Pages: [1] 2 3   Go Down
Author Topic: Arduino + Carro RC RX2\TX2  (Read 6725 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
0
Full Member
Arduino rocks
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá.

Tenho um carro daqueles Nikko RC, queria ligar um Arduino como receptor para o controlar através de bluetooth, o circuito dele usa aqueles chips RX2\TX2 que tem um Pino para a Esquerda\Direita\Frente\Tras\Turbo.

A ideia surgiu depois de ver um projecto na web: http://letsmakerobots.com/node/31757

Tenho 2 dúvidas:

Tenho de cortar a ligação do RX2 ao restante circuito ou posso deixar tudo como está e ligar o arduino aos pinos acima referidos?
Os pinos digitais do arduino podem ser ligados directamente ou é melhor meter algo pelo meio?

A ideia é substituir o Receptor\decoder RC no carro pelo Arduino e ligar o arduino ao chip de controle enviando Hight\Low para controlar o carro..

Obrigado.

God Member
View Profile

almamater (moonspell? rs)

Forma empírica: Para certificar que não teria risco de os motores gerarem corrente na porta do arduino, eu usei um multímetro na base do transistor (que esta conectado na porta do CI) e girei a roda, como não houve qualquer manifestação de corrente presumimos que os transistores da ponte H protegem o arduino.

Eu (leigo) não vejo problemas nesse tipo de ligação, em uma das placas que eu tinha, removi o CI (e coloquei um socket para o caso de desejar usar o controle remoto ^^) e cortei as ligações da parte da recepção RF para usar apenas a ponte H (mas coloquei coloquei jumpers para voltar a habilitar smiley).

Se eu disse alguma besteira, espero que os colegas me corrijam (temos ótimos professores aqui lol)
« Last Edit: March 20, 2013, 07:13:24 am by Mortis » Logged

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Peço desculpa, mas não entendi muito bem o que era o RX2/TX2...

No entanto, o sistema de controlo do carro (lamento mas o meu único carro telecomandado está em Portugal) será composto por duas partes. Uma parte de "controlo"/interface com o comando remoto (convenhamos que um carro telecomandado não tem muito controlo) e uma parte de potência para controlar as rodas e direcção do carro.

Antes de fazeres algo no carro, vê que tensões são usadas para o controlo (ou seja, entre o controlo e potência) para garantir que não queimas nada. Depois aconselho-te a cortar as ligações e substituir o módulo de controlo pelo teu Arduino com Bluetooth.
Tem cuidado com os pinos que vais usar também. A ponte H do carro deve ter um sinal PWM lá ligado e o mesmo para a direcção (que no meu carro era uma bobine) para conseguires controlar a direcção proporcionalmente.

Quanto ao que o Mortis disse, eu tenho ideia que estes carros travam activamente as rodas quando deixas de enviar um comando, efectivamente reduzindo o problema de frenagem regenerativa. Em todo o caso, é sempre bom confirmar isso.
Tens fotos da placa dentro do carro? Talvez seja mais simples vendo uma foto do que estar aqui a falar do que pode ou não ser. Se conseguires ver a referência dos chips também é bom para poderes ler sobre eles.

Last but not least, acho que usar um carro telecomandado é uma grande ideia de te iniciares na robótica porque retira imenso trabalho e a parte mais chata (potência) já está feita. No entanto, fazer algo de raíz ou adaptar o que tens traz muito mais possibilidades. Por exemplo, se metesses encoders nas rodas podias fazer telemetria e controlar splines perfeitamente... Mas se calhar isso é para um nível que não estás interessado. smiley-wink

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

0
Full Member
Arduino rocks
View Profile

Mortis smiley Sim almamater de Moonspell  smiley-lol (são conhecidos por aí tb pelos vistos héhé)

Obrigado desde já pelas respostas.

A ideia surgiu em aproveitar um Peugeot 206 para o Arduino, pois não faço nada com ele se não for assim (já não tenho 8 anos e não me desperta interesse andar atrás do carro com o comando original na mão de pouco alcance)  smiley

TX2 e RX2 são chips da Realtek TX2 & RX2 normalmente usados nestes brinquedos pelo que perceb. (http://blog.tkjelectronics.dk/wp-content/uploads/RX2_TX2_Datasheet.pdf)

Pesquisei um pouco pela Web e fiquei na dúvida se o pessoal ligava os pinos do Arduino directamente nos pinos do RX2 (Tras\Frt\Esq\Dta\Turbo) e se este enviava depois por outros pinos os sinais para controlar os motores, mas pelo que percebo os pinos referidos do RX2 são outputs e o pessoal deve é cortar estas ligações ao chip e ligar nelas o Arduino, desabilitando o rx2\ substituindo o mesmo pelo Arduino (será a melhor solução).

De qualquer forma vou tirar hoje umas fotos assim que conseguir e meto aqui, e vou tb investigar melhor o circuito do carro

« Last Edit: March 20, 2013, 08:28:23 am by almamater » Logged

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Hmmm, um peugeot 206? Já pensaste em falar com a Google? Eles é que estão numa de carros grandes telecomandados... smiley-razz

Sim, creio que é mesmo cortar o RX2 (nunca tinha ouvido falar disto) e ligar lá os outputs do Arduino. Notei também que estes chips funcionam de 2,2V a 5V... então existirá a possibilidade de nem haver um regulador e usar a tensão as pilhas directamente.

