Artigos sobre arduino

Boa noite, alguém saberia me dizer onde encontrar artigos sobre arduino e seus componentes, programação ou qualquer relação?
consegui alguns na faculdade que tem acesso na Capes, mas ainda eram alguns meio fora do contexto que preciso.
Alguém sabe onde posso encontrar? de preferencia que de pra visualizar o conteudo todo dos artigos.

Obrigado.

Amigo está um pouco vago demais, faça uma busca no próprio fórum aqui, se você for um pouco mais específico, a gente te ajuda...

Fala ai Deiwys,

Cara, eu acho o google o melhor lugar para encontrar quase tudo rs. Na verdade até sou meio dependente dele kkk

O Arduino Cookbook do O'Reilly tem vários tutoriais (você pode comprar uma versão digital que é bem em conta ^^), o site do próprio arduino tem as opções "Getting Started", "Learning" e "Reference" que oferece vários exemplos, o site http://www.instructables.com/ tem vários tutoriais passo a passo sobre várias aplicações.

Qual o contexto que você precisa?

hackaday.com tem uma tag própria para arduino... se bem que os projectos apresentados lá são um pouco mais complexos.

bubulindo:
hackaday.com tem uma tag própria para arduino... se bem que os projectos apresentados lá são um pouco mais complexos.

E o bacana do hackaday é que lá encontra-se de tudo, encontrei lá as intruções para o meu primeiro hack de RC toy ^^

Assim, é que estou iniciando TCC-I e preciso de artigos pra referências, quando digo artigos me refiro a artigos acadêmicos, de fontes boas, ou então de mestrado ou doutorado, esse tipo de artigo.

Eu queria artigos de arduino pra ter fontes pra mim poder dizer por exemplo, o porque utilizar arduino no projeto.. porque arduino é bom, explicando sobre sensores de arduino.. essas coisas que precisarei escrever no tcc, e a minha maior dificuldade no momento está sendo encontrar bons artigos na area e no assunto.

pra esclarecer melhor, meu tcc é um alimentador automático de animais de estimação, vou controlar ele pela web.. vou usar o arduino UNO, algum tipo de motor, acredito que de passo, placa ethernet shield e alguns sensores pra verificar certos problemas que podem acontecer.

ou seja, meu contexto de escrita seria esse ai..
coloquei um dos artigo que consegui em anexo pra vocês terem uma ideia de que tipo de artigo estou falando.

Agradeço se alguém tiver algum que possa me enviar ou indicar sites.

Low cost microcontroller platform for study lymphatic biomechanics vitro.pdf (613 KB)

Deiwys,

Não consegui abrir o pdf, mas conheço metodologia científica e não me recordo de nenhum artigo ou página que possa ser de grande valor para o teu TCC em termos de bibliografia.

Em termos de projeto (ideias para fazer o teu), já vi alguns por ai, tinha um que usava balanças digitais, tanto no prato onde come o cachorro quanto no "separador", mas não encontrei a página =/ (buscando por "god food arduino" ou "dog feeder arduino" outros, mas não o que queria que você visse)

Espero que algum colega da área possa ajudá-lo em relação a textos técnicos, o meu universo é quase que totalmente empírico.

Boa sorte :wink:

Eu até baixei o pdf aqui pra testar e deu pra abrir, talvez algo com teu sistema.. nao sei. Mas enfim, vamos ver se alguem sabe de algum lugar com bons artigos, senao me viro.. de alguma forma vai ter que sair a escrita do tcc xD hehe
valeu mais uma vez Mortis :slight_smile:
só pra você ter uma ideia, fui meio baseado nessa ideia aqui: Alimentador de Cães com Arduino - YouTube
vai ser parecido, mas dai tem o diferencial da internet, programar horarios e poder ativar qndo quiser.. hehe
espero que de tudo certo xD

mãos a obra! haha :smiley:

Darei uma olhada no meu reader. ^^

kkkk TCC é tenso de se fazer, mas com um pouco de pesquisa vai que vai.

Esse projeto é bacana, eu vi outros similares. Na net tem muito o que pesquisar, o problema é a parte da base da dissertação dependendo da matodologia que você escolheu.

Para fazer pela internet você poderia ligar o arduino no PC e se comunicar via serial ou até comprar um Ethernet Shield, para os dois casos tem várias fontes para obter exemplos.

É isso ai! Boa sorte e divirta-se com o TCC rs

Poisé, minha ideia é pela internet mesmo.. por isso criei esse outro tópico tentando tirar mais uma duvida que surgiu..
queria que fosse sem fio a comunicação, mas pelo visto complicada dai minha vida um pouco, to achando que vou fazer com o cabo RJ45 conectado mesmo. Fica mais simples né? usando a primeira placa que esta no tópico

Tópico: http://arduino.cc/forum/index.php/topic,151483.0.html

Respondido no outro tópico, mas nada impede de você fazer usando fio e depois fazer um upgrade para sem fio.

Aprendendo os dois modos aumentas as possibilidades :wink:

Cara,

Acho que tem duas coisas nisso aí:

1- Existe um certo preconceito contra Arduino no meio científico e no meio profissional. Posso estar errado mas acho que isso rola sim. A proposta do Arduino é ser acessível em termos de complexidade de uso. É fácil usar Arduino então a moçada que se diz "expert" diz que Arduino é brinquedo de criança, além de ter muito código embutido (fazendo com que o arquivo compilado ocupe muita memória), e mais um monte de coisa, o que na minha visão é puro preconceito na maioria daz vezes. De qualquer forma, academicamente, você vai encontrar muito mais a palavra "microcontrolador" do que "Arduino", de qualquer forma.

2- Não se prenda muito na palavra chave "Arduino", tente pesquisar artigos que usam microcontroladores. Depois você pode portar a idéia e circuitos pro Arduino, adequando o código de acordo.

Valeu !

DanDare:
1- Existe um certo preconceito contra Arduino no meio científico e no meio profissional. Posso estar errado mas acho que isso rola sim. A proposta do Arduino é ser acessível em termos de complexidade de uso. É fácil usar Arduino então a moçada que se diz "expert" diz que Arduino é brinquedo de criança, além de ter muito código embutido (fazendo com que o arquivo compilado ocupe muita memória), e mais um monte de coisa, o que na minha visão é puro preconceito na maioria daz vezes. De qualquer forma, academicamente, você vai encontrar muito mais a palavra "microcontrolador" do que "Arduino", de qualquer forma.

Não é preconceito... é qualidade de ensino. Para alguns cursos, nomeadamente electrónica ou micro-electrónica, o Arduino é um impedimento à aprendizagem de conceitos chave desses mundos.
Com um Arduino não precisas de saber como funcionam os timers ou como configurá-los... chamas uma funcão e pronto. O problema é que perceber o funcionamento dos timers é uma base chave para qualquer engenheiro desse ramo. O mesmo se pode dizer de outras coisas como por exemplo, codificar correctamente interrupcões ou até algo tão simples como buffers (usados nas portas série, ou SPI/I2C). Tudo isto é básico e deve ser aprendido sem que alguém faca tudo por nós. Daí que na academia o Arduino não seja considerado mais que uma placa porreira para construir projectos. O Hardware é porreiro e não é por demais complexo, logo é uma base excelente para poder construir projectos e aprender microcontroladores... mas sem a IDE.
E isto é a pura realidade, não é a opinião dum professor (porque eu não sou um). Eu aprendi microcontroladores com um 8051, facilmente passei a usar AVRs (porque as bases são muito similares) e hoje estou a mexer com ARM, que apesar de ser um pouco diferente se baseia nos mesmos blocos base da microelectrónica.

Achas que um professor de Português pode ensinar Jorge Amado ou Fernando Pessoa sem nunca ter lido livros deles?

Já no meio profissional o motivo é um pouco de inveja por verem que leigos na matéria conseguem fazer projectos que anteriormente só alguns fariam, mas também um pouco de preocupacão com o risco que isto apresenta. A maior parte das pessoas não percebe, ou tem nocão de metade dos riscos que corre ao colocar o Arduino a fazer certas coisas (controlar potência, animais, etc...) e isso preocupa quem entende esses riscos e como tal classifica a plataforma como um brinquedo.
Nota também que os criadores do Arduino nunca quiseram que a plataforma fosse mais que uma plataforma de aprendizagem de microcontroladores.

DanDare:
2- Não se prenda muito na palavra chave "Arduino", tente pesquisar artigos que usam microcontroladores. Depois você pode portar a idéia e circuitos pro Arduino, adequando o código de acordo.

Sim, procurar por microcontrolador ou até por marca específica de microcontrolador (AVR, PIC, 51) aumenta consideravelmente a qualidade da pesquisa. Um site para procurar algo que pode ser facilmente usado no Arduino é o avrfreaks.net. Lá, para além dum fórum, tem imensos projectos e código fonte que pode ser "portado" para o Arduino. O motivo das aspas é que não existe propriamente portabilidade já que é a mesma plataforma com outro nome.

Valeu mesmo a todos pela discussão, eu já estava mesmo procurando microcontroladores também um pouco, tenho que abranger mais mesmo minhas pesquisar aqui.

E falando um pouco da discussão de vocês, eu acho muito bom o Arduino pelo fato de não precisar saber soldar e criar o circuito. Pois ele permite que pessoas como eu que sou da computação e não da elétrica a fazer o que é de fato meu interesse, programar ou coisa do tipo.. por mais que seja interessante meu curso não tem nada focado na parte de circuitos e tudo mais.. então o arduino me salva agora por exemplo nesse projeto que estou fazendo, pois se eu teria que usar uma só vez um estanho, eu tava perdido hahaha

valeu mesmo galera por todo ajuda até agora :smiley:

O que é TCC-1 ?

Eu sou engenheiro electrotécnico e também uso o Arduino para não ter de soldar ou estar a montar circuitos em breadboard. Quanto à IDE... sinceramente, não faco grande questão de usar. Normalmente, prefiro usar C normal com bibliotecas que já tenha feito. Ultimamente, estou a criar uma biblioteca para os autocarros de Londres, mas apenas porque me deu preguica de fazer parte da funcionalidade que pretendia.

Trabalho de Conclusão de Curso. O 1 deve se referir a uma primeira versão, algo assim. É o trabalho final que entregamos nos cursos superiores no Brasil para receber título de bacharel.

Concordo com o bubulindo, academicamente é mais correto usar microcontroladores que permitam aprender "a base", o que é fundamental para os engenheiros saber ^^

Eu faço parte do grupo de "leigos" que simpatizam com eletrônica, adimiram robótica, mas só "evoluiram" por causa dos PICs (que foi difícil para aprender se compararmos com o arduino rs) e hoje o Arduino (que cá entre nós, é muito fácil de brincar xD).

Vejo as pessoas comentarem quem aprendem sobre PICs e AVRs nas faculdades, e mesmo nos fóruns e sites muitos preferem usar essas plataformas no lugar do arduíno, seja por custo, aplicação/limitação ou preferência.

Buscando por microcontrolados de forma geral, como citado pelo DanDare e Bubulindo, é a melhor forma de obteres artigos científicos para tua bibliografia.

Estou fazendo um alimentador pra animais de estimação controlado pela web.. usando o arduino UNO :slight_smile: