Go Down

Topic: Automação Residencial (Read 1 time) previous topic - next topic

daniixd

Pessoal já pesquisei bastante e não encontrei uma alternativa razoável ainda.
Já verifiquei nesse tópico mas também não achei:
http://forum.arduino.cc/index.php?topic=149801.0

Estou fazendo uma automação residencial sem reformas (ou seja, sem quebrar paredes) para o TCC, com controle de lampadas e tomadas.
Estava pensando em algo parecido com o desse video: http://www.youtube.com/watch?v=RLx8vnQtgW8
Colocaria em todas as tomadas e interruptores das lampadas. Tenho uma noção de como fazer esse interruptor mas quem souber melhor como fazer, ajudaria bastante  8)
Outro ponto importante do projeto é que o Arduino recebesse e enviasse (por RF, Wifi, Bluetooth ou outra tecnologia pela distancia das tomadas, lampadas e do próprio Arduino, que não será possível a passagem de fios pela casa) sinal de e para esses "módulos" a fim de fazer uma interface web (que é a parte que mais entendo hahahahah).

Não sei se me expressei bem, mas é basicamente isso.  :)

Obrigado desde já,

HugoPT

Outro ponto importante do projeto é que o Arduino recebesse e enviasse (por RF, Wifi, Bluetooth ou outra tecnologia pela distancia das tomadas, lampadas e do próprio Arduino, que não será possível a passagem de fios pela casa) sinal de e para esses "módulos" a fim de fazer uma interface web (que é a parte que mais entendo hahahahah).

Isso é o sonho de toda  a automaçao residencial mas prepara-te pois isso nao é assim tao facil de fazeres.

O que é que já tens feito em programação?
Como vais actuar cada lampada?
Vais ter um microcontrolador por dispositivo?
Ja pensaste nos custos disso?
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

daniixd

Isso é o sonho de toda  a automaçao residencial mas prepara-te pois isso nao é assim tao facil de fazeres.

O que é que já tens feito em programação?
Como vais actuar cada lampada?
Vais ter um microcontrolador por dispositivo?
Ja pensaste nos custos disso?

Em programação já ativei e desativei via arduino as tomadas e lampada, mas tudo com fio. Estou testando o infravermelho para ativar e desativar as lampadas.
Estou atuando com rele 5v com sinal direto da placa.
Para receber e enviar esse sinal para o arduino, pretendo fazer com microcontroladores sim.
Os custos não cheguei numa resultante porque ainda não sei como fazer essa conexão sem fio e como irá ficar a estrutura da placa dos interruptores.

bubulindo

Assumindo que isto é para um TCC (que se me lembro correctamente é uma prova académica), o que interessa é chegares a um protótipo.

Estranho não teres visto o tópico do LegendBR acerca disto... nos últimos posts estavamos a falar de rádio com os nRF24L01 e como isso se interligaria a uma estação central que poderia estar ligada à web.

Eu estou interessado nisso, mas com muito pouco tempo livre, mas pelo que vi até agora existe imenso material disponível na net para começares.
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

daniixd

Assumindo que isto é para um TCC (que se me lembro correctamente é uma prova académica), o que interessa é chegares a um protótipo.

Estranho não teres visto o tópico do LegendBR acerca disto... nos últimos posts estavamos a falar de rádio com os nRF24L01 e como isso se interligaria a uma estação central que poderia estar ligada à web.

Eu estou interessado nisso, mas com muito pouco tempo livre, mas pelo que vi até agora existe imenso material disponível na net para começares.

O objetivo inicial é chegar num protótipo, mas você quis dizer que em produção comercial não seria a comunicação ideal? Por que não seria?

Na verdade cheguei até um ponto no tópico e vi que estava falando sobre conexão rs485 e por isso não fui mais adiante. Vou pesquisar sobre nRF24L01

Obrigado pela ajuda,

LegendBR

Além do meu tópico, que como disse o bubulindo, estou começando a estudar utilizar nRF24L01, tem esse blog de um cara que já desenvolveu. A diferença é que ele utiliza XBee, os módulos ficam mais caros, mas tem alguns benefícios. Para um apartamento com poucos cômodos é relativamente tranquilo, mas para mim, que vou utilizar em uma casa, fica inviável.

OCTO

Oi,
Venho trabalhando a algum tempo em meus próprios módulos para automação e acho que eles podem ser o que você precisa. Eles trabalham com RS485 e são basicamente arduinos que se pode espalhar pela casa, todos interligados por cabos, e criar, por exemplo, interruptores inteligentes, monitores de temperatura e muito mais. Aquí vai o link do tópico da discussão no Lab de Garagem:

http://labdegaragem.com/forum/topics/m-dulo-para-automa-o-residencial-com-scadabr

bubulindo

XBee é extremamente caro. São muito bons, mas o preco é mesmo proibitivo para a maior parte das aplicacões.
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

daniixd

Oi,
Venho trabalhando a algum tempo em meus próprios módulos para automação e acho que eles podem ser o que você precisa. Eles trabalham com RS485 e são basicamente arduinos que se pode espalhar pela casa, todos interligados por cabos, e criar, por exemplo, interruptores inteligentes, monitores de temperatura e muito mais. Aquí vai o link do tópico da discussão no Lab de Garagem:

http://labdegaragem.com/forum/topics/m-dulo-para-automa-o-residencial-com-scadabr

Obrigado pela ajuda. Mesmo sendo interligados por cabos, é uma ótima alternativa  :smiley-mr-green:

daniixd

Será que o nRF24L01 pode sofrer alguma interferência externa, prejudicando a comunicação?
Supondo que seja utilizado 10 módulos com o nRF24L01, será que pode entrar em conflito entre si? E se o projeto for instalado num prédio com outros apartamentos com a mesma tecnologia?

gunner

Será que o nRF24L01 pode sofrer alguma interferência externa, prejudicando a comunicação?
Supondo que seja utilizado 10 módulos com o nRF24L01, será que pode entrar em conflito entre si? E se o projeto for instalado num prédio com outros apartamentos com a mesma tecnologia?

Poder pode, mas se tiver devidamente configurado a probabilidade de tal acontecer é quase nula.

Basta ver quais os canais já utilizados aí perto e utilizar um diferente.

Para além disso, cada nRF24L01 tem um endereço para cada tube de receção. Como tal, esse dispositivo apenas recebe informação doutros nRF a funcionarem no mesmo canal e que estão a enviar informação para esse 1 desses mesmos endereços.

daniixd

Poder pode, mas se tiver devidamente configurado a probabilidade de tal acontecer é quase nula.

Basta ver quais os canais já utilizados aí perto e utilizar um diferente.

Para além disso, cada nRF24L01 tem um endereço para cada tube de receção. Como tal, esse dispositivo apenas recebe informação doutros nRF a funcionarem no mesmo canal e que estão a enviar informação para esse 1 desses mesmos endereços.

Portanto o nRF24L01 consegue trabalhar tanto Ponto a Ponto quanto Multi Ponto?

bubulindo

Ponto a ponto.

Ou de um ponto para vários pontos.

Go Up