Go Down

Topic: Ligar Led 12V 10W é assim? (Read 1 time) previous topic - next topic

tucandroid

apos umas pesquisas parece que o BC337 NPN nao é um opto-acoplador, teria de ser um 4N25 certo?

cumprimentos

Mortis

tucandroid,

A linha NPN (e PNP que faz par com o NPN dependendo da aplicação) são transistores, que possuem três pinos, emissor, coletor e base.

Os opto-acopladores, são componentes com 4 pinos. Digamos que dentro deles tem um phototrasistor e um led, os pinos do led ficam ligados ao arduino e os pinos do phototransistor ficam ligados aos 12 volts. Quando ativas a porta do arduino o led (5V) ele emite luz que ativa o phototransistor, esse phototransistor fecha a conexão ativando os 12 volts (funciona como uma chave liga/desliga). Quando desativas a porta do arduino o led apaga e consequentemente o phototransistor  abre a conexão, interrompendo os 12 volts. Como não existe conexão física entre o led o o phototansistor o optoacoplador é um recurso 100% seguro para trabalhar com correntes distintas.

Procura no google imagens por "optoacopladores" e depois por "transistors npn pnp", para ser sincero, eu vivo no google rs

Conforme os componentes forem aparecendo pra ti, tentas te aprofundar um pouco sobre eles. Isso é muito importante para nós que estamos a aprender eletrônica.

HugoPT

Mar 13, 2013, 01:14 pm Last Edit: Mar 13, 2013, 01:37 pm by HugoPT Reason: 1
Necessitas de algo tipo isto.Neste caso é para excitar um rele mas podia ser para ligares uma lampada ou outra coisa qualquer desde que nao excedas a corrente maxima do transistor

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Filantropic

Olá Tucandrois. Estou um pouco enferrujado em eletrônica, mas acho que posso ajudar.
Segundo o datasheet do TIP120, que pode ser visto neste link
http://www.adafruit.com/datasheets/TIP120.pdf

A corrente máxima entre o coletor e o emissor é de 5 A.
Como cada lâmpada é de 10 W e 12 V, cada uma utiliza 0,83 A. Ou seja, se é tudo isso que estou dizendo, então este TIP aguentaria até 6 lâmpadas ao mesmo tempo.
Só não sei dizer se este TIP, quando utilizada a corrente máxima, necessita de algum dissipador. Faça a experiência com apenas 1 e observe o que acontece.

Só que estas lâmpadas, assim como a maioria das lâmpadas, são utilizadas em paralelo. Não em série.

Como na imagem você colocou uma imagem de uma bateria, mas está escrito transformador, fiquei na dúvida se você utilizará corrente contínua ou alternada. Como estou enferrujado em eletrônica, não lembro mais se este transistor funciona normalmente com corrente alternada.

Coloque sim um resistor entre o arduino e o TIP. Tente um resistor de 1K.

Abraços

Go Up