Go Down

Topic: Probe de conductividade (Read 759 times) previous topic - next topic

Olhinho

Boas tardes,

Sou iniciante em arduino e fiz um DIY probe (http://www.practicalmaker.com/ec/diy-ec-probe) para medir a condutividade de água.
Normalmente são usados circuitos intermédios (tipo: https://www.atlas-scientific.com/product_pages/embedded/ec.html) para fazer as leituras, só que não queria estar a gastar mais €.
Da para meter ir isto a mandar dados directos para o arduino sem usar esse tipo de cenas?
Os componentes que tenho disponíveis são os do start kit (http://store.arduino.cc/eu/index.php?main_page=product_info&cPath=2&products_id=185).

Obrigado

HugoPT

Ola bem vindo
Vi o video do DIY e é simples, do ponto de vista de resultados so testando para ver , mas para poderes obter leituras disso no minimo vais precisar de um AMP-OP para amplificar esse sinal.Pretendes medir a salinidade da agua ou a sua condutividade?
Tanto quanto sei salinidade e condutividade sao coisas diferentes.Quem fez o video no final ele diz que com este "sensor" pode medir salinidade da agua é isso que queres?

•Salinity is a measure of the mass of dissolved salts (ionic constituents) in a given mass of solution and usually expressed as parts per thousand (ppt).
•Conductivity is a good measure of salinity in water. Other indirect measures are water density, sound speed, and refractive index. All can be used to calculate salinity.
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Olhinho

May 08, 2013, 11:23 pm Last Edit: May 08, 2013, 11:36 pm by Olhinho Reason: 1
Muito obrigado por responderes.
Eu liguei os 3.3v na breadboard no mais.
Liguei o mais a uma ponta da sonda e depois meti o GND a porta analógica e a outra ponta da sonda em serie.