Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Arduino e controlador de motor L298N e 4 motors  (Read 1005 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá!
Fiz as conexões tudo ok entre o arduino e controlador de motor L298N, ele ta fazendo os comandos certos, o meu problema e quando ele vai virar pro lado esquerdo ou direito ele começa a vira bem fraco ai para como se não tivesse força, ai quando pego ele e levanto ele vai e gira as rodas, quando retorno ele ao piso ele para. Alguém pode me ajudar?

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Isso é falta de binário. Ou os motores são fracos. Ou as pilhas estão fracas.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

Tem 6 pilhas que são dedicadas ao arduino e estão todas com carga e 1 bateria 9V dedicada ao controlador L298N e também está totalmente com carga, então acho que não pode ser isso. Tem alguma outra coisa que pode ser?

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

1 pilha de 9V não chega para alimentar motores.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

God Member
View Profile

verdade, 4 motores com uma bateria de 9v (quantos mAh? 400mAh?), assim não pode, assim não dá! rs

qual a tensão e corrente exigidas pelos motores?

Se botar a bateria no arduino e as pilhas nos motores deve ficar menos pior smiley-wink

Newbie
*
View Profile

Tensão de funcionamento: 3 ~ 12V, quantas pilhas serão necessárias para funcionar perfeitamente ?
« Last Edit: July 18, 2013, 07:14:36 am by majully » Logged

God Member
View Profile

majully,

O problema ai não é a tenção, mas a corrente, pois dependendo do tipo de motor vão-se muitos amperes ^^

Por isso perguntei qual a corrente que os motores consomem. Se forem aqueles DC usados em brinquedos, podem consumir até 800mA. Você testou com as pilhas alimentando o motor e a bateria alimentando o arduino? (o arduino consome pouca corrente, a bateria não é pouco para ele)

Se as pilhas forem de 1,2v -> 6 x 1,2v = 7,2v, em termos de tensão esta acima da média (mas tensão muito alta pode reduzir a vida útil dos motores)...

Newbie
*
View Profile

Obrigado Mortis pela dica, vou fazer essa troca, quando tiver o resultado posto aqui. Os 4 motores que estou usando são desse >>
« Last Edit: July 18, 2013, 01:47:43 pm by majully » Logged

God Member
View Profile

Esses motores são grandes vilões no que se refere a consumo, se tiverem de fazer esforço, veja esse da pololu http://www.pololu.com/catalog/product/1120/specs
Free-run current @ 6V:    70 mA
Stall current @ 6V:    800 mA

Faça a medição da corrente que o teu projeto consome com um amperímetro, isso te dá noção de quanto vai te consumir de pilhas/bateria.

Newbie
*
View Profile

Tente usar baterias de celular, quando fiz um mini segway utilizei duas baterias de celular para cada motor.
e isole completamente o circuito da ponte H do arduino,use optoacoplador, nao una os GNDs isso ferra com o microcontrolador! 
Não sei como funciona o módulo ja feito, não sei se ele e isolado bonitinho, e que eu fiz todo o circuito mesmo! :p

Pages: [1]   Go Up
Jump to: