Pages: 1 ... 18 19 [20] 21 22 ... 30   Go Down
Author Topic: Automação residencial em módulos  (Read 68641 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
'round the world...
Faraday Member
**
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Não me parece que aqueles módulos que meti sejam baseados nesse chip.
Os da Pololu creio que são de confiança, não me parece que sejam chineses.

O outro vem da China... logo é daquelas coisas... tanto pode ser bom, como ser uma m****. Quando o receber vou experimentar no nRF24L01, se não funcionar é mau sinal... se funcionar não é garantia de qualidade, mas pelo menos não deve ser muito mal.

Outra coisa que estive a ver nos módulos rádio é a possibilidade de endereçar mais módulos e na realidade podes endereçar mais do que 6 mudando os endereços do receptor.
Ou seja, mudas o endereço, fazes um polling a um nó, mudas o endereço... etc, etc...

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Acho que são baseados no LM2596 sim, todos os que vejo são, mas quando chegar você confirma.

Imaginei que daria para fazer dessa forma mesmo. Só falta saber se o master com um módulo mais potente (antena externa, etc.) seria o suficiente para não precisar fazer uma rede em mesh.

Newbie
*
View Profile

Oi, amigo,

Estou lançando módulos para automação que podem ser exatamente o que você está procurando:
http://labdegaragem.com/forum/topics/m-dulo-para-automa-o-residencial-com-scadabr

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Eu vi, depois passa mas detalhes dos seus módulos. Mas pelo menos no meu caso vou fazer tudo do zero mesmo, dá mais gosto. Mas umas idéias são sempre bem vindas smiley-grin.

aracaju/se
Jr. Member
**
View Profile

Pessoal, artigo interessante para reduzir o consumo do arduino
http://hwstartup.wordpress.com/2013/04/15/how-to-run-an-arduino-clone-on-aa-batteries-for-over-a-year-part-2/

Newbie
*
View Profile

Tenho mais detalhes do Módulo Switch em: http://labdegaragem.com/forum/topics/m-dulo-para-automa-o-residencial-com-scadabr?id=6223006%3ATopic%3A258133&page=4#comments

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Viva malta,

Isto tem estado um pouco parado e hoje tive um tempinho para começar a testar algumas coisas.

Antes de mais, a tal fonte comutada que estavamos a falar no outro dia é baseada no LM2577... Não estou a ver aquilo a servir de Buck/Boost, mas para ser sincero ainda não testei e, pior, não tenho acesso a um osciloscópio para ver a saída. smiley-sad No entanto, fica a informação.

Quanto aos módulos nRF24L01, creio que a alimentação das placas do Arduino não é limpa o suficiente para eles. O mega está fora de questão para usar com estes módulos sem filtragem adicional e o nano tem funcionado mas ocasionalmente falha. Estou com as placas a cerca de 60 cm uma da outra e vai falhando. Dito isto, ainda não percebi exactamente se isto é problema de software.
A biblioteca que estou a usar tem imensa "merda" que só estorva e enquanto não limpar aquilo e mergulhar dentro das bibliotecas não estou a ver que seja muito usável (ela também ocupa uma quantia jeitosa de Flash).

Quando tiver um tempinho ligo outro computador num canto da casa e levo o outro para o outro canto para termos uma ideia da distância a que se pode usar isto. Isto, claro, com paredes pelo meio.

Para terem uma ideia, com os módulos afastados um do outro cerca de um metro tive isto:
Now sending 5986689...ok...Got response 5986689, round-trip delay: 25
Failed feedback = 40
Failed sent =9
Transmitted =5793
Now sending 5987717...ok...Got response 5987717, round-trip delay: 23

O numero a ser enviado é o millis e cada telegrama é enviado sensivelmente de segundo a segundo.
« Last Edit: September 11, 2013, 12:13:30 pm by bubulindo » Logged

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Bom... estou a ver que existe um motivo muito bom para estes chips serem tão baratos... e o motivo é mesmo serem uma merdinha.

Usar qualquer biblioteca é um pesadelo. Parece que só o exemplo funciona... e mesmo assim só às vezes. Se tentar fazer seja o que for sem ser na temporização e na ordem da biblioteca o sistema deixa de funcionar.

Estou a ponderar se vale a pena perder tempo a escrever um driver para isto... :\

Newbie
*
View Profile

Agora até eu fiquei com duvida. Será que vale a pena? e meu quarto tem muita interferência, esse módulo não serviria em nada.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Bom... decidi perder mais algum tempo com a biblioteca do maniacbug e reparei que a função de write colocava o chip em power down (não imagino porque car**** lá estava essa função) e após retirar essa função a comunicação fica bem mais estável pois o chip está acordado e envia os pacotes de forma confiável.

Não sei como será para comunicar com mais módulos em rede, mas para já quero testar isto dum lado ao outro da casa e depois então faço um programa que ligue a dois ou mais nós.

Vou testar com um contador e ver do outro lado quantos números da sequência (n+1) falharam do outro lado da comunicação. Primeiro na mesa, depois dum lado ao outro da casa.

Deixei dois nós a comunicar um para o outro (uma direcção) e houve um pacote que falhou em cerca de 5000. Isto dum lado para o outro da casa que será qualquer coisa como uns 7 a 8 metros talvez.
« Last Edit: September 13, 2013, 11:54:32 am by bubulindo » Logged

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Apesar de ter ficado de férias nas últimas 3 semanas (voltei no final da semana passada), acabei não tendo tempo nem cabeça para fazer nada com relação à automação (só passar os eletrodutos comunicando as caixas 4x4, finalmente primeira laje concretada! smiley-yell).

Estou com uns módulos nRF24L01+ em casa, vou ver se ainda essa semana começo a mexer neles. bubulindo, depois que você corrigiu o problema da biblioteca, testou novamente os módulos no Arduino Mega/Uno? Funcionaram sem problemas? O problema estava na biblioteca mesmo ou os módulos são muito sensíveis à variação de tensão mesmo?

Estava pensando em comprar um módulo com antena externa com amplificador de sinal (nRF24L01 + PA + LNA), para ver se consigo uma comunicação boa entre um módulo com e sem antena externa. Mas pelo o que entendi, esse módulo com antena externa só aumenta a distância de transmissão do módulo, mas não de recepção. É isso mesmo? Porque se for, não adianta muito utilizar esse módulo no master, pois os slaves mais distantes também precisariam de uma antena dessas.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Viva,

Eu estava a testar com um Seeeduino (prefiro aos Arduinos originais) e um Arduino Nano dos chinocas.
Ainda não testei de novo com o meu mega (que também é dos chinocas), mas acredito que o problema nele fosse mesmo da fonte de alimentação e não do software.

Posso dar mais uma tentativa... mas se calhar vai demorar porque tenho paredes para pintar e daqui a dias saio para mais um mês de trabalho.

A minha modificação foi no método write(), onde comentei a linha que chamava a função powerdown.

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

E quanto ao módulo com antena externa com amplificador de sinal (nRF24L01 + PA + LNA), será que ele além de ter mais potência de transmissão também tem um maior alcance de recepção?

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Pois... isso não sei.

Só tentando ver a sensibilidade do chip e da antena ou testando. :\

No meu caso a antena não é precisa, por isso não me preocupei com isso.

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Olá a todos, depois de ler este topico e outros forums tambem estou como voces a tentar descobrir qual a solução ideal para uma automação residencial.
Em tempo já trabalhei com uma empresa portuguesa que fazia a implementação de domotica em casas em fase de construção o que parede ser o caso de alguns.
Pois bem em minha opiniao e pela experiancia que tive a melhor opção é sem sombras de duvida um barramento rs485 e alimentação de caixa em caixa eles utilizavam um cabo com 2x1mm preto e vermelho para os 12V e dois 0,5 entrelançados para os dados. Uma fonte de 12v para todos os modulos e posso dizer-vos que a maior parte das casas já funcionam a mais de 5 anos sem problemas, as vezes uma ou outra fonte vão ao ar mas isso é normal.
A grande entrave era o preço, daí eu andar por aqui a tentar desenvolver o  sistema para a minha casita que tem que ser uma coisa low-cost.

cumps

Holdman-2004

Pages: 1 ... 18 19 [20] 21 22 ... 30   Go Up
Jump to: