Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Standalone com SD Card  (Read 1224 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Jr. Member
**
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Boa tarde,
Alguns de vocês ja tiveram experiência com SD card com arduino StandAlone?
Tenho um projeto que o SD Card funciona bem quando ligo ele no arduino com a USB. Meu Leitor SD é este:
http://dx.com/p/sd-card-reading-writing-module-for-arduino-148784

Eu ligo diretamente os pinos do arduino nele. Utilizo os 5 volts. Funciona bem.

Mas quando retiro o chip para utiliza-lo no modo stand alone (ou seja, só ele com o cristal, capcitores, etc) e tento utilizar o SD card, não funciona. O problema não está no circuito stand alone pois funciona muito bem com LED e outras coisas, menos com o SD Card. Alguém pode me ajudar?

Será se está faltando algum componente que o SD Card precisa? A voltagem que deverá ser utilizada é a de 3,3V? Se alguem puder me ajudar agradeço.

O código é o ReadWrite que já vem no programa do arduino. Ele está correto. O problema é quando utiliza stand alone.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Que cristal tens??

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Jr. Member
**
View Profile

Comprei um de 16 Mhz que nem este.
http://multilogica-shop.com/imagens/outros/cristal_16_Mhz.jpg

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

Mas quando retiro o chip para utiliza-lo no modo stand alone (ou seja, só ele com o cristal, capcitores, etc) e tento utilizar o SD card, não funciona. O problema não está no circuito stand alone pois funciona muito bem com LED e outras coisas, menos com o SD Card. Alguém pode me ajudar?
Mostra o esquema de ligaçoes que estas a usar.
Eu assim a primeira apontava para ser problema de alimentaçao.
O que estas  usar para alimentar o avr em modo standalone?

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Jr. Member
**
View Profile

Olá Hugo,
O esquema é o da imagem abaixo:

Minha fonte é com um 7805. Para alimentar este TIP utilizo outra fonte de 12V 500 ma.

Quando eu meço a saída da fonte, dá 5v certinho.

Portugal
Edison Member
*
View Profile

Minha fonte é com um 7805. Para alimentar este TIP utilizo outra fonte de 12V 500 ma.
Que fonte? Transformador?
Ja agora tens por ai um multimetro?
Coloca o amperimetro em serie e ve o teu consumo.
O regulador para converter esses 12V para 5V vai converter o excesso em calor e a corrente que tens (500mA max) podem depois sofrer
Nao devias ter uma resistencia entre os 5V e o pino de reset?

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

O SD Card usa 5V?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Jr. Member
**
View Profile

Hugo,
Minha fonte é a da imagem abaixo:

Eu cortei o fio para utilizar o 7805. Com o circuito montado, ele consome cerca de 70ma. Este circuito é o ATMEGA + shield SD card + módulo GPS. Eu tirei o módulo GPS e deixei apenas o AT e o shield. Coloquei o código ReadWrite que vem no programa do arduino só para testa e acontece isso. No arduino funciona, em stand alone não. Se eu fizer um código com LED acendendo e apagando, funciona bem.

Como você está desconfiado da fonte, acho que vou então utilizar os 5v que vem da placa do arduino. Só que eu tenho apenas um chip. Tem algum perigo de eu ligar na USB a placa sem o chip? Será que gera os 5V?

Sobre a resistência entre o reset e o 5V acho que é apenas quase se vai utilizar o botão de reset, não? De qualquer forma, vou fazer um teste também com um resistor.

Infelizmente vou demorar um pouco para testar. Acho que só amanhã. Mas podem ter certeza que deixarei o feedback aqui.

Bubulindo,
Sim, o SD Card utiliza 5V. Se continuar dando problema, depois vou utilizar a entrada de 3,3V. Tenho que testar tudo.

Abraços e obrigado

Aracaju, SE, Brasil
Sr. Member
View Profile

Tenta fazer funcionar com o Arduino, mas colocando o módulo da protoboard e fazendo as conexões com jumpers. As vezes você acha que está funcionando com 5v, mas ele só está funcionando com 3v.

Portugal
Edison Member
*
View Profile

Como você está desconfiado da fonte, acho que vou então utilizar os 5v que vem da placa do arduino. Só que eu tenho apenas um chip. Tem algum perigo de eu ligar na USB a placa sem o chip? Será que gera os 5V?
Nao tem problema ligares sem o AVR.Ele gera sempre os 5V.
Faz esse teste.
Ja agora qual e o modulo gps que estas a usar.Quando mediste o consumo (70ma) tambem tinhas o modulo gps ligado?
Ha alguns módulos que têm fama de serem gulosos em corrente ...

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Jr. Member
**
View Profile

Olá pessoal.
Estou aqui para deixar meu feedback.
Fiz o que o Hugo falou. Montei o Standalone mas peguei os 5v da placa do arduimo. Funcionou! O problema então é da minha fonte de 12v. Deve ser de qualidade bem ruim e deve ter bastante oscilação nela. Aumentei a quantidade de capacitores, mas mesmo assim não funcionou.
Tentei alimentar o chip Atmega com a fonte que montei e o módulo SD com os 5v do arduino. Não funcionou também. Só funciona quando ambos estão alimentados pelos 5V da USB. O engraçado é que estes 5v da USB não são 5V de verdade. Eu medi aqui e deu 4,3V. O arduino é tolerante com diferenças de tensão, mas não com ruídos na tensão.

O teste final para comprovar será eu ligar então meu 7805 em uma bateria de 9 volts. Se o que escrevi faz sentido, então deverá funcionar.

O que me deixou preocupado é que meu projeto se destina a ligar em carros. E circuitos ligados em carros dão muitos problemas com oscilação de tensão por causa do alternador.

Hugo, meu módulo é o EM-411
http://dx.com/p/em-411-gps-engine-board-module-with-sirf-star-iii-chipset-80037

A corrente que medi de 70ma foi com tudo, ATmega + modulo SD + modulo GPS
A correte sem o modulo GPS é de 16 ma.
Este modulo gps é bom e nunca me deu problema.

Quando eu comprar uma bateria de 9 volts e testar, deixarei o feedback para vocês.

De qualquer forma, muito obrigado por vocês que me ajudaram, Hugo, Bubulindo e LegendBR.

Abraços

Pages: [1]   Go Up
Jump to: