Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Voltímetro com LCD em Arduino  (Read 1712 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Cascais - Lisboa - Portugal
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Boa tarde,

Precisava de fazer um voltímetro para por o LCD num painel frontal onde iria apresentar a leitura.

Eu agora estou a fazer da seguinte maneira este processo:

Leio a Vdc, adiciono a voltagem drop de um díodo 0,3V constantes, ora como a voltagem é de pico, eu acho a constate Vrms, divido os Vdc pela raiz quadrada de 2, ai fico com a Vrms depois pego na Vrms elevo ao quadrado, e divido por 50.

Assim vou ter o resultado em mW, W ou kW.

Gostaria de saber se era possível fazer isto com o Arduino, e se iria ter um erro de ~1%.

A leitura teria de ser de 0Vdc até 1000Vdc e a resolução do LCD ler, 0,001mW a 10.003,021W.

« Last Edit: March 01, 2013, 04:12:50 pm by Nuno_pt » Logged

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Existem umas coisas que não percebo nos teus cálculos...

O Vrms da tensão DC não é igual ao valor de "pico" ? Isto se considerares um DC puro.

Como vais adaptar a tensão de 1000Vdc para os 5 que o AD do Arduino aceita?

O AD do Arduino tem 10 bits... isso dá-te 1024 valores (idealmente, não realmente), dividindo 1000Vdc por 1024 ficas com muito próximo de 1V de resolucão.

Depois de saberes a tensão DC, elevas ao quadrado e suponho eu que divides pela resistência... que neste caso é 50... É a tensão que vai variar? Nesse caso a tensão não é DC como referes no início... e para usares raíz de dois a onda que vai aparecer tem de ser sinusóidal... é sinusóidal? Então, é DC ou AC?

O Arduino é muito porreiro e tal... mas não é um multímetro nem ideal para fazer o que tu queres.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

A leitura teria de ser de 0Vdc até 1000Vdc e a resolução do LCD ler, 0,001mW a 10.003,021W.
Antes de mais tens noçao dos perigos que te estas a colocar, tu e quem manusear isso?
Nao sei as correntes envolvidas nessa tensao mas cuidado!!!
A resoluçao do ADC do arduino sao 10 bits , ou seja consegues dividir em 1024 partes uma tensao de 5V.
Nao podes colocar na entrada do arduino nada superior a 5V!!!
Se mesmo assim desejares essa escala (o que nao concordo com ela) tens de fazer um acondicionamento de sinal.1000 V fazem sugir na entrada do ADC 5V.
Porque motivo tens necessidade de ler isso no LCD com esses niveis de tensao tao altos?

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Newbie
*
View Profile

Isto era para dar os valores de Watts (RF).

Vou explicar melhor,

Tenho umas resistências de 800W 100Ohm, para fazer assim 2x100Ohm em serie em 4 filas, depois essas 4 filas são ligadas em paralelo, dando os 50Ohm/6.400W.

Em uma resistência encosto o vivo do voltímetro e o negativo na massa, essa tensão Vdc, faço assim:

Medindo com o voltímetro agora:
Ex:  Meço 196,7Vdc + 0,3V (drop do díodo constante) = 200Vdc.
Dividindo os 200Vdc por 1.4142 (raiz quadrada de 2) =  141.4213Vrms
Dividindo os 141.4213Vrms^2 (elevados ao quadrado)/50Ohm (resistencia), irá dar a potencia em Watt (RF) que o amplificador estará dissipando.

Espero que assim esteja melhor explicado.
« Last Edit: March 01, 2013, 06:02:03 pm by Nuno_pt » Logged

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

De novo...

A tensão rms dum sinal DC não é o valor do sinal DC? Porque divides um valor DC por raíz de 2?

200Vdc é uma tensão perigosa!!!! E o facto de teres resistências com 800W é indicacão que a corrente que lá vai passar não é baixa.

Estás a usar DC ou AC?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

Defacto tambem nao percebo colega.
Outra coisa que tambem nao estou a entender no teu calculo é isto:
Ex:  Meço 196,7Vdc + 0,3V (drop do díodo constante) = 200Vdc.
Estas a usar diodos de germanio?
Porque é que adiconas a "drop"?
Nos diodos de silicio a queda que ele oferece é 0.7V e nos de germanio os 0.3V mas ja nao vejo diodos de germanio há anos!
Onde é que estas a intercalar esse diodo?
Por acaso estás a tentar medir um sinal AC e estas a colocar um diodo na ponta de prova para assim o retificares smiley-eek-blue???

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Newbie
*
View Profile

Estou a usar um amplificador de RF a injectar nessa carga com as resistências.
Numa resistência meço essa voltagem DC, e faço essas contas.

Para terem uma ideia do que falo - http://www.ai4ji.com/Projects/dummyload.htm

Mas em ponto maior.

Mas já vi que o melhor seria meter o LCD de um multímetro auto range.
« Last Edit: March 01, 2013, 06:39:43 pm by Nuno_pt » Logged

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

O artigo do site assume imensa coisa que pode não ser verdade para chegar à precisão da dummy load... primeiro assume que a onda é sinusóidal, o que não é verificado... assume que o DVM mede correctamente o Vrms sobre uma gama elevada de frequências... o que na maior parte deles não é verdade e o que me incomoda ainda mais no artigo é a assumpcão que as resistências têm 50Ohm. Obviamente que a diferenca será normalizada com o facto de estarem em paralelo, mas ainda assim...

Acabada a minha rant, o Arduino nunca poderá substituir um multímetro. Simplesmente não é feito para isso. Se arranjares um circuito que faca essa medicão de forma correcta, podes sim ligar esse circuito ao Arduino para fazer o interface com o LCD, mas colocar o Arduino a medir com esse nível de precisão é impossível, ou extremamente trabalhoso com mudancas de escala que introduzem erros próprios e delays no circuito (que não seria muito mau para a tua aplicacão). 

Newbie
*
View Profile

Obrigado pela ajuda bubulindo,

A precisão não quer dizer que seja cientifica, as resistências que eu vou usar não são dessas, são resistências de 100Ohm 800W até 1Ghz, por isso são de precisão usadas em emissoras de MW e LF, depois a saida da ficha é medida com um Antenna Analizer para verificar se estão presentes os 50Ohm na gama de frequências, sei quem tenha feito e esteja a usar esse sistema de medição em uma Dummy Load e a medir com instrumentos de precisão em paralelo, visto ele ser Técnico de uma emissora de rádio em Portugal, e confirme este método de medição.

Também existe quem diga que a medição (Vdc) deva ser feita por indução em vez de estarem ligadas ás resistências.

Vou optar por por um Multímetro auto range até 0 - 1000Vdc ~0,5%, desmancho o multímetro meto a board dentro da caixa alimento os 9V da fonte e só tenho de arranjar maneira de remover o LCD do Multímetro e cola-lo ao painel da caixa.

Desde já obrigado pela ajuda.

O meu próximo passo será a leitura da temperatura das resistências nos dissipadores e o Arduino ler para um LCD, mas para isso vou criar outro Tópico

Pages: [1]   Go Up
Jump to: