Go Down

Topic: LER DATA E HORA NO ARDUINO . Erro no código (Read 15620 times) previous topic - next topic

PedroS23

Olá a todos.
Estou a desenvolver um projeto de licenciatura e gostaria de gravar para um bloco de notas segundo esta forma:
2013/07/16  18:50:00  3.00V,

(no qual, estou a ler tensão [3V] de um circuito, pela porta analogica A0).

Irei gravar para bloco de notas no Processing, mas neste momento tenho um erro no código do Arduino. Gostaria de ler a Data e Hora no Arduino, mas não estou a conseguir!!

De seguida irei apresentar o código, no qual já inclui as livrarias encontradas no site do Arduino, a DataTime.h e a DateTimeStrings.h.

Code: [Select]

#include <DateTime.h>
#include <DateTimeStrings.h>

#define TIME_MSG_LEN  11   // time sync to PC is HEADER and unix time_t as ten ascii digits
#define TIME_HEADER  255   // Header tag for serial time sync message

int PinAnalogA0 = 0;
float valAnalog=0;  // Coloca o Pino A0 a 0
float temp = 0;

void setup()
{
  Serial.begin(9600);

getPCtime();   // try to get time sync from pc       
  if(DateTime.available())
  { // update clocks if time has been synced
    unsigned long prevtime = DateTime.now();
    while( prevtime == DateTime.now() )  // wait for the second to rollover
      ;
    DateTime.available(); //refresh the Date and time properties
    digitalClockDisplay( );   // update digital clock

// send our time to an app listening on the serial port
    Serial.write( TIME_HEADER, BYTE); // this is the header for the current time
    Serial.println(DateTime.now());     
  } 
}

void getPCtime()
{  // if time available from serial port, sync the DateTime library
   while(Serial.available() >=  TIME_MSG_LEN ){  // time message
    if( Serial.read() == TIME_HEADER ) {       
      time_t pctime = 0;
      for(int i=0; i < TIME_MSG_LEN -1; i++){ 
        char c= Serial.read();         
        if( c >= '0' && c <= '9') 
          pctime = (10 * pctime) + (c - '0') ; // convert digits to a number           
      } 
      DateTime.sync(pctime);   // Sync DateTime clock to the time received on the serial port
    } 
  }
}

void getPCtime()
{   // if time available from serial port, sync the DateTime library
      time_t pctime = 0;
        char c= Serial.read();         
      } 
      DateTime.sync(pctime);   // Sync DateTime clock to the time received on the serial port
    } 
  }
}

void loop ()
{
    valAnalog = analogRead(PinAnalogA0);
    temp = (valAnalog * 5.0) /1024;

Serial.print("  Tensao= " );
    Serial.print(temp);

delay(2000);
}

O erro que me aparece é o seguinte:

'DateTime', was not declared in this scope

Agradeço a quem me poder de imediato ajudar e dar informações sobre como resolver este erro!!!

Obrigado.

Um abraço,

Pedro Santos

PedroS23

Estou a usar a versão 1.0.1 do Arduino.. Vi também que existe a libraria #include <Time.h>,
alguém me poder dizer se isso tem influência no erro obtido?
Adicionei a libraria #include <Time.h> às outras duas e continua a dar o mesmo Erro!! :(

Olá a todos.
Estou a desenvolver um projeto de licenciatura e gostaria de gravar para um bloco de notas segundo esta forma:
2013/07/16  18:50:00  3.00V,

(no qual, estou a ler tensão [3V] de um circuito, pela porta analogica A0).

Irei gravar para bloco de notas no Processing, mas neste momento tenho um erro no código do Arduino. Gostaria de ler a Data e Hora no Arduino, mas não estou a conseguir!!

De seguida irei apresentar o código, no qual já inclui as livrarias encontradas no site do Arduino, a DataTime.h e a DateTimeStrings.h.

#include <DateTime.h>

#define TIME_MSG_LEN  11   // time sync to PC is HEADER and unix time_t as ten ascii digits
#define TIME_HEADER  255   // Header tag for serial time sync message

int PinAnalogA0 = 0;
float valAnalog=0;  // Coloca o Pino A0 a 0
float temp = 0;

void setup()
{
  Serial.begin(9600);

getPCtime();   // try to get time sync from pc       
  if(DateTime.available())
    while( prevtime == DateTime.now() )  // wait for the second to rollover
      ;
    digitalClockDisplay( );   // update digital clock

Serial.write( TIME_HEADER, BYTE); // this is the header for the current time
  } 
}

void getPCtime()
      time_t pctime = 0;
        char c= Serial.read();         
      } 
    } 
  }
}

void getPCtime()
      time_t pctime = 0;
        char c= Serial.read();         
      } 
    } 
  }
}

void loop ()
{

Serial.print("  Tensao= " );
    Serial.print(temp);

delay(2000);
}

O erro que me aparece é o seguinte:

'DateTime', was not declared in this scope

Agradeço a quem me poder de imediato ajudar e dar informações sobre como resolver este erro!!!

Obrigado.

Um abraço,

Pedro Santos

Mortis

Acho que você não copiou a livraria para a pasta "libraries" do arduino. http://playground.arduino.cc/uploads/Code/Time.zip

PedroS23

Acho que você não copiou a livraria para a pasta "libraries" do arduino. http://playground.arduino.cc/uploads/Code/Time.zip

Muito Obrigado Mortis, por me teres respondido.
Eu neste momento não me encontro junto do computador no qual estou a trabalhar, mas amanhã vou fazer isso mesmo que sugeriu!!
Basta copiar o ficheiro Time.c para a livraria do Arduino certo??

Obrigado pela atenção!!

Abraço

HugoPT

Jul 17, 2013, 12:41 am Last Edit: Jul 17, 2013, 12:43 am by HugoPT Reason: 1
Tens de descompactar o zip para C:/.... arduino-1.0.3\libraries
Dentro desta pasta libraries verás que já la existem outras pastas de outras libs.
Normalmente a lib vem acompanhada com exemplos que para teres a certeza que colocaste a lib no local correcto passaras a encontrar uma nova entrada nos exemplos da IDE para essa lib.
Após colocares la a lib na pasta é necessário reiniciares a IDE para que ela possa ser reconhecida.

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Mortis

Pedro,

Adicionando à resposta do Hugo, dentro do arquivo zip existem 3 pastas ("DS1307RTC", "Time" que é a que você esta referenciando e "TimeAlarms"), cada uma delas é uma livraria. Você poderia copiar só a pasta time, mas você pode copiar todas e ver o que fazem as outras ;)

veja que já existe uma pasta chamada libraries:
"pasta onde esta o arduino"\arduino\libraries\
você copia a pasta Time para o caminho acima que passa a ter a seguinte estrutura:

"pasta onde esta o arduino"\arduino\libraries\Time\
"pasta onde esta o arduino"\arduino\libraries\Time\Examples
"pasta onde esta o arduino"\arduino\libraries\Time\DateStrings.cpp
"pasta onde esta o arduino"\arduino\libraries\Time\keywords.txt
"pasta onde esta o arduino"\arduino\libraries\Time\Readme.txt
"pasta onde esta o arduino"\arduino\libraries\Time\Time.cpp
"pasta onde esta o arduino"\arduino\libraries\Time\Time.h

dentro da pasta Examples estarão os exemplos que o HugoPT falou ;)

Se não quiser colocar na pasta do arduino, você pode colocar na pasta documentos\arduino\libraries. conforme é explicado neste link http://arduino.cc/en/Guide/Libraries

Conta-nos se deu tudo certo!

Desculpa a questão mais ou menos pessoal, mas é uma licenciatura de quê?
Esperas obter uma boa nota apresentando código tirado da net?
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Isto...

void getPCtime()
      time_t pctime = 0;
        char c= Serial.read();         
      } 
    } 
  }
}

void getPCtime()
      time_t pctime = 0;
        char c= Serial.read();         
      } 
    } 
  }
}

Tens a mesma função escrita duas vezes. Apaga uma delas.
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

PedroS23

Já o fiz, aparece:
"Error compiling"

Não podes verificar se te mandar o codigo por email?

Não.

Repara na minha assinatura...

Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.

Se quiseres, mete o código aqui no fórum e eu vejo qual é o erro.

Abraço.

HugoPT

Jul 17, 2013, 01:57 pm Last Edit: Jul 17, 2013, 02:03 pm by HugoPT Reason: 1

Já o fiz, aparece:
"Error compiling"

Não podes verificar se te mandar o codigo por email?

Ola Pedro.
Me parece que estas a tentar fazer o teu projeto em cima do joelho.Desculpa a frontalidade mas penso que para obteres ajuda deves primeiro saber o que estas a fazer e qual o caminho que deves seguir para o alcançares.Digo isto porque como o Bubulindo te respondeu e bem nos só cá estamos a apoiar e não fazer por ti.
Se para ti o Arduino e novo e queres fazer um projeto com ele já o devias ter começado a estudar a um tempo.
Já o fiz, aparece:
"Error compiling"

Bom tenho a bola de cristal  avariada e só com isso não da para ajudar.
Tens de dar mais informação do erro ...

Nao leves o meu comentario pelo lado mau, mas imagina que na tua apresentação o teu orientador te faz esta questão
O que e void getPCtime() e como funciona
Saberias responder neste momento.
Se não apenas te estas a enganar a ti próprio e deves ir passar um pouco os olhos em C.
aparece-me erro na função void getPCtime() : "redefinition of void getPCtime()

Este erro e claro como a agua "redefinicao da função getPCtime" Trocado por palavras miudas  função definida duas vezes e tal não e permitido
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Eu já vi o erro... e é a prova provada que tu estás a copiar descaradamente do site do Arduino (e mal...) sem saberes o que estás a fazer nem sequer te dares ao trabalho de entender.

PedroS23

Obrigado pela sugestão.
Envio em seguida o código:

Separador 1: Main

#include <DateTime.h>
#include <Time.h>

#define TIME_MSG_LEN  11   // time sync to PC is HEADER and unix time_t as ten ascii digits
#define TIME_HEADER  255   // Header tag for serial time sync message

int PinAnalogA0 = 0;
float valAnalog=0;  // Coloca o Pino A0 a 0
float temp = 0;

void setup()
{
 Serial.begin(9600);

getPCtime();   // try to get time sync from pc  

if(DateTime.available())
   while( prevtime == DateTime.now() )  // wait for the second to rollover
     ;
   digitalClockDisplay( );   // update digital clock

Serial.println( TIME_HEADER, 13); // this is the header for the current time
 }  
}

void getPCtime()
{  // if time available from serial port, sync the DateTime library
  while(Serial.available() >=  TIME_MSG_LEN ){  // time message
     time_t pctime = 0;
       char c= Serial.read();          
     }  
     DateTime.sync(pctime);   // Sync DateTime clock to the time received on the serial port
   }  
 }
}

void digitalClockDisplay(){
 // digital clock display of current time  
}

void loop ()
{

Serial.print("  Tensao= " );
   Serial.print(temp);

delay(2000);
}

Separador 2 : DateTime.h

/*
 DateTime.h - Arduino library for date and time functions
 Copyright (c) Michael Margolis.  All right reserved.

This library is distributed in the hope that it will be useful,
 but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of
 MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE.
*/

#define DateTime_h
#include <time.h>
#include <Arduino.h>
#include <inttypes.h>
//#include <wiring.h> // next two typedefs replace <wiring.h> here (fixed for rel 0012)
typedef uint8_t byte;  
typedef uint8_t boolean;

typedef unsigned long time_t;

/*==============================================================================*/
/* Useful Constants */
#define SECS_PER_MIN  (60UL)
#define SECS_PER_HOUR (3600UL)
#define SECS_PER_DAY  (SECS_PER_HOUR * 24L)
#define DAYS_PER_WEEK (7L)
#define SECS_PER_WEEK (SECS_PER_DAY * DAYS_PER_WEEK)
#define SECS_PER_YEAR (SECS_PER_WEEK * 52L)
#define SECS_YR_2000  (946681200UL)

/* Useful Macros for getting elapsed time */
#define numberOfSeconds(_time_) (_time_ % SECS_PER_MIN)  
#define numberOfMinutes(_time_) ((_time_ / SECS_PER_MIN) % SECS_PER_MIN)
#define numberOfHours(_time_) (( _time_% SECS_PER_DAY) / SECS_PER_HOUR)
#define dayOfWeek(_time_)  (( _time_ / SECS_PER_DAY + 4)  % DAYS_PER_WEEK) // 0 = Sunday
#define elapsedDays(_time_) ( _time_ / SECS_PER_DAY)  // this is number of days since Jan 1 1970
#define elapsedSecsToday(_time_)  (_time_ % SECS_PER_DAY)   // the number of seconds since last midnight
#define previousMidnight(_time_) (( _time_ / SECS_PER_DAY) * SECS_PER_DAY)  // time at the start of the given day
#define nextMidnight(_time_) ( previousMidnight(_time_)  + SECS_PER_DAY ) // time at the end of the given day
#define elapsedSecsThisWeek(_time_)  (elapsedSecsToday(_time_) +  (dayOfWeek(_time_) * SECS_PER_DAY) )  

// todo add date math macros
/*============================================================================*/

typedef enum {
 dtSunday, dtMonday, dtTuesday, dtWednesday, dtThursday, dtFriday, dtSaturday
} dtDays_t;

typedef enum {dtStatusNotSet, dtStatusSet, dtStatusSync
}  dtStatus_t ;

class DateTimeClass
{
private:
time_t sysTime;  // this is the internal time counter as seconds since midnight Jan 1 1970 (aka unix time)  
unsigned long prevMillis;
void setTime(time_t time);
public:
DateTimeClass();
void sync(time_t time); // set internal time to the given value
time_t now(); // return the current time as seconds since Jan1 1970
boolean available();  // returns false if not set, else refreshes the Date and Time properties and returns true
dtStatus_t status;
byte Hour;
byte Minute;
byte Second;
byte Day;
byte DayofWeek; // Sunday is day 0
byte Month; // Jan is month 0
byte Year;  // the Year minus 1900

// functions to convert to and from time components (hrs, secs, days, years etc) to time_t  
void localTime(time_t *timep,byte *psec,byte *pmin,byte *phour,byte *pday,byte *pwday,byte *pmonth,byte *pyear); // extracts time components from time_t
time_t makeTime(byte sec, byte min, byte hour, byte day, byte month, int year ); // returns time_t from components
};

extern DateTimeClass DateTime;  // make an instance for the user

#endif /* DateTime_h */

Separador 3 - DateTimeString.h

/*
 DateTimeStrings.h - Arduino library for day and month strings
 Copyright (c) Michael Margolis.  All right reserved.

This library is distributed in the hope that it will be useful,
 but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of
 MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE.
*/

#define DateTimeStrings_h

#include <inttypes.h>
#include <DateTime.h>

#define dt_MAX_STRING_LEN 9 // length of longest string (excluding terminating null)

class DateTimeStringsClass
{
private:
char buffer[dt_MAX_STRING_LEN+1];
public:
DateTimeStringsClass();
char* monthStr(byte month);
char* dayStr(byte day);
};

extern DateTimeStringsClass DateTimeStrings;  // make an instance for the user

#endif /* DateTimeString_h */

PedroS23

Jul 17, 2013, 02:35 pm Last Edit: Jul 17, 2013, 05:29 pm by PedroS23 Reason: 1
Olá Pessoal.

Agora posso dizer k já tenho novidades!!

Abri o seguinte exemplo retirado da biblioteca time:

/*
* TimeSerial.pde
* example code illustrating Time library set through serial port messages.
*
* Messages consist of the letter T followed by ten digit time (as seconds since Jan 1 1970)
* you can send the text on the next line using Serial Monitor to set the clock to noon Jan 1 2013
T1357041600 
*
* A Processing example sketch to automatically send the messages is inclided in the download
* On Linux, you can use "date +T%s > /dev/ttyACM0" (UTC time zone)
*/

#include <Time.h> 

#define TIME_HEADER  "T"   // Header tag for serial time sync message
#define TIME_REQUEST  7    // ASCII bell character requests a time sync message

void setup()  {
  Serial.begin(9600);
  while (!Serial) ; // Needed for Leonardo only
  pinMode(13, OUTPUT);
  setSyncProvider( requestSync);  //set function to call when sync required
// Serial.println("Waiting for sync message");
}

void digitalClockDisplay(){
  // digital clock display of the time
  Serial.print(hour());
  printDigits(minute());
  printDigits(second());
  Serial.print(" ");
  Serial.print(day());
  Serial.print(" ");
  Serial.print(month());
  Serial.print(" ");
  Serial.print(year());
  Serial.println();
}

void printDigits(int digits){
  // utility function for digital clock display: prints preceding colon and leading 0
  Serial.print(":");
  if(digits < 10)
    Serial.print('0');
  Serial.print(digits);
}

void processSyncMessage() {
  unsigned long pctime;
  const unsigned long DEFAULT_TIME = 1357041600; // Jan 1 2013

if(Serial.find(TIME_HEADER)) {
     pctime = Serial.parseInt();
     if( pctime >= DEFAULT_TIME) { // check the integer is a valid time (greater than Jan 1 2013)
       setTime(pctime); // Sync Arduino clock to the time received on the serial port
     }
  }
}

time_t requestSync()
{
  Serial.write(TIME_REQUEST); 
  return 0; // the time will be sent later in response to serial mesg
}

void loop(){   
  if (Serial.available()) {
    processSyncMessage();
  }
  if (timeStatus()!= timeNotSet) {
    digitalClockDisplay(); 
  }
  if (timeStatus() == timeSet) {
    digitalWrite(13, HIGH); // LED on if synced
  } else {
    digitalWrite(13, LOW);  // LED off if needs refresh
  }
  delay(1000);

time_t t = now(); // Store the current time in time
                    //  variable t

hour(t);          // Returns the hour for the given
                    //  time t
  minute(t);        // Returns the minute for the given
                    //  time t
  second(t);        // Returns the second for the given
                    //  time t
  day(t);           // The day for the given time t

weekday(t);       // Day of the week for the given
                    //  time t 
  month(t);         // The month for the given time t

year(t);          // The year for the given time t

Serial.print(year(t));
  Serial.print("/");
  Serial.print(month(t));
  Serial.print("/");
  Serial.print(day(t));
  Serial.print(" ");

Serial.print(hour(t));
  printDigits(minute(t));
  printDigits(second(t));
  Serial.println("");
}

Retirei o time_t t = now(); do site onde fiz o download da biblioteca time.
De momento aparece-me no Serial Monitor desta forma: 1970/1/1 00:00:00 e como tenho o delay(1000) ele vai somando 1 segundo ao formato da hora aí.
Tenho no separador a classe time.h.

Alguem me sabe dizer como colocado a Data e Hora conetada com a do PC e para aparecer a atual?
Ou acham que depois de mandar gravar pelo Processing ele atualiza para a hora e data normal???

Obrigado a Todos!!!

Se não tens um digitalClockDisplay porque é que não apagas a chamada à função em vez de criar uma função fantasma?

Go Up