Reparei algo no datasheet que provavelmente não irás gostar. Dá-me ideia que o RX2 é também um driver de potência. Aparentemente consegue fornecer 600mA aos motores. Algo que o Arduino não consegue e para ultrapassar isso tens de fazer uma ponte H externa. Tira umas fotos ao sistema e logo vemos se é assim ou não. smiley

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

God Member
View Profile

Hmmm, um peugeot 206? Já pensaste em falar com a Google? Eles é que estão numa de carros grandes telecomandados... smiley-razz

Ai sim! lol

Sim, creio que é mesmo cortar o RX2 (nunca tinha ouvido falar disto) e ligar lá os outputs do Arduino. Notei também que estes chips funcionam de 2,2V a 5V... então existirá a possibilidade de nem haver um regulador e usar a tensão as pilhas directamente.

Esse tal de RX2 é muito comum nos RC control chineses baratos, no meu tinha um chip similar, o sm6135w , parecido com esse: http://letsmakerobots.com/node/26905?page=1 (eu tinha um link melhor, mas não sei onde o coloquei :/)

Eu removi o chip por segurança, mas em muitos tutoriais eles soldam os fios sem remover (quais os riscos bubulindo?).

Mortis smiley Sim almamater de Moonspell  smiley-lol (são conhecidos por aí tb pelos vistos héhé)

Sim, eles são bem conhecidos por aqui ^^ Como vocês dizem, são porreiros smiley

A ideia surgiu em aproveitar um Peugeot 206 para o Arduino, pois não faço nada com ele se não for assim (já não tenho 8 anos e não me desperta interesse andar atrás do carro com o comando original na mão de pouco alcancesmiley

O mesmo que eu! lol

TX2 e RX2 são chips da Realtek TX2 & RX2 normalmente usados nestes brinquedos pelo que perceb. (http://blog.tkjelectronics.dk/wp-content/uploads/RX2_TX2_Datasheet.pdf)

Pesquisei um pouco pela Web e fiquei na dúvida se o pessoal ligava os pinos do Arduino directamente nos pinos do RX2 (Tras\Frt\Esq\Dta\Turbo) e se este enviava depois por outros pinos os sinais para controlar os motores, mas pelo que percebo os pinos referidos do RX2 são outputs e o pessoal deve é cortar estas ligações ao chip e ligar nelas o Arduino, desabilitando o rx2\ substituindo o mesmo pelo Arduino (será a melhor solução).

Vemos de tudo na web, por isso temos de ter cuidado. Eu sempre procuro por datasheets (como o acima), tento identificar o funcionamento do circuito e uso o multímetro antes e depois, para ter certeza que não vou queimar nada.

Sobre a alimentação da ponte H, sempre use uma diferente da alimentação do arduino, pois os motores sugam muita corrente e isso pode comprometer o arduino. Eu mantenho a mesma alimentação por baterias original do brinquedo.

Poste fotos e vemos se podemos ajudar mais ^^

* my rc car.jpg (72.75 KB, 732x596 - viewed 89 times.)

* sm6135.jpg (44.53 KB, 726x440 - viewed 83 times.)

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Se o carro tiver todos aqueles transistores, é só ligar mesmo. smiley

O problema é mesmo interferência... dois chips a enviar comandos diferentes para o mesmo sítio pode dar sarilho. Só isso...

God Member
View Profile

Eu imaginava que erro só ligar, mas sempre é bom certificar. Como disse, cheguei a rodar o motor e medir os pontos para verificar se a corrente dos motores propagava para outros lados, mas vendo a especificação do transistores já teria resolvido  smiley-mr-green

Perfeito! Se o chip nativo estiver sem receber comandos, nada interferirá no arduino, e vice versa, certo? Afinal todas as portas são output.

A interferência a qual você se refere é essa do comando ou sugere algum filtro, mesmo com alimentação diferente para o circuito e para o arduino?

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Não... a interferência é estares a enviar 5V e teres um chip que liga esses 5V ao GND. Que achas que vai acontecer na base do transistor?

Estás a perceber? É interferência no sentido em que um chip interfere com o outro.

God Member
View Profile

Não... a interferência é estares a enviar 5V e teres um chip que liga esses 5V ao GND. Que achas que vai acontecer na base do transistor?

Estás a perceber? É interferência no sentido em que um chip interfere com o outro.

Agora ficou mais claro que água!!! rs

Muito obrigado!

0
Full Member
Arduino rocks
View Profile

Aqui estão as fotos da máquina:

O melhor é tirar o chip e ligar o arduino no sitio onde estavam os outputs (back,fwrd,left,right)?  Entre o arduino e essas ligações usa-se algum Opto-isolator (ou alguma proteção) ?

God Member
View Profile

Aqui estão as fotos da máquina:

O melhor é tirar o chip e ligar o arduino no sitio onde estavam os outputs (back,fwrd,left,right)?  Entre o arduino e essas ligações usa-se algum Opto-isolator (ou alguma proteção) ?

Me parece que sim, pois os transistores protegem as porta do arduíno. Como alimentarás o arduino e o motor?

Vamos ver se o bubulindo percebe algo mais ^^

0
Full Member
Arduino rocks
View Profile

Para a alimentação estava a pensar deixar ficar as pilhas apenas para os motores tal como estão ligados os fios e usar uma bateria externa para o Arduino (9V ou assim) ligando o GRND das pilhas (motor) ao Arduino.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Sim, isso parece realmente com o que tinha dito... é tirar o chip e soldar lá os fios que vêm do Arduino para dar os comandos. smiley

God Member
View Profile

Andei a correr a web procurando o esquema do teu carro mas não encontrei, fazendo a busca pelo google imagens, encontramos umas placas semelhantes e o esquema básico do TX2/RX2 http://forum.cxem.net/index.php?showtopic=16742&st=20, mas o sites são poloneses ou russos (mas o tradutor do google dá uma ajudinha) rs

O meu circuito eu encontrei sem muita dificuldade, tudo bem que foi em um site chinês lol

Pages: [1] 2 3   Go Up
Jump to: