Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Enviando mensagens de um Computador a outro com 2 Arduinos  (Read 1045 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Eae galera

Eu sou um iniciante na programação de Arduino, e minha primeira missão é, enviar uma mensagem de um arduino a outro, e aparecer essa mensagem no Serial Monitor, pelos Tx e Rx, já vi vários códigos mas não consigo fazer o meu, alguem pode me dar alguma dica de um código que faça isso para mim aprender?

Obrigado

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Que é que já tens feito?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

eu tentei vários códigos tipo um no emissor e outro no receptor para transmitir int, só que essa transmissão pelo jumper que não consigo fazer aparece umas coisas nada a ve do outro lado...

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Nada como tirar os chips das placas e só usar os FTDI... É o mais simples que podes ter.

Senão a maneira de fazer isto é com a software serial.

Emissor e receptor...
Code:
SoftwareSerial mySerial(10, 11); // RX, TX
void setup() 
{
  // Open serial communications and wait for port to open:
  Serial.begin(9600);
  while (!Serial) {
    ; // wait for serial port to connect. Needed for Leonardo only
  }

Serial.println("Goodnight moon!"); //an interesting song by Shivaree... :P

// set the data rate for the SoftwareSerial port
  mySerial.begin(9600);
  mySerial.println("Hello, world?");
}

void loop() // run over and over
{
  if (mySerial.available())
    Serial.write(mySerial.read());
  if (Serial.available())
    mySerial.write(Serial.read());
}

Ligas o pino 10 do arduino A ao pino 11 do Arduino B.
Ligas o pino 10 do arduino B ao pino 11 do Arduino A.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

Consegui atravez desse codigo mandar o caractere o, agr quero aprimorar para um oi

Emissor:
Code:

void setup() 
{
  Serial.begin(9600); //Inicia o bagulho Serial
}

void loop()
{

if (Serial.available()>0)//Ve se o caminho está livre
   Serial.write('o');//Envia o caractere "o"
   delay(1000);//Dorme um pouco
}

Receptor:
Code:
char variavel;
void setup() 
{
  Serial.begin(9600);  //inicia serial
}

void loop()
{
  if (Serial.available())//Ve se esta chegando alguma Mensagem
  variavel=Serial.read();//Variavel recebe a mensagem
    Serial.println(variavel);//Mostra a Mensagem que veio do outro arduino
    delay(1000);//Dorme por um segundo
}

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Ahhh, pensei que era óbvio... mas o código que deixei antes envia para o outro Arduino o que recebe no Serial Port.
Então se abrires o Serial port nos dois arduinos, o que enviares dum, vai chegar no outro e vice-versa.

O teu código não está a fazer exactamente o que pretendes... ou não explicaste bem o que pretendes.

God Member
View Profile

Se entendi bem, desejas escrever mais de um carácter em um arduino e ler  no outro arduino, se for isso, o que precisas fazer é criar um buffer.

Esse tópico trata desse assunto http://arduino.cc/forum/index.php/topic,157167.0.html, para que não fique repetitivo. ^^

Este trata de comunicação com o VB, mas te interessa a programação do arduino:
http://arduino.cc/forum/index.php/topic,156735.0.html

Diz se os posts acima ajudam e caso contrário qual a dúvida/problema.

Edit: Deixei passar o post que ainda esta fresco e que mostra bem como tratar a string(array de char) http://arduino.cc/forum/index.php/topic,161362.0.html

**mãos do bubulindo em todos eles rs
« Last Edit: April 21, 2013, 09:54:27 am by Mortis » Logged

Pages: [1]   Go Up
Jump to: