Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Motor DC+ Driver Ponte H - Motor não tem força  (Read 1996 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Comprei uma ponte H pronta no mercado livre desse modelo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-472801834-driver-motor-ponte-h-l298n-codigo-arduino-_JM, e estou tendo problemas pq os motores que uso são de 4,5v cada, sempre que ligo no drive o motor não tem força suficiente para empurrar o veiculo, porem se ligo direto ele consegue. Primeiro liguei uma fonte externa com 3x 1,2v pilhas, como eu disse, sem a ponte funciona normal com ela fica sem força, mudei para uma bateria de 9v e o problema se repete!

Tem algo que eu deva fazer no driver para aumentar a potencia? ou esse driver não presta?
No arduino utilizei as portas PWN para acionar os motores!!

God Member
View Profile

futeba,

Você deixou o jumper 5v enable? Pois se o jumper ficar, os motores serão alimentados pelos 5V do regulador de tensão (78M05). Esse conector, onde marca 5v, serão saída de 5v se estiver com o jumper e entrada de 5v se estiver sem o jumper.

No arduino qual valor você definiu para o PWM?

Newbie
*
View Profile

defini como 255, era a unica maneira de o carro se movimentar um pouco

God Member
View Profile

Entendi...

Você fez o teste só com o drive? Ligando a bateria de "9v+ em 12v" e "9v- em GND" e ligando um fio do 5V no IN1 por exemplo? Neste caso, com o 5V enabled conectado. O motor deverá se mover com a tensão de 5v? Lembrando que motores DC consomem muita corrente e a bateria de 9v costumam ter pouca capacidade neste sentido, o melhor seria um conjunto de pilhas AA de uns 1500 mAh.

Dá uma olhada nesse post, o pessoal comentou um pouco sobre o drive http://forum.arduino.cc/index.php?topic=120619.0

Newbie
*
View Profile

bem, eu tirei o jumper de 5v e sem ele não fluia corrente, é só colocar o jumper q volta.
O meu esta ligado assim:

pilhas AA nas entradas gnd e +12v
aduino saida 5v na entrada +5v do drive

God Member
View Profile

desculpe-me, esqueci de comentar que o driver precisa de pelo menos 6v na entrada 12v, o ideal é a partir de 7v, pois o regulador de tensão recebendo 4,5v (3x 1,5) não mandará muita energia para os motores para o IC. Você tem um multimetro? Se tiver pode fazer medições nas saídas para saber quantos volts estão disponíveis para o motor e na bateria para saber se ela já não esta gasta.
« Last Edit: May 21, 2013, 08:18:47 pm by Mortis » Logged

God Member
View Profile

O jumper alimenta a parte lógica do l298n, se você tirar o jumper terá de "colocar" 5v no conector 5v da drive, se não o IC (l298n) fica sem alimentação.

Tira o jumper "5v enable" e testa a seguinte conexão:
12v liga a bateria de 9v
GND liga o menos da bateria de 9v e liga no GND do arduino (como a referência é ground, ele precisa ser comum)
5v liga no 5v do arduino
Out nos motores e pwm nos IN#

diz o que contece smiley-wink

Newbie
*
View Profile

Hum, entendi, parece que me faltava ligar no terra do ardunio junto com o terra da bateria 9v. Vou tentar

God Member
View Profile

Sim... sem o gnd comum o circuito "não fecha".

God Member
View Profile

E antes de eu ir dormir rs

Veja o pdf do L298, é bom se acostumar com os datasheets, eles são muitíssimo importantes ^^
http://www.tech.dmu.ac.uk/~mgongora/Resources/L298N.pdf

No arquivo acima, verás que a tensão mínima para a parte lógica do L298 é de 4,5v, logo 4,5v passando pelo regulador de tensão cairão para 3,8 (essa parte foi um chute rs) o que esta abaixo do especificado em "ELECTRICAL CHARACTERISTICS".

Newbie
*
View Profile

Sem muito sucesso, continua fraco, vou tentar aumentar a voltagem aumentando a qnt de baterias e ver oq acontece!
Depois venho dizer algo, valeu pela ajuda

God Member
View Profile

Você não tem um multímetro para medir as baterias e as saídas do drive? Nos post que te indiquei um colega reclamava de baixa tensão na saída, mas respondeu sobre resolução. Já é esperada uma pequena queda de tensão na saída em relação a entrada.

Eu tenho um drive similar, eu uso motores de 3 a 6 volts com baterias de 7,4v e não tive problemas (o meu é um pouco diferente do teu, mas aparentemente o mesmo esquema e componentes).

Curitiba PR, Brazil
Sr. Member
Arduino rocks
View Profile

você não tem uma fonte de parede só para testar (tipo de notebook por exemplo)? ou uma bateria de maior corrente, 2000mA.h por exemplo? Muitas vezes consideramos a tensão e esquecemos da corrente do circuito que é crucial para o funcionamento.

Newbie
*
View Profile

eu consegui resolver, as baterias, apesar de enviarem a voltagem necessaria, não tinha tensão suficiente. eu peguei um multimetro de um amigo e vi q o motor tinha resistência de 2ohm, logo a amperagem que minhas pilhas entregavam era pouca, e o drive ainda reduzia mais. Com uma fonte de parede deu td certo.

Brigado ai vcs!

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

apesar de enviarem a voltagem necessaria, não tinha tensão suficiente
Querias dizer corrente.
Inda bem que resolveste o teu misterio e nao desististe.
Bons estudos

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Pages: [1]   Go Up
Jump to: