Go Down

Topic: Gravar bootloader arduino duemilanove (Read 3206 times) previous topic - next topic

Mortis

Tentei me aventurar nos fuses, mas ainda não estou preparado para isso lol

Nao tenhas receio.Para muitos mecher nos fuses é uma caixa negra.Basicamente os fuses sao como uma BIOS de um PC para assim configurares o teu chip com algumas opçoes(velocidade relogio, tensao de brown-out, preservaçao da eeprom apos reprogramaçao, desactivar o pino de reset( este sim cuidado)....
Pensa só que existe soluçao SEMPRE mesmo que mexas em todos os fuses.O fuse mais perigoso é o desactivar o pino de reset, mas mesmo que o faças depois so precisas de o recuperar usando um programador com HighVoltage Programming ( o avrdragon faz ...)
Dominar os fuses por vezes é necessario e util

Fala ai, Hugo!

Obrigado pela motivação! ;)

Na verdade não é receio, não me aprofundei por não ter visto necessidade (ou não vi necessidade por que não me aprofundei?  :)).

Esta é a parte triste dos Hobbies, não nos sobra muito tempo para sabermos "um pouquinho mais".

Obrigado por indicar o avrdragon, não o conhecia! ;)

Mortis

Pensa só que existe soluçao SEMPRE mesmo que mexas em todos os fuses.O fuse mais perigoso é o desactivar o pino de reset.

A não ser que bloqueie o chip com as protecções do firmware... esse também não é fácil de tirar. ;)

Essas coisas são boas para os profissionais como vocês! XD

Amadores como eu pensam que mataram o chip! (se não tivermos matado de verdade) lol

bubulindo

Ainda tenho ali algures um ATmega16 bloqueado...
This... is a hobby.

ViniciusTech

Primeiramente agradeço a todos pelas respostas e pela ajuda.  :)

Realmente na foto que mandei não da pra ver nada. Mas estava montado tudo certo com o res. de 10k no reset mais um cap de 10uf no reset do mega um cap 0.1uf na alimentação geral e o cristal de 16mhz com os cap de 22pf para o menos.

Comprei esses micros em uma loja de eletrônica na santa efigênia aqui no centro de SP  e paguei 19 reais em cada o que já achei caro.

Sobre o sketch que me mandou eu extrai ele para a mesma pasta todos os arquivos porem mesmo assim parece que a ide não reconhece o arquivo C externo. (Vou tentar algumas outras formas)

mas vale lembrar que o erro que da na IDE na hora de queimar o bootloader é o mesmo que da quando eu tiro o c.i da protoboard , acho que não estou conseguindo nem reconhecer os micros.

Será que posso ter queimado eles por estática ? acho que não porem já li uma matéria que o cara falo que queimo alguns assim   :smiley-eek:

Vou fazer mais alguns testes e já passo respostas.

Arduino Duemilanove
Arduino Mega 2560  
Xbox 360

ViniciusTech

Consegui felizmente comunicar com o micro pelo programa de teste que nosso amigo me passou . ;)

Os resultados foram estes que parecem positivos :

Porem ainda da erro ao gravar o boot loader .

Será algum arquivo da IDE ?  Já configurei o avrdude.conf para o signature certo . tem mais algum que precisa mexer ?   

Arduino Duemilanove
Arduino Mega 2560  
Xbox 360

ViniciusTech

:smiley-mr-green: :smiley-mr-green: :smiley-mr-green: :smiley-mr-green:  CONSEGUI GRAVAR   :smiley-mr-green: :smiley-mr-green: :smiley-mr-green:

Não utilizei o sketch que vem de exemplo na IDE e sim o que nosso amigo passou do site do  Nick Gammon. Tudo certo !!! Resultados :

Obrigado a todos. Espero que esses posts ajudem outras pessoas.

Minha configuração final foi :

Cristal 16mhz externo;
res 10k reset;
sem cap de 10uf de reset;
cap de 0.1uf na alimentação;
Arduino Duemilanove
Arduino Mega 2560  
Xbox 360

Mortis

VIVA!!!

Muito bom, ViniciusTech!

O capacitor entre o reset e o gnd do "arduino ISP" só é necessário para evitar o reinicio quando iniciada a comunicação serial.

O problema estava no sketch que vem com o arduino, por isso mandei o que usei, eu também tive problemas na época e tentei com mais de um.

O Teu chip estava crú mesmo (fuse para 8MHz interno e todas as posições de bootload limpinhas {esse monte de FF no resultado  do chip detector;)}), teu próximo passo pode ser sobre os fuses ^^ http://www.engbedded.com/fusecalc

Fico feliz em ter ajudado!

Happy programming! ;)

Go Up