Pegar qualidade de Sinal Banda C e KU

Estou iniciando com Arduino, e gostaria de um direcionamento... pois estou tentando criar uma antena de chapa com motor tanto na Horizontal quanto na vertical...

Essa antena completa, tem uns 28KG (1,80m) ...

A situação é a seguinte:

-> Eu gostaria de inserir 2 motores, um para horizontal e ou para vertical...
-> No motor horizontal, eu quero colocar uma bussola digital... encontrei alguns... mas tenho que dar uma pesquisada melhor se é isso mesmo que pode ser útil:
http://www.aliexpress.com/wholesale?SearchText=arduino+compass&catId=0&manual=y
->Na vertical, eu vi um cara que utilizou um sensor, mas não sei qual...
->Eu gostaria de verificar a qualidade do sinal, quando buscar por um determinado satélite... onde eu adicionaria ao arduíno o cabo da antena e faria a verificação do sinal...
-> Tentar realizar uma conexão com disecq 1.2 para realizar as trocas de satélites diretamente pelo receptor...

Apesar de iniciantes... tenho noções sobre solda e programação para WEB... apesar de ser diferente, tenho a lógica de programação e vendo alguns cursos onlines, não achei algo de outro mundo o arduino...

1º - Que tipo de motor posso utilizar para movimentar 28KG (12v???) ???
2º - Qual sensor existe para elevação da antena????
3º - è possível eu detectar o sinal de um satélite com arduíno.... verificando a qualidade do sinal...????

Gostaria de ideias para mostar esse ssitema... será que é possível, eu fazer o que desejo??

ATT JJ

Que sensor existe para ver a qualidade do sinal?

Movimentar 28kg com um motor de 12V talvez seja dificil. Em todo o caso, como vais precisar de movimentos suaves, uma caixa redutora tinha o efeito desejado nos dois campos, uma velocidade muito baixa e um binário alto na saida da transmissão. Vais precisar dum encoder para ter um controlo mais preciso da posicão do motor... ou então podes tentar motores de passo. Esses são mais simples para regular posicão, mas mais caros.

Sensor de posicão acoplado ao teu motor que eleva a antena... ou um sensor ultrasónico.

http://www.parallax.com/tabid/768/productid/92/default.aspx

No entanto, o que eu não sei ´€ o que consiste a qualidade do sinal e que sensor define isso. Se souberes, podemos ver como ligar esse sensor a um arduino.

Que sensor existe para ver a qualidade do sinal?

Tambem nao estou a ver como podes medir essa qualidade.Nao conheço nenhum sensor que apenas por si só te diga isso e duvido que tal exista mas ...
Por acaso queres ver o sinal da tua parabolica com isso?

bubulindo:
Que sensor existe para ver a qualidade do sinal?

Movimentar 28kg com um motor de 12V talvez seja dificil. Em todo o caso, como vais precisar de movimentos suaves, uma caixa redutora tinha o efeito desejado nos dois campos, uma velocidade muito baixa e um binário alto na saida da transmissão. Vais precisar dum encoder para ter um controlo mais preciso da posicão do motor... ou então podes tentar motores de passo. Esses são mais simples para regular posicão, mas mais caros.

Sensor de posicão acoplado ao teu motor que eleva a antena... ou um sensor ultrasónico.

http://www.parallax.com/tabid/768/productid/92/default.aspx

No entanto, o que eu não sei ´€ o que consiste a qualidade do sinal e que sensor define isso. Se souberes, podemos ver como ligar esse sensor a um arduino.

Acho que nao seja necessario dois motores para posicionar uma antena ku em cima de um satelite pois todos estao no cinturão de kepler que é uma linha imaginaria em cima do equador e existem rotores que conseguem posicionar a antena usando apenas um motor, inclusive posicionando a sonda na mesma polarização da antena do satelite, azimute, elevação e polarização da antena do receptor com um unico motor:

http://www.ebay.co.uk/itm/FORTEC-STAB-HH90-HH-90-ROTOR-SAT-DISH-MOTOR-USALS-DiSEqC-ITALIAN-MADE-/281062756411

Estes motores usam o protocolo de comunicação DiSEqC 1.2 ou USALS a informação sai do decoder e vai pro motor pelo próprio cabo coaxial que trafega a rf do lnb!

Kotch:

bubulindo:
Que sensor existe para ver a qualidade do sinal?

Movimentar 28kg com um motor de 12V talvez seja dificil. Em todo o caso, como vais precisar de movimentos suaves, uma caixa redutora tinha o efeito desejado nos dois campos, uma velocidade muito baixa e um binário alto na saida da transmissão. Vais precisar dum encoder para ter um controlo mais preciso da posicão do motor... ou então podes tentar motores de passo. Esses são mais simples para regular posicão, mas mais caros.

Sensor de posicão acoplado ao teu motor que eleva a antena... ou um sensor ultrasónico.

http://www.parallax.com/tabid/768/productid/92/default.aspx

No entanto, o que eu não sei ´€ o que consiste a qualidade do sinal e que sensor define isso. Se souberes, podemos ver como ligar esse sensor a um arduino.

Acho que nao seja necessario dois motores para posicionar uma antena ku em cima de um satelite pois todos estao no cinturão de kepler que é uma linha imaginaria em cima do equador e existem rotores que conseguem posicionar a antena usando apenas um motor, inclusive posicionando a sonda na mesma polarização da antena do satelite, azimute, elevação e polarização da antena do receptor com um unico motor:

http://www.ebay.co.uk/itm/FORTEC-STAB-HH90-HH-90-ROTOR-SAT-DISH-MOTOR-USALS-DiSEqC-ITALIAN-MADE-/281062756411

Estes motores usam o protocolo de comunicação DiSEqC 1.2 ou USALS a informação sai do decoder e vai pro motor pelo próprio cabo coaxial que trafega a rf do lnb!

Observe a inclinação do exio onde se fixa a antena, alí é o pulo do gato!
Agora pra medir a intensidade do sinal, acho que deve ter um amplificador de video e pegar uma amostra de uma linha do circuito horizontal e medir a sua amplitude quanto mais próximo de 1 volt pico a pico deve ser o melhor sinal! SEI LÁ, É O QUE ME OCORRE!

Obrigado por ajudarem, já deu uma explanada... se alguém possuir mais alguma coisa para atribuir...

Pra pegar o sinal da antena poderia fazer todo o circuito, que não é tão difícil achar no Google, mas pode comprar um medidor analógico desses mais baratos que não custam mais de 20 reais, abrir ele e mapear a voltagem de saída no circuito com o nível de sinal que ele mostra. Assim pode usar o aparelho tanto pra ligar os cabos, como para medir. O Arduino poderia receber essa informação e vc pode trabalhar como desejar. Eu penso em fazer isso um dia e de tempo em tempo armazenar um LOG do sinal pra saber se costuma ser mais estável. Minha antena tem um motor já, então importante te lembrar que precisa girar o LNB quando gira a antena. Existem motores no mercado que custam menos de 200 reais e já comunica com o receptor por protocolo Usals. Pode seguir isso como base pro projeto.

Acho que após 4 anos... ou o projecto está a funcionar ou foi arrumado para um canto, não?