Pages: 1 ... 27 28 [29] 30   Go Down
Author Topic: Automação residencial em módulos  (Read 73133 times)
0 Members and 2 Guests are viewing this topic.
aracaju/se
Jr. Member
**
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Opa...

mgomesrr, o RS485 ainda não foi sepultado. Esta de molho smiley
Meu projeto será com o rs485.
Dei uma pausa pq tive problemas com o touch. Na protoboard funcionou tudo certinho,
depois que fiz a PCI e montei, começaram os problemas com o touch. Fiz vários testes e sempre
o resultado era instabilidade quando usado mais de um sensor com painel de vidro 4mm.
Usando vários sensores (teclas) cobertos apenas com um adesivo (vinil) funciona sem problema.
Em resumo, abandonei o touch do arduino e estou estudando o chip qtouch QT1070.
Esse chip será usado em conjunto com o arduino.
A idéia é ter uma PCI grudada no painel de vidro (espelho do interruptor) e outra PCI com os triacs/opto,
justamente como vc citou. No meu caso seria também para facilitar a ligação dos fios. Dessa forma
a placa fica menor e tenho mais espaço pra acomodar tudo dentro da caixa de interruptores.

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Bom te ver de volta, mardden. Terminou a casa? smiley

A ideia é interessante, de colocar a PCI colada no espelho. Mas daí fica complicado para fazer a iluminação do botão, não?

Sobre o RS485, meus testes não estavam dando muito certo, tive uma experiência melhor com o nRF24L01+, sem contar que fica mais fácil expandir.

Sobre os TRIACs + MOCs em excesso onde não iremos utilizar, é simples: basta não soldar os componentes. Minhas placas de teste mesmo só tenho um TRIAC conectado. E sobre a possibilidade de colocar mais TRIACs, acho difícil precisar de mais de 3 em uma caixa só. Se precisar, coloco outra placa (padronizei todas as caixas no tamanho de 4" x 4" em minha casa).

Estou fazendo uns testes com a touch screen do DSi LL (maior do que a do DS normal), acho que vai ficar legal. Estou apanhando para fazer os cortes em círculos sem furar/manchar o adesivo.

Fui na Eldorado e acabei comprando um adesivo que não gostei (preto fosco). Qual o nome desse adesivo que você utilizou, mardden?

Newbie
*
View Profile

Primeiro prototipo montado. Falta testar smiley-grin

@LegendBR, o touch funcionou tranquilo na protoboard. No início ficou meio instável mas era a fonte ruim.

@mardden

Resolvestes o problema da alimentação? Qual o range de alimentação da placa? 5v ~12v?

Ao que parece já é possível usá-la com pulsadores. Esta é a versão final da placa?

Senti falta do outro conector do RS485. Em tese seriam 2. Um está proximo MAX485, e o outro? Cadê esse danado.

Por acaso estás a usar topologia diferente?

Também percebi que ainda não caistes na tentação de terceirizar a produção na China. Veja com bons olhos. Lá eles oferecem serviço de conversão de THT para SMT a preços módicos. Acho que facilita na redução do tamanho da placa (o ATMega que o diga), caso ainda precise de espaço.

Ela já está comercializável? Tens noção de preço? Tenho total interesse (não sei soldar componentes...rsrsrsr)

Desculpa o descarrego de perguntas, mas o trabalho tá ficando de parabéns.

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Senti falta do outro conector do RS485. Em tese seriam 2. Um está proximo MAX485, e o outro? Cadê esse danado.

Você pode utilizar o mesmo conector para fazer a topologia em Daisy Chain. É só utilizar o mesmo conector para os fios de chegada e saída.

Particularmente desisti do RS485 porque percebi um problema "grave" nele. Pelo menos em meus testes, quando a parte de comunicação de um módulo falhava, toda a rede parava de se comunicar. E descobrir qual módulo falhou seria bem trabalhoso (testar todos os módulos individualmente).

Não sei se fiz alguma besteira nos meus testes, mas foi esse o resultado que tive.

aracaju/se
Jr. Member
**
View Profile

@LegendBR

Bom te ver de volta, mardden. Terminou a casa?
Obrigado cabra, estava envolvido em outro projeto e o tempo que já é curto acabou sumindo.
A casa esta faltando pouco. Gesso, pintura, grades, iluminação e já dá pra morar smiley-grin então tenho que correr e voltar para o projeto da iluminação.

A ideia é interessante, de colocar a PCI colada no espelho. Mas daí fica complicado para fazer a iluminação do botão, não?
na verdade vai ficar colada com uma fita 3M. ficará um espaço mínimo entre o vidro e a pcb, o led vai ficar ali espremido. no vidro vou colocar pedaço de adesivo de cobre como sensor do touch.

Sobre o RS485, meus testes não estavam dando muito certo, tive uma experiência melhor com o nRF24L01+, sem contar que fica mais fácil expandir.
nRF24L01+ é uma tentação mesmo. mas estou resistindo bravamente smiley-grin

Sobre os TRIACs + MOCs em excesso onde não iremos utilizar, é simples: basta não soldar os componentes. Minhas placas de teste mesmo só tenho um TRIAC conectado. E sobre a possibilidade de colocar mais TRIACs, acho difícil precisar de mais de 3 em uma caixa só. Se precisar, coloco outra placa (padronizei todas as caixas no tamanho de 4" x 4" em minha casa).
somente soldar os triacs necessários era minha opção, mas colocando a placa que fiz na caixa 4x2 (vou ter 4x4 e 4x2) ficou bem chato de parafusar os fios.
pensei em colocar uma placa menor e ligar ela através de um cabo flat ao espelho.

Estou fazendo uns testes com a touch screen do DSi LL (maior do que a do DS normal), acho que vai ficar legal. Estou apanhando para fazer os cortes em círculos sem furar/manchar o adesivo.
rapaz, fazer os cortes circulares é muito chato. quando eu chegar nessa parte acho que vou procurar uma empresa de plotagem.

Fui na Eldorado e acabei comprando um adesivo que não gostei (preto fosco). Qual o nome desse adesivo que você utilizou, mardden?
comprei ele por último e também não gostei. O preto liso ficou melhor, alias a parte que vai ficar exporta é a adesiva. você esta usando vidro fumê?

@mgomesrr,

Resolvestes o problema da alimentação? Qual o range de alimentação da placa? 5v ~12v?
então, o problema com a fonte na protoboard resolvi com uma fonte chaveada.
mas na placa montada nem com fonte chaveada resolveu. então desisti do touch do arduino, estou comprando alguns chips qt1070 pra testar.

Ao que parece já é possível usá-la com pulsadores. Esta é a versão final da placa?
sim, se mudar o código já seria funcional com pulsadores. seria versão final se o touch funcionasse. agora vou desenhar outro circuito com o qt1070.

como @LegendBR falou, vou usar o mesmo conector para os fios de chegada e saída.

não. é a Daisy Chain mesmo.

Também percebi que ainda não caistes na tentação de terceirizar a produção na China. Veja com bons olhos. Lá eles oferecem serviço de conversão de THT para SMT a preços módicos. Acho que facilita na redução do tamanho da placa (o ATMega que o diga), caso ainda precise de espaço.
Só vou mandar pra China se não conseguir fazer a placa ou se ficar muito trabalhosa.

Ela já está comercializável? Tens noção de preço? Tenho total interesse (não sei soldar componentes...rsrsrsr)
você tá falando do meu projetinho?! ele é open hardware smiley-wink deixa eu concluir e se for viável a gente pode terceirizar a produção da pcb na China e rachar o frete smiley-grin

Desculpa o descarrego de perguntas, mas o trabalho tá ficando de parabéns.
obrigado. fica a vontade pra perguntar.

God Member
View Profile

Muito bom ver o tópico em grande atividade =)

O final de semana esta ai e espero avançar um pouco mais =)

Concordo com a ideia de deixar a coisa modular, eu tenho três "módulos", a placa com o arduino e nRF (no fundo superior da caixa), a placa com o rele (fixado na parte lateral) e a fonte de alimentação (fixada na parte inferior) e tive de cortar os parafuso que fixam os espelhos para certificar que eles não cheguem na fonte rs.

@LegendBR
nRF24L01+ é uma tentação mesmo. mas estou resistindo bravamente smiley-grin

Não resista, esses bichinhos são bem legais de se trabalhar (apesar de eu ainda estar apanhando do PA+LNA  smiley-sweat) Até o HugoPT entrou para o clube  smiley-lol

Newbie
*
View Profile

@Pessoal,

Já viram esses SSR chineses?

http://www.aliexpress.com/item/10-pcs-G3MB-202P-DC-AC-PCB-SSR-In-5VDC-Out-240V-AC-2A-Solid-State/1322713857.html

Acho que fica algo em torno de R$3,30 a unidade

Segundo o datasheet http://www.components.omron.com/components/web/PDFLIB.nsf/0/F1D420C93E86CDB685257201007DD5BA/$file/G3MB_0609.pdf, tem phototriac, zero cross, snubber...etc. Acho que é mais ou menos isso que o Mardden tá pretendendo fazer

Será que compensa? E o efeito visual? A praticidade e o trabalho poupado?

Desculpas mais uma vez por estar poluindo o tópico de vcs  com tantas perguntas smiley-grin smiley-grin smiley-grin

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Hmmmm.... Isso e muito fixe.

comparado a um rele normal e talvez metade da espessura... 2A e que nao e muito. :\

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

God Member
View Profile

Saudações a todos...

Passando por aqui só para dar um feedback. Não postei antes por não ter conseguido chegar perto do arduino, fiz mais alguns testes no domingo passado e agora a pouco, soldei umas veroboards e queimei um módulo PA+LNA com um pin header escondido embaixo de um cabo  smiley-cry

Deixei os meus códigos (de posts anteriores) de lado e resolvi fazer alguns testes somente com o pingpair dos exemplo do maniac, tive resultados melhores usando o canal 97 (testei vários, e mesmo que o scanner do maniac não indicasse pacotes no canal, alguns canais não satisfizeram). Todos os testes foram feitos dentro de casa.

Primeiro usando um com PA+LNA (RX) e um sem PA+LAN (TX), os resultados foram bons, 10 metros e três paredes, sem pessoas se movimentando e os TX e RX parados (pessoas e ou os módulos em movimento geraram algumas perdas de pacotes)

Segundo, invertendo, PA+LNA (TX) e um sem PA+LAN (RX), ficou uma @#$%¨&, saindo do comodo (4 metros) já se perdiam muitos pacotes, fazendo a curva, todos se perderam...

terceiro, dois sem PA+LNA, a distância foi entre 6 e 7 metros (somente corredor) duas paredes a comunicação falhava, coloquei três (um no corredor e um no extremo de cada comodo, formando um U) e foi o fim dos problemas de comunicação.

No final os PA+LAN pareceram muito suscetíveis a interferência, encomendei mais um par de PA+LAN de outro fornecedor para ver se encontro diferenças, ouvi muitos comentários a esse respeito.

Por enquanto permanecerei com os sem PA+LNA e em dois pontos (corredor) nodes com função de repetidores (desta forma esta funcionando sem problemas, com fontes de 7.5v, ou duas baterias de li-ion de 1600mAh e 220 uf colados à alimentação do nRF)...

Bons projetos pra vocês, sabe-se lá quando voltarei por aqui! rs

Abraços

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

Reanimando o topico smiley-mr-green
Este fim de semana resolvi pegar nos nrf24L01 que ja aqui andavam a um tempo na lista de espera e começar os meus testes. Infelizmente os meus primeiros testes foram muito maus pois não consegui colocar a funcionar com a lib do ManiacBug os meus dois arduinos, um Mega e um Duemillanove. Agora sei que o problema esta no meu MEGA pois não faço ideia porque ele não funciona  com os nrf, mas como não sou gajo de desistir imprimi o raio do datasheet (74 páginas  smiley-mr-green lá se foi um tronco de uma árvore  smiley-sad ) e escrevi a minhas próprias instruções  de raiz para comunicar com o modulo. Devo dizer que adorei explorar os nrf, mergulhar no datasheet  esclareceu me muitas coisas sobre ele e atualmente já lhe conheço os cantos. Existem algumas coisas obscuras no modulo como a alimentação dele. Como o Mortis diz e bem é necessário colocar um condensador na alimentação do modulo (3.3V) pois sem ele muitos pacotes serão perdidos. A causa está no ripple que o arduino nos 3.3V apresenta. Medi o ripple com o osciloscópio e o ripple é na ordem dos 11mV. Conclusão sem condensador a tensão de alimentação no nrf não esta limpa e o rádio do modulo recente isso.A diferença é bem visível no osciloscópio quando se coloca o condensador e se retira. Vejam as fotos abaixo
A cobertura wireless do modulo é também muito fraca com a antena que vem construída na própria board, eu tenho o modulo com uma mini-antena na board e só consigo cerca de uns 10 metros sem qualquer obstáculo. Visto o modulo funcionar a 2.4GHz o tamanho da antena que ele apresenta esta claramente abaixo do comprimento de onda correto para esta frequência de trabalho.
Calculei o Lambda correto para a frequência que estou a usar e dá cerca de 14 Cm
Soldei um fio com cerca de 14 Cm no modulo e o desempenho da antena é melhorado substancialmente pois agora consigo atravessar paredes que antes  não.
Inicialmente nos meus primeiros testes estava a usar a função DigitalWrite para controlar os pinos de controlo CSN e CE mas devido á função DigitalWrite ser demasiado lenta optei por manipular o portoC directamente. A escolha sobre este porto é por apenas não usar nada do ADC e assim não interfiro em mais nada dos outros portos.
Se alguém quiser testar o meu código  aqui estão eles.
O receptor usa o pino de irq para saber quando tem algo para ler portanto no receptor tem de ser ligado ao pino da interrupção 0.
No meu caso estou a usar o atmega328 a interrupção 0 fica no pino digital 2.
 O meu próximo passo será implementar o auto ack pelo que ainda não esta implementado e  tornar o tamanho do payload dinâmico. Neste momento ainda apenas um byte é transmitido

* receiver.zip (3.34 KB - downloaded 15 times.)
* Transmitter.zip (3.24 KB - downloaded 17 times.)

* sem condensador.png (379.05 KB, 555x437 - viewed 38 times.)

* com condensador .png (766.07 KB, 780x626 - viewed 41 times.)

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Alteraste a biblioteca do maniacbug? Eu fiz referência algures onde o problema estava numa instrução que colocava os rádios a dormir.
Após comentar essa linha deixei de ter problemas.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

God Member
View Profile

Olá Hugo,

Bom ver que conseguiste tirar os nRF da gaveta =)

Sobre o capacitor eu apenas afirmei o que já tinham comentado, como esta o teu circuito, quais valores de capacitores? você esta fazendo testes na breadboard? Não tenho um osciloscópio, mas vi diversos colegas comentarem que a breadboard e a porta USB são grandes vilões... Tentei encontrar uma página de um gajo que fez testes usando o osciloscópio com/sem breadboard, com/sem capacitores, com/sem usb e tinha postado os resultados.

Pelo que pude perceber, tudo parece interferir nas ondas de radio: a alimentação, as trilhas(ou no meu caso fios que ligam os pontos na veroboard) , a USB, o ambiente, pessoas passando, etc. Para amadores como eu, isso tudo é muito complexo e abstrato.

Não sei se meus problemas também estão relacionados com harmônicas na rede elétrica, geradas por chuveiros eletrônicos e luzes dimerizadas. Alguém sabe como resolver isso?  smiley-cool

Eu acabei por desistir da livraria network do maniacbug, copiei apenas os métodos necessários da livraria RF24, reduzindo a complexidade no entendimento do código e acompanhando o datasheet/funcionamento, alem de remover os loops e dalays anteriormente citados... 

Que bom que você se entreteve com o datasheet, eu quase fiquei louco com tanta informação smiley-red

Verificarei os teus códigos assim que puder smiley-lol.

Calculei o Lambda correto para a frequência que estou a usar e dá cerca de 14 Cm
Soldei um fio com cerca de 14 Cm no modulo e o desempenho da antena é melhorado substancialmente pois agora consigo atravessar paredes que antes  não.

Fizeste a antena com que espessura de fio? Foi um único fio? tinha citado posts atrás essa solução, mas não pude testar e não sou capaz de dizer o quel certo é  smiley-sad-blue...

Não parece-me muito estético 14cm saindo do espelho da parede rs, mas se melhorar consideravelmente o sinal, penso que vale o sacrifício em alguns pontos da casa =)

Alteraste a biblioteca do maniacbug? Eu fiz referência algures onde o problema estava numa instrução que colocava os rádios a dormir.
Após comentar essa linha deixei de ter problemas.

Bubulindo, se você se refere a este tópico encontrei essa chamada no método
Code:
bool RF24::write( const void* buf, uint8_t len )

realmente, não faz sentido desabilitar o chip, creio que essa pode ser a causa do problema com os ack, afinal o chip deve estar OFF para receber o pacote =S, até o final de semana farei mais testes e retornarei.

Obrigado Hugo e Bubulindo!

Agora tenho mais possíveis diagnósticos para testar.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Eu meti um condensador de 100 ou 200uF e resolveu o problema no meu Mega.

Se bem me lembro existem filtros AC que se podem usar para limpar a entrada nos dispositivos. Muitos aparelhos têm-nos por defeito. No entanto, no teu caso, tentaria fazer isso directamente no DC que vai para o nRF.

Dependendo do tipo de caixas e instalação que fizeres poderás pensar em ligar a antena a uma caixa de derivação ou a alguma parte metálica que não esteja ligada à terra. Não deixa de ser metal e não há-de piorar o sinal, creio eu.

Sim, é mesmo nesse método. Eu ao correr o exemplo do ping e do pong tinha sempre um ou outro pacote a cair. Quando tentei fazer uma comunicação unidireccional fugindo do exemplo conseguia uma taxa de sucesso de 10% (com os microcontroladores e antenas em cima da mesma mesa).
Após comentar essa linha, eles funcionam que é uma maravilha (dentro de minha casa). Verdade seja dita que ainda não testei o pior caso (que é ter um destes na garagem e outro dentro de portas), mas dentro de casa funcionou bem.

Dito isto, pega na biblioteca do Greg Copeland (pesquisa no google). Aquele bug que fiz referência é apenas a ponta do iceberg no que toca a problemas com a biblioteca do ManiacBug.

God Member
View Profile

Eu meti um condensador de 100 ou 200uF e resolveu o problema no meu Mega.

obrigado! Estou usando de 200uf, mas sem osciloscópio é difícil ter certeza sobre o resultado, né?

Se bem me lembro existem filtros AC que se podem usar para limpar a entrada nos dispositivos. Muitos aparelhos têm-nos por defeito. No entanto, no teu caso, tentaria fazer isso directamente no DC que vai para o nRF.

Encontrei filtros AC, mas são um pouco caros por aqui, mesmo sendo uma boa solução pensando em toda a casa... por enquanto pesquisarei sobre filtros DC, obrigado novamente! =)

Dependendo do tipo de caixas e instalação que fizeres poderás pensar em ligar a antena a uma caixa de derivação ou a alguma parte metálica que não esteja ligada à terra. Não deixa de ser metal e não há-de piorar o sinal, creio eu.

As caixas são de plastico, pensei em esticar o fio pelo conduíte que sobe, mas fica o medo de gerar mais interferência por estar em paralelo com a fiação da luz, ventilador de teto, etc   smiley-roll Mas é coisa de testar, certo?  smiley

Não recordo-me quem foi o primeiro a comentar sobre o Greg Copeland, mas na época cheguei a salvar e testar, depois vi que o maniac fez algumas alterações como a do clock do SPI, mas realente ainda existem algumas alterações bastante relevantes que o maniac não fez, uma delas é aquele "timeout = 500;" que eu removi e que o Greg usa micros... entre outros delays que também removi... então eu copiei um método daqui outro dali e fiz uma baita bagunça smiley-sweat,  e deixei passar o powerDown e flush no método write, que não precisariam estar lá... farei mais uma revisão smiley-wink

obrigado novamente!

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

No meu teste com o osciloscópio usei um condensador de 120uF.Vou testar aumentar o valor no MEGA para ver se assim passa a funcionar.
Não alterei a lib do maniabug, literalmente desisti dela porque quando tentei entender o porquê de não funcionar capturei com um logic analyser a comunicação que era feita ao modulo e analisei todas as instruções. Ao analisar as instruções que ele manda ao modulo muitas não fazem qualquer sentido, e repete imensas coisas.Para configurar os registos envia varias vezes a mesma coisa...Como não me funcionava então peguei no datasheet e escrevi tudo de raiz.Li alguns tutoriais na net e com ajuda do datasheet foi sempre a abrir.
Ainda cá tenho gravado a captura que fiz para o caso de alguém querer espreitar.
No próximo fim de semana vou implementar o auto ack e tratar do payload.
Estou a usar o canal mais baixo possível, o canal 1 fazendo assim a frequência de trabalho do radio a 2,4001Ghz.Deste modo fujo as frequências de Ap´s que tenho em casa.Nos AP´s o canal 1 é situado nos 2.412Ghz dando me assim uma separação de 12Mhz distanciados dos Ap's que possam andar por perto.Também quanto mais baixa é a frequência melhor para a transmitir, tem mais imunidade a obstáculos visto ter um comprimento de onda maior em relação a uma frequência mais elevada.
Bons estudos colegas

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Pages: 1 ... 27 28 [29] 30   Go Up
Jump to: