Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Re: Velocimetro com arduino como faço para medir a velocidade?  (Read 1617 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

fiz o seguinte programa com arduino para fazer um velocimetro.
mais somente consegui fazer com que o arduino detecte os polos do ima. e conte a quantidade de vezes que o polo sul passou pelo ima.

estou usando um sensor que a saida dele fica em nivel alto, somente quando passa o polo sul do imã a saida vai para nivel baixo.
ou seja entao o arduino esta detectando a passagem do polo sul pelo sensor.
gostrai que alguem me ajudasse a fazer essa mediçao de velocidade.

int i=0;
int norte=13;
void setup(){

Serial.begin(9600);

pinMode(norte, INPUT);

}

void loop()
{
  if(digitalRead(norte)==HIGH){
    Serial.println("polo norte");
  }
  else if(digitalRead(norte)==LOW)
{
Serial.println("poloSul");
i++;
Serial.println(i);
}
  delay(50);

}

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Primeiro tens de contar os pulsos... se contares o numero de pulsos por segundo (ou menos), ficas com uma ideia da velocidade.

Queres que a gente faça o trabalho por ti?

Já agora, o teu código nunca funcionará correctamente devido ao delay que lá tens.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

minha duvida e essa como colocar a contagem para que seja feito em um segundo.

Porque este ("i") que coloquei esta fazendo a contagem total toda vez que passa o polo por ele adciona, e eu queria justamente esta contagem por segundo.

se alguem puder me ajudar.
fico grato.

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

Procura por interrupts e usa um dos pinos com interrupcao para incrementar uma variavel  unsigned long do tipo volatil.
Configura a interrupcao no bordo descendente.
Depois podes calcular a velocidade com base no número dessa variavel por minuto
« Last Edit: July 17, 2013, 03:26:51 pm by HugoPT » Logged

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Ou, mais bonito ainda, liga o sensor à entrada dum timer e usa-o como contador. Não é simples, mas é muito giro de se ver. smiley

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

God Member
View Profile

(...)alguem me ajudasse a fazer essa mediçao de velocidade.(...)

esse Delay(50); me imcomoda!!! rs

uma solução é usar uma das interrupções do arduino a outra é guardar o estado anterior da porta para que ela não seja contada mais de uma vez e comparar o millis para o momento do cálculo das rotações.

vejo um probleminha em teu código e sugiro algo como o abaixo (se não for usar interrupções)

o delay pode fazer você perder um pulso ^^
Code:
//tipo:
int estadoanterior = 1; //HIGH
int voltas = 0;
unsigned long tempo = 0;

void loop(){
unsigned long agora;
int estado = digitalRead(norte);
int rotacao = 0;

if (estado == LOW & estado != estadoanterior){
Serial.println("polo sul");
voltas++;
}else if (estado == HIGH & estado != estadoanterior){
}

agora = milles();
if (agora - tempo => 1000){ //1000 milesegundos = 1 segundo
rotacao = voltas/1000; //rotação por segundos
Serial.print("passou um segundo e ");
Serial.print(voltas);
Serial.print(" voltas");
Serial.print(", ");
Serial.print(", RPS ");
Serial.println(rotacao);
tempo = agora; //guarda o tempo atual para que a mensagem apareça um segundo depois
voltas = 0; //reinicia a contagem para o próximo segundo
}
}

para o velocímetro você só precisa saber quantos centímetros, metros, milímetros ou outra medida que tua roda percorre até percorrer o angulo de 360 smiley-wink

Tira apenas a ideia do código, pois estou quase caindo de sono e nem consigo ler o que escrevi rs

Teve um post, pouco tempo atrás, onde um carinha tinha uma dúvida relacionada ao cálculo de velocidade e estava usando uma interrupção do arduino: http://forum.arduino.cc/index.php?topic=167998.0 diz se ele ajuda em algo.

Ops, acabo de checar que você passou por lá, desculpe-me, qual é a tua duvida mesmo? o.O

Newbie
*
View Profile

desculpa minha ignorancia  Mortis e porque estou aprendendo o arduino agora nao tive muito contato antes.
mais eu tenho uma duvida.

conforme o exemplo que colocou ele vai contar de acordo o tempo que o polo estiver no imã nao?
eu precisarei indentificar os pulsos.

estou certo? porque nao entendo tanto.

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

conforme o exemplo que colocou ele vai contar de acordo o tempo que o polo estiver no imã nao?
smiley-confuse Ja li a tua pergunta mas continuo sem entender o que queres dizer com polo estiver no ima

@Mortis
Code:
if (estado == LOW & estado != estadoanterior)
Penso que por laspo te enganaste no &, pois apenas um & é uma operaçao de bitwise AND
Code:
if ((estado == LOW) && (estado != estadoanterior))

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

God Member
View Profile

Penso que por laspo te enganaste no &, pois apenas um & é uma operaçao de bitwise AND

Obrigado Hugo, estou mesmo pancada da cabeça rs

God Member
View Profile

eu precisarei indentificar os pulsos.

Progra,

Por favor, não me entenda mal, eu gosto de brincar e me esqueço que pela internet pode não parecer brincadeira. Não se  desculpe, eu sou novato e entendo como é iniciar em algo smiley-wink

Eu disse que não sabia mais qual era a tua dúvida, porque se lermos com cuidado aqueles posts, vemos a tua a pergunta "como faço para medir a velocidade?" respondida smiley

Sobre o meu rascunho de código, que o Hugo gentilmente corrigiu, eu coloquei quase que o mesmo que você, só que adicionei condições para evitar que o arduino conte um estado LOW mais de uma vez e depois coloquei um if comparando o tempo que passou para que seja avisado via serial quantas voltas o sensor capturou.

O loop do arduino ficará a detectar a mudança de estado do sensor (cada mudança é um pulso, certo?). Cada vez que o sensor mudar de estado o código adiciona +1 na variável voltas.

Quando passar 1 segundo ele envia para a serial quantas voltas (pulsos) ele contou e começa a contar novamente. Nessa parte que você pode fazer as contas, comparando a distancia percorria, para ter milímetros/centímetros/metros, o número de voltas e o tempo.

Mas como eu disse é só um rascunho, para você ver a lógica da minha sugestão. Minha dica agora é: Dá uma lida com calma no que foi colocado (nos dois tópicos), faça testes (o arduino aceita muitos e muitos uploads, não precisar temer  smiley-cool) e veja o resultado na serial, tenta melhorar o programa/lógica e veja os resultados no serial monitor.

Depois você nos conta quais foram os resultados e as novas dúvidas (se tiver) smiley-wink

Newbie
*
View Profile

obrigado  galera pela ajuda graças a  vcs foi conseguido um grande avanço no trabalho aqui.  smiley

mais infelizmente nao esta do jeito que preciso. smiley-sad
eu tentei dizer com  o (conforme o exemplo que colocou ele vai contar de acordo o tempo que o polo estiver no imã nao?)  e pq no casso meu  a programaçao esta contando quando o polo sul passa pelo sensor incrementa 1.
mais desta forma que vcs me ensinaram.
quando eu deixar o polo sul do imãno sensor por mais de um segundo, no segundo em questao ele contria ate 100 por exemplo mostrando como por exemplo se fosse o tempo que o polo sul do ima ficou proximo ao sensor.
e o que estou precissando na verdade e que o polo sul passa mais enquanto o norte nao passar ele nao incrementa pois nao houve um ciclo ainda.por exemplo no casso de eu manter o polo sul do ima por mais de um segundo no sensor ele nao incrementa ainda porque  o polo norte ainda nao passou pelo sensor.
para deixar um exemplo mais pratico do que estou fazendo e como se fosse um velocimetro de uma bicicleta em que se tem na roda um imã e ne um ponto fixo proximo a roda tem o sensor ao se passar o imã pelo sensor ele vai incrementar 1. mais se por exemplo o imã ficar bem em frente ao sensor e nao se movimentar nao incrementar. pois a roda vai estar parada bem na posição em que o imã ficou em frente ao sensor.
pelo que intendi quando fiz a simulação por exemplo e como se estivesse fazendo 100 leituras em um segundo e se eu deixar  o polo sul do imã no sensor ele fazer a contagem de 100 mais na verdade nao houve nem um ciclo por isto que falei que ele tem fazer a contagem dos pulsos.

obrigado galera. smiley

God Member
View Profile

Progra,

Não consigo perceber pois a variável voltas só é incrementada quando o estado da porta muda e essa mudança é para LOW.

O funcionamento seria Igual ao de um botão, botão pressionado (pino norte = HIGH) ou solto (pino norte = LOW)

Como estão as conexões do teu circuito?
Em repouso (sem imã por perto) o sensor é HIGH, certo?

Tenta usar o resistor pull up da porta para manter a porta HIGH (evitar oscilações) até que o sensor a coloque LOW, pode se isso.

Code:
int estadoanterior = 1; //O estado HIGH
int voltas = 0;
unsigned long tempo = 0;
int norte=13;

void setup(){
  Serial.begin(9600);
  pinMode(norte, INPUT); //define a porta como input
  digitalWrite(norte, HIGH); // ativa o resistor pullup
}

void loop(){
  unsigned long agora;

agora = millis();
  int estado = digitalRead(norte);
  int rotacao = 0;

if (estado != estadoanterior){ //Se o estado da porta mudou
    if(estado == LOW) //Se o estado mudou para LOW
    {
      Serial.println("polo sul");
      voltas++; //Incrementa 1
    }
    else
  }

if (agora - tempo >= 1000){ //1000 milesegundos = 1 segundo
    rotacao = voltas/1000; //rotação por segundos
    Serial.print("passou um segundo e ");
    Serial.print(voltas);
    Serial.print(" voltas");
    Serial.print(", ");
    Serial.print(", RPS ");
    Serial.println(rotacao);
    tempo = agora; //guarda o tempo atual para que a mensagem apareça um segundo depois
    voltas = 0; //zera o contador
  }
}

Teu código ficou parecido com o acima? Qual resultado agora? Infelizmente estou no trabalho, mas, a não ser que eu precise de internação imediata, deve funcionar rs

Ou o Hugo pede para trazerem a camisa de força smiley-wink

Pages: [1]   Go Up
Jump to: