Fonte Variável 0-350vcc (PWM)

Estou tentando fazer uma fonte ajustável de ~ 0-350v, com 20ma, como quero fazer uma fonte simples, não quero me aventurar nas fontes chaveadas, então, resolvi fazer uma fonte direto sem isolação por transformador, com tensão de entrada de 127vac, retificando e utilizado um dobrador de tensão para ~350vcc, sei que o Mosfet vai dissipar muito calor e que é um risco uma fonte assim, porém, pela praticidade resolvi fazer, no então quero variar a tensão de saída pelo PWM do Arduino, substituindo o potenciômetro "RV1", pensei em utilizar um conversor DAC, porém mesmo amplificado com o LM358, a tensão de saída do DAC é muito baixa, para substituir a tensão do gate do Mosfet “IRF740”. Alguém tem um solução para varia a tensão de saída da fonte pelo Arduino?

Essa fonte é uma fonte geral, entretanto, utilizarei mais para carregar um grupo de capacitor de 10mF, e a ideia o pwm é além de regular a tensão pelo arduino é compensar a queda de tensão gerado pela aplicação da carga, estabilizando o valor de saída.

Obs: Os arquivos do proteus 8, estão em anexo. Desde já obrigado pela ajuda. :slight_smile:

Fonte 0-350v Proteus 8.rar (32.1 KB)

Alguém tem um solução para varia a tensão de saída da fonte pelo Arduino?

Podias usar um digital pot via i2c ou SPI mas com essa gama de tensoes é perigoso!
Espreita o datasheet deste chip MCP41100
Atençao que nao te estou a dizer para simplemente arrancares o pot que tens no teu circuito e colocares la o digital pot!
Presta atençao as tensoes que estao envolvidas no pot

É eu tinha pensado em utilizar um potenciômetro digital o AD5204, mas era muito grande para o que queria, sem disser que essa tensão de trabalho do circuito é muito alta para isso, ai pensei em pwm, não consegui amplificar o DAC, para essa tensão, Complicado essa tensão! o certo era baixar o valor da tensão de trabalho do potenciômetro, mantendo a mesma variação de tensão de saída, mas não sei fazer isso. Outra coisa que pensei é fazer um amplificador operacional com transistor, porém, iria ficar complicado, além de que, eu também não sei fazer.
Vou olha esse CI, já de começo é menor, o que facilita o Trabalho de soldagem (sou um desastre :().