Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Medir distância e velocidade  (Read 1643 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Salvador Bahia
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá pessoal,

Estou arquitetando um projeto, e nele tenho que medir distancia e velocidade de um corpo em relação a outro.

A distância consigo medir com o ultrasom (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482877355-modulo-sensor-de-distncia-ultrassnico-ultrassom-arduino-_JM), mas ele não me dá uma boa precisão quando passa um objeto veloz por ele.

A outra coisa é que preciso medir a velocidade de um corpo que passa pelo sensor, e não conheço um sensor que faça isso.

Vocês têm alguma idéia do que posso usar?

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Um dos corpos está estacionário?

Ambos os corpos comunicam um com o outro?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Salvador Bahia
Newbie
*
View Profile

Ambos os corpos estão em movimento, e não há comunicação com eles.

mas creio que para a primeira parte, posso usar um corpo parado.

Salvador Bahia
Newbie
*
View Profile

Bom tive uma idéia e vou testar, mas já gostaria de deixá la aqui registrada caso alguém se interesse...

vou usar dois sensores ultrasonicos para medir a distância do corpo 02(C2) em dois momentos diferentes, t1 e t2, sabendo a distancia entre t1 e t2, que estarão no corpo do objeto 01 (C1) e a própria aceleração de C1, creio que consiga descobrir a velocidade do objeto C2.

Caso não esteja claro (e acho que não está), podem perguntar, e/ou dar sugestões...

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

E os dois sensores não se confundirão um ao outro?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Curitiba PR, Brazil
Sr. Member
Arduino rocks
View Profile

Amigo, se possível faz um desenho e posta aqui, exemplificando os corpos, os movimentos e as posições, incluindo dos sensores. Seu projeto parece interessante mas está difícil visualizar.

É tipo (exemplo) como se fosse um sensor na linha de chegada para saber quando o primeiro lugar chegou e a que velocidade, e quando o segundo chegou, com que distância e tempo de diferença??
« Last Edit: July 19, 2013, 02:54:17 pm by Osias Neto » Logged

Newbie
*
View Profile

Nao sei se vai ajudar o que vou falar, mas tente usar uma "Triangulação".

Pensei na seguinte maneira antes de fazer alguma conta;

* Meça a distancia em 2 intervalos de tempo, e com isso terá 3 pontos(mais o ponto do sensor) para formar um triangulo.

*Contando que o intervalo de tempo da medição será bem pequeno. O corpo terá uma aceleração dispersível, ou seja, ele se torna um MRU.

*Contando que o intervalo de tempo da medição será bem pequeno. Caso o movimento do corpo não esteja totalmente em paralelo com o sensor(formando um triangulo retângulo) e sim na diagonal(formando um triangulo escaleno), acredito não ter uma variação muito grande na medição.

Passando a frente elaborei esse desenho para melhor entender, já com algumas formulas básicas como o teorema de Pitágoras e da velocidade no MRU.

Como se vê na imagem temos 2 momentos de medição da distancia, onde achamos D1 e D2, logo depois tacamos D1 e D2 no teorema de Pitágoras e achamos D3, depois usamos o valor encontrado na formula da velocidade, onde dividimos D3 pelo tempo em segundos entre as medições.

Ex:

Medições feita pelo ultrassônicos em um intervalo de 1s;

D1 = 10cm
D2 = 12cm

Achando D3;

D3 = Sqrt( - (10cm)² + (12cm)²)
D3 = 2sqrt(11) ou +- 6,63cm

Achando velocidade;

6,63cm = 0,0663m

V = 0,0663 / 1s
V = 0,0663(m/s)

Só lembrando que tem que ser uma variação de tempo muito pequena de uma medição para outra(para formar o triangulo), bem menor que 1s.

Salvador Bahia
Newbie
*
View Profile

Olá pessoal,

Obrigado pelas respostas.

@bubulindo
creio que eles podem ter isso sim, mas eu pretendo gravar o sensor1 no tempo1 e o sensor2 no tempo2, e depois fazer os calculos, talvez precisa de algo externo para me dar uma melhor precisão de tempo...

@Osias Neto
Vou fazer esse desenho sim, só nao sei se ficará bom, pois sou totalmente inepto em desenhar, he he he
Na verdade não, nesse caso seria como se o sensor se movesse paralelamente aos atletas...

@Raphael_Celline
sua sugestão é realmente muito boa, vou testar para ver se consigo fazer assim, vou pesquisar aqui a amplitude do meu sonar, e a variação de tempo em que ele faz as leituras, caso não seja um bom hardware para isso, pesquisarei um melhor...

Novamente obrigado a todos vocês

Pages: [1]   Go Up
Jump to: