Go Down

Topic: Automação residencial em módulos (Read 76 times) previous topic - next topic

LegendBR

A ideia de "colocar a casa na web" é como o mardden disse mesmo, poder monitorar sensores, cameras, etc. Tem algumas pequenas conveniências também (por exemplo, estou saindo do trabalho, hoje quero tomar um banho de banheira, mando enchê-la daqui a 15 minutos), mas isso é o de menos.

Esse site/blog é muito bom, bubulindo! Acho que vou adicionar a medição de consumo da energia da casa também, gostei da ideia!

E mardden, o rpi é perfeitamente capaz de fazer o que você quer, e o consumo de energia é ridículo quando comparado a um PC. Acho que vale a pena você testar um pouco mais antes de desistir dele.

bubulindo

Lembrei-me agora...

Eu vou colocar um sensor de movimento na minha porta para acender uma luz de presença... e tirar uma foto de quem está à porta. :)
Alguma ideia para implementar isso?
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

LegendBR

Vai fazer o que com a foto? Arquivar? Mostrar em uma tela? Em um website?

Eu acho que vou comprar uma central de monitoramente, alguma coisa do tipo. Mas tem que ser algo que eu possa pegar imagem para jogar em um site, esse tipo de coisa.

zurgbr

alguém sabe como implementar o touchOSC, não consegui por nada..
abri um tópico a parte, se alguém poder ajudar.. :smiley-sweat:

bubulindo

Vai fazer o que com a foto? Arquivar? Mostrar em uma tela? Em um website?

Eu acho que vou comprar uma central de monitoramente, alguma coisa do tipo. Mas tem que ser algo que eu possa pegar imagem para jogar em um site, esse tipo de coisa.

Pois... estive a pensar em guardar para um cartão de memória... mas se alguém calha de levar a câmara, lixei-me. Eu lembro-me dum colega meu ter algo semelhante com CCTV em que sempre que alguém entrasse no perímetro dele, as câmaras batiam uma foto e guardavam no servidor. Eu, para ser sincero, queria algo menos high tech e $$$ então descobri umas câmaras IP wireless que podem ser a solução para o que quero.

Esse site/blog é muito bom, bubulindo! Acho que vou adicionar a medição de consumo da energia da casa também, gostei da ideia!

O blog é dum utilizador do fórum. Creio que é o draythomp.
Medir o consumo da casa é a minha prioridade, principalmente com o tipo de fornecimento de energia que pretendo ter. :)
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

mardden

Lembrei-me agora...

Eu vou colocar um sensor de movimento na minha porta para acender uma luz de presença... e tirar uma foto de quem está à porta. :)
Alguma ideia para implementar isso?

Existem algumas câmeras ip que o próprio software dela já faz isso. Ela tem sensor de presença e movimento. Você seleciona a área de monitoramento
e quando a imagem muda naquele quadrante selecionado ela grava (envia via ftp) e pode disparar um alarme, nesse caso acho que ativando um relé
pode ligar a lâmpada. Veja as câmeras da http://www.easyn.com/.

mardden

E mardden, o rpi é perfeitamente capaz de fazer o que você quer, e o consumo de energia é ridículo quando comparado a um PC. Acho que vale a pena você testar um pouco mais antes de desistir dele.

LegendBR, vou ver se pego o rpi pra fazer mais testes. Ele era pra mim a melhor opção justamente pelo consumo de energia. Ainda tenho uma pequena esperança.

mardden

LegendBR,

Meus max485 chegaram, testei sua lib e funcionou perfeitamente. Foi preciso fazer 3 pequenas correções do código do slave.

Code: [Select]

(...)

if (rs485->type == ENQ)
// trocar por:
  if (rs485->type == MasterSlaveFuji::ENQ)

(...)

rs485->sendACK(0, 'F', 1, rs485->sign, rs485->data1, rs485->data2, rs485->data3, rs485->data4);
// trocar por:
        rs485->sendACK(0, 'L', 1, rs485->sign, rs485->data1, rs485->data2, rs485->data3, rs485->data4);

(...)

rs485->sendACK(0, 'F', 1, rs485->sign, rs485->data1, rs485->data2, rs485->data3, rs485->data4);
// trocar por:
        rs485->sendACK(0, 'L', 1, rs485->sign, rs485->data1, rs485->data2, rs485->data3, rs485->data4);

(...)

Fiz também o fluxograma dos meus slaves. Em anexo.

Falta o master e depois escrever o código.

HugoPT

Jul 14, 2013, 11:14 pm Last Edit: Jul 14, 2013, 11:22 pm by HugoPT Reason: 1
Eu costumo ler o blog desert-home.com e ele refere que já lhe apareceram clientes estranhos nos seus arduinos ligados à net. É tudo uma questão de compromisso. Para mim não vale a pena. Para vocês vale.

Segurança acima de tudo.
A minha sugestao se querem mesmo expor a vossa casa via net entao simples, usem VPN IPSec/L2TP  :smiley-mr-green:
Recordo que android e Iphone suportam nativamente este cliente de VPN.Assim quando querem "mexer" na vossa casa remotamente ligam a VPN e acedem ao site local que controla o arduino.
Completamente seguro.Nao vou dizer impenetravel mas teriam muito trabalho pois teriam de furjar o certificado digital ...
Eu uso as diariamente para fazer tunneis quer para minha casa quer para aceder a clientes remotos.
Router que recomendo Mikrotik

@mardden
Muito bom o teu fluxograma.Com esse diagrama é meio caminho na programação.È algo que  faço sempre no inicio de qualquer projecto num papel e evoluo a partir dele.
Se muitos utilizadores fizessem este tipo de abordagem (primeiro pensar no papel e depois partir para a IDE do arduino) resolviam muitos problemas logo de inicio.  

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

mardden

(...)
A minha sugestao se querem mesmo expor a vossa casa via net entao simples, usem VPN IPSec/L2TP  :smiley-mr-green:
(...)
Eu uso as diariamente para fazer tunneis quer para minha casa quer para aceder a clientes remotos.
Router que recomendo Mikrotik

Bem lembrado, usar uma vpn é mais simples, e e com Mikrotik fica perfeito. Uma RB750 acho que já da conta do recado.
Ela tem consumo nominal de 2.4W e máximo de 3.6W.

@mardden
Muito bom o teu fluxograma.Com esse diagrama é meio caminho na programação.È algo que  faço sempre no inicio de qualquer projecto num papel e evoluo a partir dele.
Se muitos utilizadores fizessem este tipo de abordagem (primeiro pensar no papel e depois partir para a IDE do arduino) resolviam muitos problemas logo de inicio.

Obrigado HugoPT :D

HugoPT

Uma RB750 acho que já da conta do recado.

Sim ás mil maravilhas
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

LegendBR

Depois vou estudar sobre VPN e esse tal de Mikrotik que vocês estão falando. Se tiverem algum material, agradeço :D.

@mardden

Realmente ficou muito bom esse seu fluxograma. Eu tenho o custume de partir logo para a programação (depois de pensar um pouco, lógico), mas vou fazer um desses também para o meu projeto, uma vez que será um tanto grandinho!

Cheguei ontem em terra, e como minhas primeiras PCIs (compradas na IteadStudio) haviam chegado, já soldei os componentes. Tudo parece estar em ordem, e pelo menos a parte de conversão 12v -> 5v parece estar funcionando direitinho (só vi os leds acenderem, falta testar com o multimetro). Depois posto uma foto.

Hoje devo fazer testes de comunicação. Depois posto os resultados e a nova biblioteca de comunicação RS485, sem timeout.

mardden

Depois vou estudar sobre VPN e esse tal de Mikrotik que vocês estão falando. Se tiverem algum material, agradeço :D.

Pode começar por aqui http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:TOC
No youtube você também vai achar muito material em português. Qualquer dúvida é só falar.

Cheguei ontem em terra, e como minhas primeiras PCIs (compradas na IteadStudio) haviam chegado, já soldei os componentes. Tudo parece estar em ordem, e pelo menos a parte de conversão 12v -> 5v parece estar funcionando direitinho (só vi os leds acenderem, falta testar com o multimetro). Depois posto uma foto.

Hoje devo fazer testes de comunicação. Depois posto os resultados e a nova biblioteca de comunicação RS485, sem timeout.

Cadê, cadê, cadê?????

LegendBR

Jul 16, 2013, 08:51 pm Last Edit: Jul 16, 2013, 10:23 pm by LegendBR Reason: 1
Não deu muito certo não, hehehe. Inventei de testar tudo de uma vez, agora vou ter que fazer testes por partes.

Pelo menos o Mega que eu comprei chegou hoje, monitorando o serial fica mais fácil de ver o que deu errado. Já identifiquei um problema com o relé com optoacoplador (exagerei no resistor, hehehe), mas assim que tiver resultados, posto.

edit: agora entendi o que é esse MikroTik, é uma marca de roteador e que também tem um OS, semelhante ao DD-WRT.

Estava vendo o manual do meu roteador e acho que ele já tem suporte VPN. Será que vale a pena comprar outro roteador?

Minha rede é composta de um roteador da GVT (todo travado) que serve como modem (e é responsável por fazer a atualização do IP dinâmico pelo no-ip), que faz routing para o TL-WR1043ND, que faz o routing para o resto da rede.

mardden

Jul 18, 2013, 08:12 pm Last Edit: Jul 18, 2013, 08:29 pm by mardden Reason: 1
LegendBR,

Acredito que seu roteador deva funcionar a vpn sim. Mas... o mikrotik é muito mais estável e robusto.

Como você gravou o bootloader no seus chips atmel? Mesmo gravando bootloader para 8MHz precisou do cristal 16MHz no momento da gravação?

Go Up