Go Down

Topic: Problema para enviar sinal infravermelho ( decoder GVT ) (Read 4141 times) previous topic - next topic

rafaelltp

eae pessoal, blz

estou tendo problemas para enviar sinais infravermelhos de um led IR conectado no meu arduino para o meu decoder da gvt ( aparelho tv por assinatura ). Estou usando essa "library" : https://github.com/shirriff/Arduino-IRremote

Pelo o que eu indendi essa biblioteca transforma os pulsos do led infravermelho em um codigo hexadecimal. Eu ja consegui enviar os sinais infravermelho para uma tv sony e para uma philips, mas nao estou conseguindo enviar para o decoder da gvt.

O codigo que eu recebo no arduino pelo receptor infravermelho é 8070Y60X  o X varia de acordo com o numero apertado no controle. E o Y varia entre A e 2.

exemplo se aperto a tecla 1 no controle o codigo que recebo no arduino é 8070A601, e se eu apertar denovo irei receber 80702601. Mas quando tento enviar esse codigo pelo led ir nada acontece.

Alguem sabe qual pode ser o problema ?

LegendBR

Testei com meu controle da GVT, e consegui alguns resultados parecidos com o seu. Mas depois a cada clique ele dava um código diferente.

Mas olhando os resultados, talvez o sendRC6 funcione. Teste e depois nos avise, pois isso também me interessa =P.

Aproveitando o tópico, alguém tem alguma dica de como "interpretar" o sinal de um controle remoto de ar condicionado? Tipo, sei que a cada comando ele envia a temperatura e as funções que estão selecionadas. Porém, peguei os sinais hex que ele envia com um comando específico (auto) e variando a temperatura. Os comandos são sempre os mesmos para a mesma função e temperatura, mas não consegui ver nenhuma sequência lógica entre eles. Alguém pode ajudar?

rafaelltp

Apr 30, 2013, 06:41 pm Last Edit: Apr 30, 2013, 07:51 pm by rafaelltp Reason: 1
Consegui enviar os sinais para o decoder da GVT ! 

Eu estava usando essa biblioteca https://github.com/shirriff/Arduino-IRremote porém ela nao funcionava com o decoder da gvt, nao reconhecia codigos de TVs samsung e o controle do ar condicionado tinha um bug, todos os botoes enviavam o mesmo codigo para o arduino.

Agora que eu troquei a biblioteca por esta: https://github.com/targettio/Arduino-IR-remote  eu consegui enviar os sinais para a gvt e para a minha TV samsung. Ainda nao testei com o ar condicionado mas acredito que também ira funcionar.

o codigo para aumentar o volume 3 vezes e depois diminuir 3 vezes vicou assim:
#include <IRremote.h>

IRsend irsend;

void setup()
{
  Serial.begin(9600);
}

void loop() {
  irsend.sendRC6(0xC8070A610LL, 36);
  delay(300);
  irsend.sendRC6(0xC80702610LL, 36);
  delay(300);
  irsend.sendRC6(0xC8070A610LL, 36);
  delay(300);
  irsend.sendRC6(0xC80702611LL, 36);
  delay(300);
  irsend.sendRC6(0xC8070A611LL, 36);
  delay(300);
  irsend.sendRC6(0xC80702611LL, 36);
  delay(1000);

}

O unico problema é que para usar essa biblioteca voce vai ter que baixar o software antigo do arduino ( eu estou usando com o Arduino 0023 ), porque os novos dao erro com essa biblioteca mas acredito que isso resolva o seu problema tambem.

LegendBR

Cara, de onde você tirou o "C" e o "LL" dos seus códigos HEX??? Estou tentando há um tempão fazer ele funcionar, até que vi seus códigos, modifiquei o meu, e só assim funcionou!

Agora vou tentar controlar um AC da Midea que tem aqui, vamos ver.

Ah, e para que essa biblioteca funcione no Arduino 1.0, basta substituir essa linha do IRremoteInt.h:

Code: [Select]
#include <WProgram.h>

Por essa:

Code: [Select]
#include <Arduino.h>

rafaelltp

a biblioteca que eu estava usando antes só funcionava direito quando o codigo ia até 32 bits e como o codigo do decoder da GVT era 36bits faltava um "pedaço" dele.

e o LL, de acordo com o que eu li, tem que botar depois do codigo hex se ele tiver mais do que 32 bits, se nao botar nao tem como compilar a programaçao.

rafaelltp

eae, conseguiu fazer os codigos funcionarem com o ar condicionado ?? 

eu estou tentando mas nao ta dando certo.

se voce conseguir posta aqui como que voce fez .

LegendBR

Opa, desculpa a demora em responder!

Não consegui de jeito nenhum, mas como o ar condicionado é "temporário" (não é esse que vou controlar no final das contas, pois irei instalar a automação em minha casa, que ainda estou construindo), desisti de controlar esse ar-condicionado, e vou tentar controlar somente o definitivo. Talvez ele tenha mais documentação, talvez.

E você, algum sucesso?

GLR alguém ai conseguiu receber e transmitir no mesmo código?

no meu aqui quando transmito o primeiro código ele para de receber.
consegui fazer o RAW funcionar em alguns aparelhos, mas não consigo compilar um programa unico para gravar o codigo e transmitir. tenho que reiniciar o arduino cada vez que quero gravar um codigo

HugoPT

Nao sei se isto vos poderá ajudar
http://www.youtube.com/watch?v=BUvFGTxZBG8
O Dave no video explica como funciona o protocolo da NEC que pode ser o que o vosso IR usa.
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy