Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Porta Serial Array  (Read 2671 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Estou fazendo um programa que recebera comandos da porta serial, como estou ainda esta em desenvolvimento estou-me detento agora no protocolo em si é criar uma lista de comandos para fazer algumas funções, no código inicial abaixo que é só um teste, eu digito três dígitos na porta serial com uma terminação com vírgula ou outro qualquer quarto caractere. Ao receber o comando "yui,", ele envia em retorno na Porta serial o buffer armazenado que deve ser "yui", Caractere por Caractere e depois envia a matriz inteira que deve retornar também "yui", após fazer isso ele retornara a mensagem "ok", como na imagem.

// Matriz C_1 3 caracter
char C_1[2];

void setup()
{
  // Taxa de Trasnferencia da porta serial
  Serial.begin(9600);
}

void loop()
{

}

//----------------------------------------------------------------

void serialEvent ()

// Matriz buffer 3 caracter
  char buffer[2];
  //Ler Porta serial
  if ( Serial.available ()>=4)
  {
    // armazena na matriz buffer o Buffer da porta serial
    Serial.readBytesUntil (',', &buffer[0], 4 );
    //Redimenciona Buffer Serial para Matriz C_1
    C_1[0]= buffer[0];
    C_1[1]= buffer[1];
    C_1[2]= buffer[2];
    //Imprimi 1º da matriz C_1
    Serial.print(C_1[0]);
    //Imprimi 2º da matriz C_1
    Serial.print(C_1[1]);
    //Imprimi 3º da matriz C_1
    Serial.print(C_1[2]);
    //Coloca quebra de linha
    Serial.print("\n");
    //Imprimi C_1 inteira
    Serial.print(C_1);
    //Coloca quebra de linha
    Serial.print("\n");
    //Imprimi ok se a matriz C_1 for igual a yui
    if (C_1=="yui")
    {
      Serial.print("ok");
      Serial.print("\n");
    }
  }
}

Acontece que ao invés de receber os dados como na Imagem1 ele recebe como na Imagem2. Como não tenho tanta familiaridade com o Arduino acredito que seja o redimensionamento da matriz buffer para a C_1. Logo se for isso como eu faço certo se não é isso o pode estar dando errado.

* Imagem1.jpg (22.02 KB, 411x368 - viewed 60 times.)

* Imagem2.jpg (22.09 KB, 411x368 - viewed 50 times.)

Jr. Member
**
3ª Idade ... in the house
View Profile

Boas,

Não sou um pro do arduino nem de longe mas penso que o teu erro esta na declaração do tamanho do teus array, se vires a docs esta la escrito

Note that when declaring an array of type char, one more element than your initialization is required, to hold the required null character.

Cpts

Zé tretas

Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino UNO Rev3
Raspberry PI Model B
EasyPIC v4

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

o teu buffer tem 2 posições... estás a escrever em 4 posições.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Jr. Member
**
View Profile

lol

boas 2 não ... são 3 ... é que o gajo que inventou o C deveria ter sido tropa ... logo o zero também conta ... apesar de o buffer[2] ser para o  " null character "

Cpts

Zé tretas

Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino UNO Rev3
Raspberry PI Model B
EasyPIC v4

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

isso depende de como inicializas o array.

a forma que ele fez foi criar apenas 2 posições, nada para o terminador.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Jr. Member
**
View Profile

ups ups ups

bubulindo tens razão ... mais uma vez estava a errar o "zero" apenas serve para aceder

Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino UNO Rev3
Raspberry PI Model B
EasyPIC v4

Newbie
*
View Profile

Estava sem internet por isso não Respondi antes, mas obrigado por colaborarem com meu primeiro post. Há desculpe te inserido o código em um objeto Quote , o certo é Code, né.
      Não Entendi muito bem, mas, pelo que vocês disseram é o tamanho do Array “buffer” ou “C_1” que se encontra errado. Dai fui eu lá testar e fiquei com mais duvidas.
      Primeiro Declarei tamanho do “buffer” juntamente com “C_1” tamanho três. Se contar do o array do Zero é uma matriz Unidimensional de quatro posições, se descontar a posição zero, seria uma matriz de três posições.

Code:
char C_1[3];
char buffer[3];
     Porem para minha supressa obtive um resultado como a Imagem 3.
    Novamente mudei o valor para:

Code:
char C_1[3];
char buffer[2];
     Obtive o resultado da Imagem 4.

Code:
char C_1[1];
char buffer[2];
    Obtive o resultado da Imagem 5.

Code:
char C_1[0];
char buffer[2];
    Obtive o resultado da Imagem 6.

Primeira consideração: Se o tamanho da matriz “buffer” esta erado como que ela guarda e transfere corretamente para a “C_1”, os seus valores, e além disso o primeio parâmetro de resposta da porta serial ao comando “yui,” é “yui”, ou seja, o correto pois quero guardar o comando de Três letras sem o caractere terminador. Pois o código abaixo e uma forma que fiz para um debug.

Code:
   C_1[0]= buffer[0];
    C_1[1]= buffer[1];
    C_1[2]= buffer[2];
    Serial.print(C_1[0]);
    Serial.print(C_1[1]);
    Serial.print(C_1[2]);
     Segunda consideração: Mudando o tamanho da matriz “C_1” ,para zero, ela só tem uma posição e como eu consigo compilar o código sem, mantendo o código abaixo, e ainda trás como resposta “yui,”, três posições sendo que ele só pode ler um , além de apresentar um só problema no retorno da porta serial o caractere”,” ou seja, “yui,”.
      Terceira consideração: Já compilei o mesmo código nas taxas de transferência serial de 300, 9600, 19200, 115200. E na IDE do arduino versão 1.0.2 e 1.0.4.E o problema já persiste.
      Quarta consideração: O mesmo código que postei no inicio do tópico eu o alterei e compilei na IDE 1.0.4. Na alteração troquei de lugar a declaração da matriz ”buffer”, a declarei juntamente com a ”C_1”, no inicio do código, a tornando ela publica a todas as funções. E sabe o que obtive em vez de uma imagem igual a Imagem2, da minha primeira postagem no tópico eu obtive um resultado como a Imagem 7.
Code:
// Matriz C_1 3 caracter
char C_1[2];
// Matriz buffer 3 caracter
char buffer[2];

void setup()
{
  Serial.begin(9600);
}

void loop()
{

}

//----------------------------------------------------------------

void serialEvent ()
{  
  //Ler Porta serial
  if ( Serial.available ()>=4)
  {
    // armazena na matriz buffer o Buffer da porta serial
    Serial.readBytesUntil (',', &buffer[0], 4 );
    //Redimenciona Buffer Serial para Matriz C_1
    C_1[0]= buffer[0];
    C_1[1]= buffer[1];
    C_1[2]= buffer[2];
    Serial.print(C_1[0]);
    Serial.print(C_1[1]);
    Serial.print(C_1[2]);
    //Coloca quebra de linha
    Serial.print("\n");
    //Imprimi C_1 inteira
    Serial.print(C_1);
    //Coloca quebra de linha
    Serial.print("\n");
    if (C_1=="yui")
    {
      Serial.print("ok");
      Serial.print("\n");
    }
  }
}

Não sei, qual é o problema, é a programação (to sendo tão burro que não sei fazer) ou é meu arduino Uno.

* Imagem 3.jpg (21.76 KB, 422x368 - viewed 23 times.)

* Imagem 4.jpg (21.76 KB, 422x368 - viewed 26 times.)

* Imagem 5.jpg (21.4 KB, 422x368 - viewed 21 times.)

* Imagem 6.jpg (21.46 KB, 422x368 - viewed 26 times.)
« Last Edit: March 31, 2013, 03:00:17 pm by paulosev » Logged

Newbie
*
View Profile

Faltou uma imagem.

* Imagem 7.jpg (21.6 KB, 411x368 - viewed 17 times.)

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Comparar strings é feito com strcmp... Não com ==.

Newbie
*
View Profile

Ok, mas o principal problema não é esse. O comparador que se encontra no código imprimi na porta serial a palavra “ok”, porem ele não consegue ler corretamente a Matriz char “C_1”, pois as colunas individuais então certas, porem todo o conteúdo dela é esta errado , isso é perceptível a ser enviado esse   valor na porta serial, como se pode ver nas imagens.
    Mas mesmo assim obrigado pela dica.

Newbie
*
View Profile

Há talvez essa informação, também ajude a todos que estiverem dispostos a responder a minha dúvida.
      Ao trocar a ordem de declaração das Matrizes "buffer" e "C_1", como também o local que esta sendo declarada, destro/fora das funções(public ou private) ou até de modo misto, ela envia valores diferente de resposta pela porta serial, e nunca é o correto. E olha que eu sempre declaro antes de elas serem usadas.   Também já fiz o teste de tirar o código da função "serialEvent" e colocá-lo na função "loop" e também nada de dar certo.

Rapaz ta difícil.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Experimenta este...

Como disseste, tens de ter um quarto caracter para isto funcionar.
Lê os comentários.
// Matriz C_1 3 caracter
char C_1[5]; //4 caracteres e um terminador... eventualmente pode ser menor.

void setup()
{
  Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
//comunicação série....
  if ( Serial.available ()>=4) //Repara neste problema... precisas de ter 4 caracteres... no entanto, apenas lês 3. Olha para o que coloquei em baixo.
  {
    //podes fazer um ciclo.
    C_1[0]= Serial.read();
    C_1[1]= Serial.read();
    C_1[2]= Serial.read();

for (int i = 0; i < 3; i++) {
    Serial.print(C_1);
}
    //Coloca quebra de linha
    Serial.print("\n");
C_1[3] = '\0'; //Strings em C precisam dum terminador... Isto que eu coloquei aqui é um terminador.
    //Imprimi C_1 inteira
    Serial.print(C_1);
    //Coloca quebra de linha
    Serial.print("\n");
    if (0 == strcmp(C_1, "yui"))
    {
      //Disseste que havia um quarto caracter... aqui será a altura de veres se o caracter é o que tu queres.
      Serial.read(); //para garantir que o código funciona correctamente, tens de ler o quarto caracter, senão isto só funciona uma vez.
      Serial.println("ok");
    }
  }

//Faz Coisas...

}

Newbie
*
View Profile

Deu Certo, e identifiquei o erro do meu código (como sou burro smiley-eek), agradeço muito ao “bubulindo”.
Os problemas eram:
     1º Matriz com tamanho errado: estava contando a posição 0.
     2º Comparação dentro de uma condição “If” errada: não estava usando a função “strcmp”.
     3º Matriz sem caractere Terminado: esse era o principal problema, como estou aprendendo, não sabia que se necessitava de um caractere terminador no caso “\0”. Devido a isso que a matriz era impressa na porta seria com caracteres aleatórios e ficava muito louca.

Resolvi colocar um código, no post que espero que ajude iniciantes como eu. Consiste em um sistema que recebe pela porta serial comandos com 8 Bytes:

Grupo 1: é um grupo de 4 caracteres (4 bytes).
      Grupo 2: é um grupo de 4 números (4 bytes).
      Ao se enviar uma comando deve ser seguido do caracter “,” que é um limitador de comando.
                   Ex: Enviando um comando : S01V9999,
                        Enviando dois comando : S01V9999, SV010001,

Code:
/*---------------------------------------------------------------
Declaração das Variaveis Publicas
--------------------------------------------------------------*/
//Declaração da matriz C_1 5 caracter (0 não conta)
char C_1[5];
//Declaração da matriz C_1 5 caracter (0 não conta)
char C_2[5];
//Declaração da variavel de valor do grupo numerico da leitura da porta serial
int C_3;
char C_4[5];

Função Executada na iniciação do arduino
void setup()
{
  //Velocidade da porta serial
  Serial.begin(9600);
}
Função principal do arduino
void loop()
{
//chama função Teste
Test_Print_Frases();
}

Função Teste Print Frases
int Test_Print_Frases()
{
/*Apenas para Teste para verificar se a porta serial está lendo corretamente
- Terminador de envio é "," . Ex:S01V0000,S01V0001,
- Se enviado S01V0000 = (Executando Comando 0)
- Se enviado S01V0001 = (Executando Comando 1)
- Se enviado S01V9999 = (Executando Comando 9999)*/
if (strcmp(C_1, "S01V") == 0)
    { switch (C_3)
{
case 0:
Serial.print("Executando Comando 0");
Serial.print("\n");
break;
case 1:
Serial.print(C_4);
Serial.print("Executando Comando 1");
Serial.print("\n");
break;
case 9999:
Serial.print("Executando Comando 9999");
Serial.print("\n");
break;
}
delay(1000);
}
return 0;
}

Função de manipulação da porta Serial (caso ocorra algum evento na mesma)
void serialEvent ()
{  
  // Matriz buffer 8 caracter
  char buffer[8];
  //Ler Porta serial caso esta esteja com 9 o mais caracteres no Buffer real da porta
  if ( Serial.available ()>=9)
  {
    // armazena na matriz buffer, o Buffer real da porta serial, caso seja encontado o caracter ',' ou um 9º caracter
    Serial.readBytesUntil (',', &buffer[0], 9 );
    //Redimenciona Buffer Serial para Matriz C_1, os 4 primeiros caracteres
    C_1[0]= buffer[0];
    C_1[1]= buffer[1];
    C_1[2]= buffer[2];
C_1[3]= buffer[3];
//caracter terminador da matriz C_1
C_1[4] = '\0';
//Redimenciona Buffer Serial para Matriz C_2, os ultimos 4 caracteres
C_2[0]= buffer[4];
C_2[1]= buffer[5];
C_2[2]= buffer[6];
C_2[3]= buffer[7];
//caracter terminador da matriz C_2
C_2[4]= '\0';
//Converte a matriz C_2 (caracteres) para a matriz C_3 (numeros)
C_3=atoi (C_2);
  }
}
« Last Edit: April 02, 2013, 03:02:38 pm by paulosev » Logged

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Algum motivo especial para usares o SerialEvent????

Sabes o que é o SerialEvent?

Para que é isto:

Code:
    C_1[0]= buffer[0];
    C_1[1]= buffer[1];
    C_1[2]= buffer[2];
    C_1[3]= buffer[3];
Não podias copiar para o C_1 directamente? Ou melhor, se fizesses como eu mostrei (sem o SerialEvent) poupavas memória pois não precisavas de duplicar variáveis.

Newbie
*
View Profile

Algum motivo especial para usares o SerialEvent????

Não,
      Usei SerialEvent por estava usando anteriormente.

Sabes o que é o SerialEvent?

Se for o que eu entendi, trata-se de uma função executada depois da função “loop”, quando se tem uma entrada e dado no buffer do chip. Como ela e desenvolvida para isso, tem um código de biblioteca, que assimila essa função somente na presença de valores no buffer, de fato tende a tornar o código mais lento.
      Foi isso que compreendi porem o jeito que você fez, torna mais rápido o tempo de scan geral do arduino.

Para que é isto:

Code:
    C_1[0]= buffer[0];
    C_1[1]= buffer[1];
    C_1[2]= buffer[2];
    C_1[3]= buffer[3];
Não podias copiar para o C_1 directamente? Ou melhor, se fizesses como eu mostrei (sem o SerialEvent) poupavas memória pois não precisavas de duplicar variáveis.

Primeiro obrigado, por essa otimização do código.

Pra finalidade que irei usar o arduino não tem problema, em relação ao tamanho da memoria flash usada, no entanto, isso vai ajuda a gastar menos SRam.
      Vou fazer como tu disseste, só fiz duas matrizes para ficar mais organizado (para mim). Só espero não atrapalha iniciantes como eu.

Pages: [1]   Go Up
Jump to: