Go Down

Topic: pedido de ajuda (Read 988 times) previous topic - next topic

rds92

Boa noite antes de mais.
Sou novo por aqui e pouco sei de Arduino, estou a tentar fazer um projecto que consiste no desenvolvimento de uma bomba de brincar obviamente, que em vez de explodir como as verdadeiras active uma sirene.
A bomba deve ter:
- Ecra para mostrar os outputs de escrita e opções de menu
- Sirene para simular a explosão
- Um teclado com letras(se possível), números de 0 a 9, botão de selecionar (ok) e setas para cima e para baixo para escolher as opções

Quero que tenha um menu com 3 opções (tipos de jogo)
Tem assim um menu:
1- TicTac
Este modo de jogo consiste no seguinte:
        *É introduzido um tempo de jogo
         *Uma equipa defende e a outra tem que tentar desactivar a bomba
         *Se a equipa atacante conseguir desactivar a bomba o tempo para
         *Caso contrário, quando terminar o tempo de jogo a sirene é activada e a equipa atacante perde
2- Catch The Flag
         *É instroduzido um tempo de jogo
         *Uma equipa chega à bomba e escolhe a sua cor vermelho(numero 1) ou azul)(numero 2) e acumula o tempo
         *Se a outra equipa chegar à bomba para o tempo da outra equipa e acumulua o tempo da equipa em questão
         *Quando terminar o tempo de jogo a sirene é activada e a equipa com mais tempo ganha
3- TouchDown
         *É introduzido um tempo de jogo e o numero de jogadores(max 10 pois cada jogador terá um numero de 0 a 9)
         *Cada jogador terá que conseguir chegar à bomba e clicar no seu número, só poderá clicar a próxima vez depois de 5 minutos
         *O primeiro jogador a carregar 3x no seu numero ganha
         *Caso nenhum jogador consiga carregar as 3x e o tempo de jogo terminar, ganha o jogador que mais vezes clicou, se houver mais que um jogador com os mesmos cliques mostrar os números dos mesmos por exemplo Empate(1,3,6) caso os jogadores 1, 3, e 6 acabassem com a mesma pontuação.

Eu fiz algo muito preliminar consoante o meu conhecimento no Arduino, que é bastante reduzido, se alguém me conseguir ajudar agradecera imenso!
Cumprimentos.

Lago

Boa noite. Já possui todo hardware? Já conseguiu usar o lcd ou ler os botões?

HugoPT

Interessante a tua *bomba  :smiley-mr-green:
O que ja fizeste em termos de código?
Ja elaboraste um diagrama de estados para esse teu jogo?
O meu conselho pra ti é  primeiro meter em papel  como o teu programa deve seguir em termos de fluxo de programa, e depois partir cada bocado em problemas pequenos.No final e só juntar as partes na loop do programa com instruções de decisão.
Digo te isto porque normalmente o que quase todos fazem é partir para a programação na IDE completamente desnorteados e sem rumo lógico. Isto é  logo 50% do que pretendes atingir.

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

rds92

Viva, não ainda não tenho qualquer hardware estou a pensar vir do ebay este kit:
http://www.ebay.com/itm/UNO-R3-Starter-Kit-Motor-Relay-Servo-LCD-LED-Resistor-For-Arduino-AVR-/390635275471?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5af3ad44cf

Aproveito para perguntar se é indicado.

Em relação ao esquema, sim eu fiz em papel o esboço, em relação a código, a opção do tipo de jogo 1 encontrei na Internet, o 2 penso que também deve haver já feito mas não encontrei, o 3 segue a mesma lógica que o 2 o problema é chegar a um dos dois :p

bubulindo

Para alguém que nunca trabalhou com microcontroladores... e sem saber ao certo que conhecimento tens de programacão... diria que tens aí trabalho para meses.

Comeca pelas pequenas coisas:

Como usar o LCD.
Como usar as tecla.
Desenhar um menu.

O resto é relativamente simples... se tiveres um diagrama lógico para o que queres fazer. Como o Hugo referiu, faz uma máquina de estados para isso e depois passar para o programa é mais simples. :)

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

rds92

Já tenho onde comprar o kit starter que preciso e o programa já esta quase feito, fiz cada tipo de jogo em ficheiros diferentes mas queria implementar apenas num e ter um menu de escolha. Não me parece que vá demorar meses mas obrigado pela opinião.
Alguém me pode dar o codigo base do menu para que possa implementar os modos de jogo no mesmo? Tentei fazer já o menu e meter o codigo de cada ficheiro em cada "case" mas fica muito mal visualmente, o ideal era cada tipo de jogo ter tipo uma classe e no menu só a chamar.
Cumprimentos.

Lago

Seguiro compra o que vai precisar:

Keypad

http://dx.com/p/diy-4-x-4-16-key-numeric-keypad-black-149608

LCD com I2C:

http://dx.com/p/meeeno-iic-lcd-1602-2-6-green-screen-lcd-module-shield-for-arduino-225969

Uno R3 compatível

http://dx.com/p/funduino-uno-r3-mega328p-board-for-hw-sw-engineers-development-tools-150802

Buzzer

http://dx.com/p/diy-active-low-level-trigger-buzzer-alarm-module-blue-167550

Além disso, leds, resistores, suporte para pilhas, etc...

Cada componente deste tem um exemplo pronto de como usá-lo. Depois disto, só juntar.

Posta o código que já tem ou o link do blog que achou a bomba.

Go Up