Go Down

Topic: Mostrar Valor de Sensor no Android (App Inventor) - AJUDA!!! (Read 886 times) previous topic - next topic

soaresdss

Amigos, estou com um problema no meu protótipo. Estou usando um sensor MQ-4 de gás metano e um módulo bluetooth JY-MCU. Já testei o sensor usando o serial monitor e está tudo OK. Já usei o bluetooth para acender um LED então também está OK. Mas quando envio os dados do sensor pelo bluetooth para o Android (celular) a aplicação trava conforme fotos. Fiz um botão para enviar o caractere 9 e quando o Arduino o recebe, envia o valor do sensor pelo serial. Mas quando clico no botão, a aplicação pára. E só quando desligo o bluetooth, a aplicação dá uma mensagem de erro e exibe o valor. Já tentei de tudo. Me ajudem, por favor. Obrigado.

App Inventor

App Travada quando clico no botão

App depois de desligar Arduino

Code: [Select]
#include <SoftwareSerial.h>
int pinGas = 2;
byte Valor_Gas = 0;
int bluetoothTx = 3;
int bluetoothRx = 2;
byte serialB;

SoftwareSerial blue(bluetoothRx, bluetoothTx);

void setup()
{

blue.begin(9600);

}

void loop()
{

if (blue.available() > 0) {
  serialB = blue.read();

if (serialB = 9){

Valor_Gas = analogRead(pinGas);
  blue.println(Valor_Gas);

}
  }
}

HugoPT

Sep 19, 2013, 10:11 am Last Edit: Sep 19, 2013, 10:15 am by HugoPT Reason: 1
if (serialB = 9){

blue.println(Valor_Gas);

serialB = 9 Estas a enviar um 9 no andoid?
O teu erro deve estar aqui.Usares apenas um = é uma atribuiçao (estas a atribuir serialB igual a 9 e nao comparar)

if (serialB == 9){

blue.println(Valor_Gas);

A tua aplicaçao deve ficar eternamente a espera do valor e leva-te a crer que crachou ...
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

soaresdss

Olá, Hugo. Devo ter copiado errado, pois no Arduino estava "==". Além do mais, como eu disse, ele mostra o valor do sensor, mas só depois que fecha a conexão bluetooth. Imagino que seja algo com o Módulo HC-06. Acho que o envio do App para o Arduino está OK, mas o contrário está dando algum bug.

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy