Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Problemas com driver pololu a4988  (Read 941 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá amigos do forum, eu comprei 4 drivers desse:

http://www.elecfreaks.com/store/images/product_images/RepRap/Stepstick-A4988Kit-03.jpg

Porém não estou conseguindo fazer com que eles funcionem. Eu até fiz uma vez mas ele ficou perdendo força, rodando esquisito... acredito que isso devido a meu motor ser de 5 volts e o mínimo desse driver ser 7, isso está correto?

Alguém teria algum esquema de ligação desses drivers com o arduino? E algum código para que eu possa testar? Já vasculhei a net toda, estou perdendo as esperanças, e lembrando que eu tenho 4 drivers e nenhum roda de forma correta.

Abraços.

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

Que tensao tens nos pinos VBB1 e VBB2?
Provavelmente nao estaras a dar corrente suficiente para os teus motores.Ja agora estas a usar motores de passo correcto?
Outra situaçao e nao tentes alimentar os motores com os 5V da placa do arduino.
Esses pinos VBB1 e VBB2 servem para dar a alimentaçao a duas pontes H que controlam os motores.
O a4988 pode ser alimentado pelos 5V da placa do arduino ja que é so usado para alimentar a logica do chip.O pino de alimentaçao do chip é o VDD

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Newbie
*
View Profile

Olá, Hugo. Estou alimentando os motores com 12v porém eles são de 5v. Eu consegui fazer um driver funcionar com o esquema comum dele, mostrado no site do pololu:

http://www.pololu.com/picture/view/0J3360

Nos pinos b1 e b2 estão saindo os 12v normais porém eles não fazem nada, não movem o motor. Eu fiz uma ligação com leds e os pinos do motor para poder tentar entender o que ocorre. No driver que funciona, eles ficam piscando fazendo o driver mexer, já nos outros, nada, eles ficam parados sem se movimentar. Apenas os leds acesos.

Uma coisa que notei é que meu driver não tem esse pino VBB1 e VBB2, para alimentar o motor ele tem apenas o vmot e ground.

Será que os drivers estão queimados? Tem como testar?

God Member
View Profile

Se a especificação dos motores é 5v, 12v é um pouco de exagero, não?

Qual motores você esta usando? Eles são bipolares ou unipolares?
Qual corrente consomem os motores e qual a corrente da fonte usada para os motores?
Será que você não danificou os motores? Fez um teste com um L298 da vida (ou outra ponte H) para certificar que os motores estão bons?

Os pinos que o Hugo falou estão no datasheet do A4988, a PCB da pololu alimenta esses pinos a partir do vmot.

Você esta certo sobre as conexões com os motores (A1, A2, B1, B2)?

Qual código você usou? Qual tempo entre os passos?

Eu estou para montar uma CNC, mas não tive tempo nas últimas semanas, estou com uns driver parecidos, os drv8825, pretendo usar a lib GRBL https://github.com/Protoneer/GRBL-Arduino-Library que utiliza GCode.

Podes usar essa lib, reduzir a velocidade de polarização das bobinas, usando 5v e ver o que acontece.

A popolu só faz uma advertencia em relação a motores com tensão de funcionamento menor que 8v http://www.pololu.com/catalog/product/1182/faqs

"
I want to control a 3.9 V, 600 mA bipolar stepper motor like this, but your A4988 stepper motor driver carrier has a minimum operating voltage of 8 V. Can I use this driver without damaging the stepper motor?
Yes. To avoid damaging your stepper motor, you want to avoid exceeding the rated current, which is 600 mA in this instance. The A4988 stepper motor drivers let you limit the maximum current, so as long as you set the limit below the rated current, you will be within spec for your motor, even if the voltage exceeds the rated voltage. The voltage rating is just the voltage at which each coil draws the rated current, so the coils of your stepper motor will draw 600 mA at 3.9 V. By using a higher voltage along with active current limiting, the current is able to ramp up faster, which lets you achieve higher step rates than you could using the rated voltage.
"

Pages: [1]   Go Up
Jump to: