International > Portugues

Controle de motor de passo com comando de voz

(1/3) > >>

claudia02:
Pessoal estou começando a fazer um projeto com arduíno, mas estou com dificuldades, pois a única coisa que sei aprendi em video aula.
Eu preciso controlar um motor de passo com comando de voz, comprei o arduino uno e o módulo  Easy VR, alguém poderia me ajudar?

Lago:
Sugiro dividir o projeto em partes: primeiro faz um código simples, pega um exemplo e adapta para acender um led usando a voz. Depois faz um código pra controlar o motor.

Quanto entender os códigos separadamente, faz um juntando os dois.

Já conseguiu fazer alguma coisa com o shield?

claudia02:
Eu já gravei a voz no EasyVR e testei, funcionou bem!!!
O problema é que eu não manjo programação, aprendi pouco e em assembly, eu peguei uma passo a passo de como controlar o motor de passo usando uma chave H, estou pensando em fazer a mesma ligação, fazer a programação por voz (como se fosse acionar um led), mas acionando a saida que vai para o motor.
Será que funciona?

Lago:
Pode usar um shield para controlar o motor. Tenho um baseado no L293D, já tem as libs e é muito fácil de implementar.

Só tem que ficar atento em relação aos pinos, já que tem outro shield. Verifique antes se não usam algum pino em comum. Tem outras opções prontas ou fazer seu próprio driver do motor.
http://bildr.org/2011/06/easydriver/

Mortis:
Claudia,

Para controlar um motor de passo você precisará de um drive, para sabermos o drive, precisamos saber que tipo de motor de passo (bipolar ou unipolar).

É possível controlar um motor de passo usando uma Ponte-H (por exemplo, o L298 usando 4 ou 5 pinos digitais do arduino) ou um drive (módulo ou CI) com interface para passo e direção.

Estou com um projeto de CNC (fresadora) e estou usando esses drives da Pololu http://www.pololu.com/catalog/product/2132 a vantagem é que podemos usar apenas 2 pinos do arduíno (para o passo e a direção) e no arduíno estou usando o grbl (livraria para controle muito usado em impressoras 3D).

Você já tem os componentes ou irá comprá-los? Se já os tiver, nos passe para termos ideia de onde podemos ajudar.

Após definir o motor e testar o controle do mesmo, é pegar o que você já tem com o Easy VR e mandar os comando para o drive/motor.

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version