Go Down

Topic: Programa não esta respondendo (Read 3709 times) previous topic - next topic

Roberson

Olá a todos, sou novato aqui no fórum e tanto no arduino.
Bom estou com problema aqui, seguinte, abaixo vou colocar o código fonte e uma imagem do erro que esta acontecendo.

1º clico em verificar, blz verifica sem nenhum problema, coloco o LED o positivo na porta 13 e o menor na porta GND.

2º Ele roda pisca algumas vezes, mais o problema que esta acontecendo é, roda e no final aparece uma mensagem que já tentei de tudo, tudo quanto e pesquisa e não consigo ver qual e o problema. O LED coloquei no arduino mesmo, sem ser na protoboard.

Code: [Select]
void setup()
{
  pinMode(13,OUTPUT);
  //digitalWrite(12, 1);
}

void loop()
{
  digitalWrite(13,HIGH);
  delay(2000);
  digitalWrite(13,LOW);
  delay(2000); //wait two seconds

}

Imagem:
http://www.4shared.com/photo/uHr-qnzG/Captura_de_tela_de_2013-03-27_.html

Arduino UNO
Esta reconhecendo em serial port. /dev/ttyACM0
em programmer esta como USBtinyISP

Hugs
Linux, distribuição Ubuntu 12.04

Arduino UNO.

Vivendo e aprendendo!

bubulindo

Para que colocas um Led na porta 13 se já existe um LED na placa ligado a esse pino?

Escolheste a placa correcta?

Em que botão carregaste para enviar o programa para a placa? Carregaste na setinha com uma seta a apontar para a direita?
This... is a hobby.

Roberson

Então na porta 13 da placa do UNO já existe um LED, como eu disse estou aprendendo sou novo no quesito arduino.

La em tools >> board esta arduino UNO.

Então vou testar o LED na protoboard.
Pra carregar eu cliquei em upload.

Arduino UNO.

Vivendo e aprendendo!

bubulindo

E qual é mesmo o texto que aparece?

Consegues copiar o texto que está dentro da janela preta (por baixo do código) e colocar aqui? Texto, não uma imagem que não dá para ampliar. ;)
This... is a hobby.

Roberson

Binary sketch size: 1010 bytes (of a 32256 byte maximum)
avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding

Ai esta.

Então ele pisca o LED mais no final aparece essa mensagem que não sei o que é.

Obrigado

Arduino UNO.

Vivendo e aprendendo!

bubulindo

Experimenta troca o programmer para Arduino as ISP. Se bem que isso não deve ter nada a ver com o erro que vês.

Só para ter a certeza, tens um Arduino UNO?

Que portas série aparecem? Quando desligas o Arduino, a porta série que referiste atrás desaparece?
This... is a hobby.

Roberson

Vou fazer isso, apesar que já fiz trocando e testando todas la em programmer.
Exato, tenho um arduino UNO.
serial port. /dev/ttyACM0 essa aqui, quando retiro a placa do USB ela fica cinza, desaparece.

Arduino UNO.

Vivendo e aprendendo!

poliveira1978

Se o device se chama /dev/ttyACM0 presumo que estejas a usar linux.
Verifica se tens acesso de escrita ao device, no Ubuntu quando o arduino IDE arranca a 1ª vez pergunta se queres adicionar o teu user ao grupo dialout, tens de confirmar e depois fazer logout e login outra vez.

Roberson

Sim estou usando linux, distribuição Ubuntu 12-04 LTS.
Então a primeira vez apareceu quando acessei o arduino IDE pediu add e ignore eu cliquei em ADD não aconteceu nada.

Será que desinstalando o arduino IDE e instalando novamente e ao conectar na USB pedir de novo e eu adicionar será que da certo.

Conectei a placa aqui novamente e sem o LED e continua aparecendo a mesma mensagem de que o programa nao esta respondendo.

Abraço

Arduino UNO.

Vivendo e aprendendo!

bubulindo

Já fizeste logout e login de novo?

Que cabo estás a usar?
This... is a hobby.

HugoPT

E se tentares correr o arduino como root? Instalaste isso como pelo gestor de pacotes ou usando o apt-get?
Podes nao ter permisao para aceder a porta.
Abre a consola e escreve
hugo@Linux-Hugo:~$ sudo arduino

Depois tenta enviar o skeetch
Se der entao tens de dar permisao na pasta do arduino para o grupo de utilizadores que nao root.
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Roberson

Mar 28, 2013, 01:06 pm Last Edit: Mar 28, 2013, 02:13 pm by Roberson Reason: 1
Executei como root a IDE e continua a mesma mensagem aparecendo.

preciso dar continuidade nos estudos, vou remover a IDE e instalar novamente.

Edit:
Troquei o cabo USB e continuava aparecer a mesma mensagem, deixei o mesmo cabo apenas apertei o cabo na entrada USB do Arduíno, meio que pressionando ele para o lado meio que de lado, segurando ele na porta do arduíno rodei o código e sumiu o erro que aparecia antes, acho que e problema com entrada USB do arduino de tanto que já foi usada, não por mim por outras pessoas desgastou, corroeu a entrada ali do cabo USB.

Arduino UNO.

Vivendo e aprendendo!

Roberson

Executei o codigo sem o LED na placa do arduino, e executou sem aquela mensagem, isso segurando o cabo na porta USB.

Depois achei que poderia ser o cabo, segurando ele por que estaria meio solto, não é também, porque falo que não é, coloquei o LED o positivo que e o maior na porta 13 e menor na GND e executei de novo e veja o que apareceu, a mesma coisa, sera que e bom fazer os testes so na protoboard ou seja, iso seria um erro comum.

Arduino UNO.

Vivendo e aprendendo!

MarceloBoeira

Se for erro de permissão tente executar no terminal:
sudo chmod 777 /dev/ttyS0

E depois reinicie o PC.

Eu ja tive esse problema e fazendo isso resolvel, só que no meu caso nem mostrava a porta de/ttyS0 na IDE do Arduino.
Outra é que tem que rodar
sudo arduino para funcionar a IDE.

Que versão da IDE esta usando ?
My Toys:
Raspberry Pi (Model B)
Arduino MEGA 1280: ( Shield LCD 16x2, Ethernet, RFID )
Freescale Kinetis KL25Z [/

Roberson

Vou tentar aqui Marcelo, depois posto se deu certo.

Resumindo meu device é este:
/dev/ttyACM0

o Sr. disse para executar o comando de permissão, certo, bom ao executar o
/dev/ttyS0  S ZERO tem alguma coisa haver de diferente do meu driver, ou seja, posso executar sem problemas este comando.

A versão que estou usando é 1.0 não sei se tem uma superior, apenas fui no terminal e digitei para instalar a IDE.

MarceloBoeira vou tentar aqui, muito obrigado eu já não sabia o que fazer mais, preciso dar continuidade nos estudos e isso esta atrapalhando, logo mais posto o resultado.

Att,

Roberson

Arduino UNO.

Vivendo e aprendendo!

Go Up