Boa noite pessoal
"queria saber se tem como fazer um tacometro pelo arduino...
é que tenho um projeto de montar um toca-discos.. e queria usar o Arduino para controlar a velocidade (por hora).
dei uma busca, e achei só esse link: http://labdegaragem.com/profiles/blogs/projeto-tac-metro-com-arduino
esse sistema, mediria com precisão, a velocidade? E ele teria algum problema em "trocas constantes" de velocidade (de 32RPMs para 75RPMs)?
existe outros projetos alternativos que funcionariam melhor?"
também queria saber, como faz para ligar um motor de HD "desmontado"?
consegui alguns, e percebi que você pode desmonta-los até que fique a parte de baixo da carcaça e o motor, com seus contatos embaixo... daria pra liga-lo assim? eu tenho que ter aquele ESC?
tinha perguntado para o meu professor, se dava para transforma-lo em uma hélice para avião... segundo ele, não, por conta que ele não tem um bom torque... se eu rebobina-lo (fazer igual a um motor DC normal, recolocar os fios para sair mais de 2 fios) ele ganha mais torque?
também estou com outra duvida,
existe algum jeito d'eu fazer com que os pulsos mandados das saídas PWM se alternem para criar uma onda alternada (até onde entendi do meu professor, onda alternada é aquela que tem um pico no "+" e outro no "-", me confirmem se estou enganado...)
vlw!!!