possível, pois a distância entre o arduino e os botões seria considerável (minha casa vai ter 2 pavimentos), então deixei para lá.

Daí pensei em fazer algo como esse cara fez:

Só que eu não queria comprar as placas de controle dele prontas (queria desenvolver as minhas próprias), mas também não queria mexer com transformação AC -> DC na placa, então acabei optando por alimentar os módulos com uma rede 12v DC mesmo, que já irei aproveitar para alimentar câmeras de segurança ao redor da casa. E como já vou ter que passar fiação para alimentação dos módulos, passo logo outro par para fazer a comunicação entre eles, via serial (RS-485).

Já fiz duas versões do módulo no Eagle, mas estou tendo problemas na fabricação das PCBs pelo método térmico (impressora a laser + ferro de passar smiley-yell), mas vou pelo menos colocar os componentes na placa e tirar uma foto para mostrar para vocês como está ficando.

aracaju/se
Jr. Member
**
View Profile

LegendBR,

Ai vai umas dicas sobre a confecção de pcb com transferência térmica:
- use papel fotográfico;
- use toner original;
- se a pcb for menor que o ferro de passar ótimo. coloque o ferro em cima já pré-aquecido, pressione levemente (se pressionar muito as trilhas finas vão "engordar"), não movimente o ferro (para dá uniformidade na transferência de calor) e espere entre 3-4min;
- espere a placa esfriar;
- depois que a placa estiver fria coloque na água e aguarde o papel ficar completamente molhado e remova-o com cuidado.

Eu já fiz pcb's com a tinta FastPCB, dá um trabalho miserável (principalmente na confecção do fotolito) mas fica muito bom.

Veja: http://www.matutofeio.com.br/blog/ps3matutoboard-desbloqueio-do-ps3/

Outra opção seria mandar confeccionar em sites como http://custompcb.com/. Precisa gerar o arquivo gerber.
Já comprei em pequena quantidade (6 placas) com http://oshpark.com/ e ficaram ótimas (fibra de vidro, dupla-face, furos metalizados).

Newbie
*
View Profile

Cara, no começo eu pensei em fazer como você (um arduino só, com os botões espalhados pela casa e saindo os retornos todos de um local só). Mas depois, pensando melhor, não sei se seria tecnicamente possível, pois a distância entre o arduino e os botões seria considerável (minha casa vai ter 2 pavimentos), então deixei para lá.

Só que eu não queria comprar as placas de controle dele prontas (queria desenvolver as minhas próprias), mas também não queria mexer com transformação AC -> DC na placa, então acabei optando por alimentar os módulos com uma rede 12v DC mesmo, que já irei aproveitar para alimentar câmeras de segurança ao redor da casa. E como já vou ter que passar fiação para alimentação dos módulos, passo logo outro par para fazer a comunicação entre eles, via serial (RS-485).

Já fiz duas versões do módulo no Eagle, mas estou tendo problemas na fabricação das PCBs pelo método térmico (impressora a laser + ferro de passar smiley-yell), mas vou pelo menos colocar os componentes na placa e tirar uma foto para mostrar para vocês como está ficando.

No meu caso é um ap de 47m² acho que dá pra passar a fiação, 2 quartos, banheiro sala e cozinha.
quero controlar por app(ios/android)
Qual CI você vai usar no modulo secundario?
procurando na china. o arduino mini pro, tava 5 usd, e tem aqueles modulos tranceptores no dx.com, que ficam nessa faixa..
se eu fosse fazer por modulos, iria usar assim.
Vou começar por cabos e um mega.
estou pensando em passar a fiação pelo roda pé, pra não fazer muita obra. smiley-sweat
Eu quero controlar as luzes, e a tv, e algumas ilumições de leds com dimer.

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

No meu caso é um ap de 47m² acho que dá pra passar a fiação, 2 quartos, banheiro sala e cozinha.
quero controlar por app(ios/android)
Qual CI você vai usar no modulo secundario?
procurando na china. o arduino mini pro, tava 5 usd, e tem aqueles modulos tranceptores no dx.com, que ficam nessa faixa..
se eu fosse fazer por modulos, iria usar assim.
Vou começar por cabos e um mega.
estou pensando em passar a fiação pelo roda pé, pra não fazer muita obra. smiley-sweat
Eu quero controlar as luzes, e a tv, e algumas ilumições de leds com dimer.

Vou usar o ATMEGA328 mesmo. 5 por US$ 11.

Newbie
*
View Profile

vai usar o smd ou o normal?
quando poder posta fotos.

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Normal, com soquete, para poder programar sem muito problema, caso queira adicionar funcionalidade, etc.

Vou ver se monto hoje e tiro uma foto.

Pages: 1 2 3 [4] 5 6 ... 30   Go Up
Jump to: