Go Down

Topic: Remoção do atmega328... É possível? (Read 4162 times) previous topic - next topic

Tenente

Olá pessoal,

Recentemente comprei um kit arduino e estou esperando minha encomenda pelos correios. Estou pensando em adquirir mais microcontroladores atmega328 e programá-los a partir da minha placa arduino, ou seja, remover o atmega328 original do arduino, inserir outro chip, passar o código, e usar o chip em alguma outra placa. Em resumo, é possível utilizar a placa arduino original para programar outros chips? Se sim, o chip original é soldado na placa ou é encaixe?

Obrigado!

hugo007

Mar 02, 2013, 07:50 pm Last Edit: Mar 02, 2013, 07:59 pm by HugoPT Reason: 1
Em resumo, é possível utilizar a placa arduino original para programar outros chips? Se sim, o chip original é soldado na placa ou é encaixe?

Sim é possivel fazerez isso.No entanto para poderes depois por a funcionar o atmega em outra placa tens de assegurar que lhe instalas um cristal  e fazes um pull-up no pino de reset para alem da alimentaçao.
Lê este post do forum do colega Nick Gammon
http://www.gammon.com.au/forum/?id=11637
Recomendo a leitura de todos os topicos, sao excelentes...
Para poderes programar outro chip que nao o original tens de instalar o bootloader nesse novo chip para o poderes programar com a IDE do arduino.Sem isso nao consegues enviar nada para ele.
Se estiveres mesmo interessado em fazer esse tipo de montagem e depois trocares os chips , talvez queiras antes ponderar comprar um programador externo.Eles sao super baratos e assim nao precisas de andar a mudar o chip.Podes tambem com este programador carregar o bootloader em chips novos e programar directamente o chip atraves da interface de programaçao do Arduino
http://www.ebay.com/itm/New-1pc-USB-ISP-Programmer-For-ATMEL-AVR-ATMega-ATTiny-51-Development-Board-/140890252239?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item20cdb6a3cf
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

mmoscz

Não querendo contradizer o HUGOPT, apenas dando alternativas, mas você precisa apenas do ARDUINO, como programador dos ATMEGA, tanto o mesmo que usa no arduino (ATMEGA328) quanto os ATMEGA8.
Não precisa tirar o ATMEGA328 da placa ARDUINO, se você tiver uma protoboard, precisa apenas de 4 fios usar o sketch de ArduinoISP (você encontra ele no menu EXAMPLES, da IDE do arduino), com ele você pode gravar em outros ATMEGA seus projetos, até mesmo montando um Arduíno sem cristal.
No próprio link que o HUGOPT passou, já tem um exemplo de como montar um Arduíno mínimo.

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Tenente

Obrigado pelas informações, senhores.

Go Up