Go Down

Topic: Probe de conductividade (Read 759 times) previous topic - next topic

Olhinho

Boas tardes,

Sou iniciante em arduino e fiz um DIY probe (http://www.practicalmaker.com/ec/diy-ec-probe) para medir a condutividade de água.
Normalmente são usados circuitos intermédios (tipo: https://www.atlas-scientific.com/product_pages/embedded/ec.html) para fazer as leituras, só que não queria estar a gastar mais €.
Da para meter ir isto a mandar dados directos para o arduino sem usar esse tipo de cenas?
Os componentes que tenho disponíveis são os do start kit (http://store.arduino.cc/eu/index.php?main_page=product_info&cPath=2&products_id=185).

Obrigado

HugoPT

Ola bem vindo
Vi o video do DIY e é simples, do ponto de vista de resultados so testando para ver , mas para poderes obter leituras disso no minimo vais precisar de um AMP-OP para amplificar esse sinal.Pretendes medir a salinidade da agua ou a sua condutividade?
Tanto quanto sei salinidade e condutividade sao coisas diferentes.Quem fez o video no final ele diz que com este "sensor" pode medir salinidade da agua é isso que queres?

•Salinity is a measure of the mass of dissolved salts (ionic constituents) in a given mass of solution and usually expressed as parts per thousand (ppt).
•Conductivity is a good measure of salinity in water. Other indirect measures are water density, sound speed, and refractive index. All can be used to calculate salinity.
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Olhinho

May 08, 2013, 11:23 pm Last Edit: May 08, 2013, 11:36 pm by Olhinho Reason: 1
Muito obrigado por responderes.
Eu liguei os 3.3v na breadboard no mais.
Liguei o mais a uma ponta da sonda e depois meti o GND a porta analógica e a outra ponta da sonda em serie.
As leituras em 2 líquidos diferentes dão smp 0. Um deles em outro leitor q tenho aqui dão 0,1EC e o outro 2EC. Ou seja, devia verificar-se alguma diferença nos valores independentemente dessas contas.
Quando faço ligação directa com um fio entre as duas partes que ficaram de fora na sonda que são iguais a esse video dá leituras entre 9-11.

Supostamente é a condutividade de qualquer maneira se estão relacionados deve dar para depois calcular um a partir do outro.
O meu problema esta no que estou a obter.

O meu problema então deve ser mesmo um amplificador.

O código que estou a usar é este:

const int sensorPin = A0;
void setup() {
       Serial.begin(9600);     // opens serial port, sets data rate to 9600 bps
}

void loop() {

// send data only when you receive data:

// read the incoming byte:
               int incomingByte = analogRead(sensorPin);

// say what you got:
               Serial.print("I received: ");
               Serial.println(incomingByte, DEC);
       delay(1000);
}

Já agora um link com uma sugestão de amplificador de sinal sff.

HugoPT

Liguei o mais a uma ponta da sonda e depois meti o GND a porta analógica e a outra ponta da sonda em serie.

Ja li isto umas vezes e continuo a nao entender como ligaste isso.
Podes melhorar isso?
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Olhinho

Esquece isso... Eu já consegui meter a funcionar com um potenciómetro e tou a csg variações consoante o tipo de água.
O problema agora é que a leitura é uma curva exponencial e não consigo precisão suficiente para dar leituras com pouco erro.

1ª Coluna é o número da amostra
2ª Coluna é o valor que obtenho directo na porta analógica (vai de 0 a 1023)
3ª Coluna é o valor de uS que tirei de um aparelho que tenho aqui em casa (http://www.ebay.co.uk/itm/Hot-0-9990...item460f2ba6af)

1   58   0,1
2   195   110
3   212   121
4   367   1360
5   363   1290
6   370   1720
7   379   2390
8   383   2850

De qualquer maneira já consegui encontrar outra maneira de fazer com um 555. vou ver agora se mando vir um para tentar dessa maneira.

Go Up