Go Down

Topic: [Ajuda] Problema ao ligar arduino no carro com bateria 12v, LCD 16x2 fica maluco (Read 9961 times) previous topic - next topic

Filantropic

Verifique se você colocou certo a polaridade do capacitor de 220uF. Tente colocar também + um capacitor na saída, da mesma forma 9negativo do capacitor no terra e positivo do capacitor no pino 3).

Ao amigo que postou seu outro problema, tente aumentar o valor dos capacitores. Coloque 200uF para testar.

Abraços

CRBS

Olá pessoal!

Tenho interesse em montar algo parecido com o do amigo que criou o tópico, não imagino como ele fez para poder ler o sensor do combustivel e exibir a informação, se alguem tiver alguma idéia, ou tiver algum projeto similar ficaria agradecido.

Desde já agradeço.

Att. Carlos Renato Santiago

iyahdub

CRBS, se displays e o que quer, talvez devas olhar para o shield CAN.
Em relacao ao post original, como e que o circuito esta de decoupling Caps ?! Numa bateria convem estar bem decoupled, e atencao ao posicionamento do arduino !!
Mas sem mais informacao e dificil de estar adivinhar !!
10 LET Loop=Infinite
20 GO TO 10

Osias Neto

Amigo meus conselhos para seu projeto como técnico/projetista eletrônico:

1: Ambiente automotivo tem MUITOS transientes, em alguns casos você pode ter picos de cerca de 90V onde deveriam ser 12. Depende das condições de sua bateria, e a temperatura do lugar onde mora.

2: Considere usar uma alimentação melhor, estas fontes não são nenhum pouco confiáveis... é preferível usar um LM7805 para o Arduino e outro para o LCD a usar estas fontes que você citou. Lembre-se de usar capacitores grandes para variações de correntes, e menores, para transientes de alta frequência (um 100nF em paralelo com um 100uF resolve na maioria dos caso). Certifique-se de usar diodos de proteção e que os capacitores são de pelo menos 16v

3 e mais importante: se tiver um pino sobrando no Arduino, considere alimentar o LCD através de um rele, assim você irá se certificar que o LCD só vai ligar depois que o Arduino estiver 100% funcional.

HugoPT

3 e mais importante: se tiver um pino sobrando no Arduino, considere alimentar o LCD através de um rele, assim você irá se certificar que o LCD só vai ligar depois que o Arduino estiver 100% funcional.

Ao ler esta tua dica fiquei com a pulga atraz da orelha pois em tempos descobri que se a inicializaçao do LCD que é feita no arranque  normalmente na funçao setup(), falhar  depois quando vai para a loop ele nao imprime corretamente no LCD.No meu caso nao funcionou.Um outro caso que tive foi com um LCD ks0108 que o desliguei do micro e apos o ligar o circuito sem o LCD travava o micro.
Com um HD44780 nunca testei mas tenho um em breadboard e este fim de semana vou tirar conclusoes a ver se tambem é afectado
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Ao ler esta tua dica fiquei com a pulga atraz da orelha pois em tempos descobri que se a inicializaçao do LCD que é feita no arranque  normalmente na funçao setup(), falhar  depois quando vai para a loop ele nao imprime corretamente no LCD.No meu caso nao funcionou.Um outro caso que tive foi com um LCD ks0108 que o desliguei do micro e apos o ligar o circuito sem o LCD travava o micro.
Com um HD44780 nunca testei mas tenho um em breadboard e este fim de semana vou tirar conclusoes a ver se tambem é afectado

Depende como foi feita a biblioteca... nesse teu caso de travar o micro se tirares o LCD, a biblioteca pode estar a tentar ler o pino de status, não ver nada lá e ficar bloqueada. Idealmente deveria haver um time-out ou então um delayzito que chegasse e ignorar o pino.

Vi agora e não existe nada disso... :\
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

nagasaker

...descobri que se a inicializaçao do LCD que é feita no arranque  normalmente na funçao setup(), falhar  depois quando vai para a loop ele nao imprime corretamente no LCD...

Sim, isto acontece muito, principalmente quando a alimentação é ruim. E pode tentar forçar um inicialização de novo no loop que não adianta, tem que resetar o bicho diversas vezes até funcionar...

zumm

2 opções troca o carro ou poe uma bateria externa recarregável.

Fernando d'RG

Faça um teste:

Coloque o seu arduino sendo alimentado por pilhas. Se o problema persistir, o problema é de fato em interferência magnética e você deverá arranjar uma maneira de isolar o seu sistema.

Se funcionar direitinho, mesmo com o carro ligado, significa que você não está convertendo corretamente ou mantendo bem a corrente de energia.

Boa sorte!
Fernando Gonçalves (FdRG) - Business Intelligence / Data Warehouse
 - Cell: (21) 8181-8725
 - Mail: fernandodrg@me.co

Edimar

O Arduino tem um regulador de tensão próprio, vc pode usar de 5 a 30v que ele vai regular para 5V.
Seu problema de interferencia deve estar ocorrendo por causa do módulo bluetooth.

Eu fiz uma balança digital que fica lendo os sensores de peso e esperando uma carga acontecer para variar a tensão, se ninguém subir na balança ela fica aguardando e 0v de leitura.
Porém, se ligar o bluetooth, a tensão nos leitores começa a variar sozinha e fica medindo peso sem ninguém subir na balança.

Parece que de alguma forma o bluetooth interfere na regulagem da tensão geral da placa provocando picos.O mesmo deve estar acontecendo com vc.

Outra coisa, alimente o display com 5V e terra do arduino.
Alimente seus sensores através de uma porta digital digitalWrite(porta,HIGH), talvez vc consiga separar a interferencia.

iyahdub

O Arduino tem um regulador de tensão próprio, vc pode usar de 5 a 30v que ele vai regular para 5V.

Isso e totalmente errado. Nao convem usaur PSU com mais de 12 V... Ele nao tem como dispersar o calor do Regulador, e acho que o maximo que aconselham e 16 ou 18... Mesmo a esses valores tenho ouvido pessoal berrarem o deles...Por isso nao uses mais de 12 com o regulador interno
10 LET Loop=Infinite
20 GO TO 10

iyahdub

"Input Voltage (recommended)   7-12V
Input Voltage (limits)                   6-20V"

O limite e esse mas tem que se considerar o probvlema do calor gerado aos 20 V's...Como disse houve pessoas que queimaram, o deles a 18 ou 16 ( nao me recordo ao certo)
10 LET Loop=Infinite
20 GO TO 10

Go Up